Porsche, Audi (ao centro), e Toyota estão prontas para a disputa de 2015 do Mundial de Endurane. Quem vai ser o campeão este ano? |
Está para começar o
campeonato do Mundial de Endurance, as corridas de longa duração, e o palco da
primeira etapa do campeonato é a pista de Silverstone, na Inglaterra, onde
neste domingo serão disputadas as 6 Horas de Silverstone. Na pista, a Toyota
terá a missão de defender o seu título, conquistado no ano passado, após
finalmente destronar a Audi em seu terceiro ano de participação na categoria. E
foi aqui neste circuito inglês que os nipônicos mostraram que iam mesmo
derrubar os alemães no ano passado, quando venceram a corrida britânica de
forma categórica, enquanto os carros da marca das quatro argolas abandonaram a
corrida com problemas.
A Audi perdeu o
segundo embate, em Spa, na Bélgica, e dava a impressão de que o duelo seria
renhido, pois perdeu a vitória por pouca diferença. Em Le Mans e Austin, o time
alemão fez uso de sua experiência e confiabilidade para vencer e assumir a
liderança da competição, mas foi só: nas etapas de Fuji ao Bahrein, a Toyota
deitou e rolou, conquistando seu primeiro título. Para a Audi, restou o consolo
do vice-campeonato, uma vez que nas provas finais, até a Porsche, que retornou
oficialmente às corridas de longa duração de Esporte-Protótipos, estava
mostrando desempenho superior, culminando com sua vitória na última etapa do
campeonato, em Interlagos.
Este ano, Audi, Porsche
e Toyota terão a companhia de uma nova escuderia de fábrica na categoria protótipos
da LMP1: a Nissan. A montadora japonesa vem para tentar repetir o sucesso da
rival Toyota nas corridas de longa duração, e apresentou seu modelo GT-R LM
Nismo em fevereiro exibindo um belo visual e motor dianteiro, ao contrário dos
rivais, que usam motores traseiros. As novidades do modelo, contudo, cobraram
seu preço: com problemas para resolver e com uma performance abaixo da
esperada, além de problemas na homologação do carro, a Nissan postergou sua
estréia para junho, nas 24 Horas de Le Mans, a prova mais importante do
campeonato. Espera-se que até lá os japoneses consigam desenvolver melhor seu
modelo de estréia na competição e resolvam todas as pendências com relação à
homologação do modelo.
O Mundial de
Endurance, em seu 4° ano de existência, mostrou-se muito atrativo, a ponto de
conseguir 35 carros para a disputa regular do campeonato, o que exibe a
popularidade crescente da categoria. Para a prova de Silverstone, contudo, além
da ausência da Nissan, a equipe Rebellion também estará de fora desta etapa, em
virtude de estarem trocando seu motor, e não ter tido tempo hábil para resolver
todos os detalhes que essa mudança impõe. Quem também acabou ficando fora desta
primeira corrida foi a equipe Sard Morand, da categoria LMP2 por problemas
variados. Com isso, o número de competidores que entram a partir de hoje na
pista serão "apenas" 29 competidores, sendo 7 carros na LMP1, 8 na
LMP2, 7 na GTEPro, e mais 7 na GTEAm. Mas a disputa está garantida na pista.
No que tange ao
campeonato, continuam as 8 etapas, com a diferença de que o Brasil está ausente
da categoria este ano, em virtude das obras que irão reformular o paddock de
Interlagos pelas exigências da F-1 em continuar competindo no circuito de São
Paulo. No lugar da etapa brasileira entrou as 6 Horas de Nurburgring, que ficou
sem condições de receber à F-1 este ano devido às altíssimas taxas cobradas
pela FOM, mas que está garantido no Mundial de Endurance, cujas taxas não são as
loucuras cobradas por Bernie Ecclestone. As 24 Horas de Le Mans serão
disputadas nos dias 13 e 14 de junho, e continuam sendo o ponto alto da
competição.
A Toyota foi campeã em 2014 e quer o bi em 2015. Falta combinar com os concorrentes... |
O grande destaque da
competição será a tentativa de revanche da Audi para recuperar o trono da
categoria, após sua derrota para a Toyota no ano passado. O modelo R18 e-tron
passou por uma reformulação, além de ter seu sistema de recuperação de energia evoluído,
para fazer frente ao modelo TS040 da Toyota, com seu supercapacitor de energia
no ERS, o que fazia com que o motor dos carros nipônicos chegasse aos incríveis
1000 HPs de potência. Não por acaso, a Porshe também resolveu incrementar o seu
modelo 919 com seu ERS também passando por uma grande evolução para desafiar os
japoneses. A Porsche terminou 2014 vencendo, e quer iniciar 2015 mostrando ser
um dos postulantes ao título da competição. E a disputa tem tudo para ser
eletrizante, pois os alemães mostraram que seu carro ganhou bastante velocidade
nos testes, mostrando que a Toyota poderá ter trabalho para manter seu cetro de
campeã. E também não podemos deixar de considerar a Audi na briga, pois o time
das quatro argolas tem condições de voltar à dianteira, e mostrar que o que aconteceu
no ano passado foi apenas um desvio de percurso. Fica a dúvida de como a Nissan
estará para encarar estes três times a partir de Le Mans, mas só o fato de
termos mais um time oficial de fábrica nos protótipos já é motivo de comemoração,
significando mais duelos em potencial, e firmando a Endurance como campeonato
de alta performance e desempenho.
Vencedora em 2012 e 2013, a Audi acabou desbancada pela Toyota no ano passado, e quer mostrar que foi apenas um percalço passageiro, retomando a coroa de campeã este ano. |
E ainda teremos boas
disputas nas categorias LMP2, a GTEPro, e a GTEAm. No ano passado, a Toyota
venceu aqui em Silverstone finalizando as 6 horas de competição com 167 voltas
completadas, deixando o segundo colocado, também da Toyota, a 1 volta atrás, e
o terceiro colocado, da Porsche, com 2 voltas de desvantagem. Vejamos como se
dará a luta este ano.
Para os torcedores
brasileiros, o destaque será Lucas Di Grassi, que continua firme no carro N° 8
da equipe da Audi, formando trio com os pilotos Oliver Jarvis e Loic Duva,
competindo na categoria LMP1. E com chances de título, se a Audi confirmar que
recuperou todo o seu poderio. Na LMP2, teremos a presença de Pipo Derani, que
defenderá o carro N° 28 da equipe G-Drive, competindo com o modelo Ligier JSP2
Nissan, em conjunto com o colombiano Gustavo Yacamán e o mexicano Ricardo González.
E na categoria GTEPro, teremos novamente Fernando Rees defendendo a Aston
Martin, ao volante do modelo Aston Martin Vantage V8, em parceria com os
pilotos Alex MacDowall e Richie Stanaway. O canal pago SporTV transmitirá
partes das corridas em sua programação. Para este final de semana, deverá
exibir a primeira hora da competição, além da chegada da prova.
Confiram o calendário
2015 do Mundial de Endurance:
DATA
|
ETAPA
|
CIRCUITO
- PAÍS
|
12.04
|
6 Horas de Silverstone
|
Silverstone - Inglaterra
|
02.05
|
6 Horas de Spa-Francorchamps
|
Spa-Francorchamps - Bélgica
|
13 e 14.06
|
24 Horas de Le Mans
|
Le Mans - França
|
30.08
|
6 Horas de Nurburgring
|
Nurburgring - Alemanha
|
19.09
|
6 Horas do Circuito das Américas
|
Circuito das Américas - EUA
|
11.10
|
6 Horas de Fuji
|
Fuji - Japão
|
01.11
|
6 Horas de Shanghai
|
Shanghai - China
|
21.11
|
6 Horas do Bahrein
|
Sakhir - Bahrein
|
Nelsinho Piquet averbou em Long
Beach, sábado passado, sua primeira vitória no campeonato da Fórmula E, a
categoria de monopostos elétricos que está conquistando mais adeptos a cada
etapa. A vitória foi antológica por ter sido conquistada na mesma pista onde
seu pai, 35 anos atrás, venceu pela primeira vez na Fórmula 1. Nelsinho, aliás,
pensando na possibilidade de vencer a corrida na mesma pista onde o pai
triunfou pela primeira vez, disputou a corrida com o capacete com as mesmas
cores do pai, branco com as listras e pingos vermelhos, que fez os mais
saudosos lembrarem dos velhos tempos. A corrida teve outra particularidade
interessante e coincidente com a corrida de 1980 vencida por nosso primeiro
tricampeão na F-1: o Brasil foi maioria no pódio. Na corrida da F-1 de 1980, Nélson
venceu a prova, com a Brabham, seguido do italiano Riccardo Patrese, da Arrows,
e Émerson Fittipaldi foi o 3° colocado, no que seria seu último pódio na
categoria, que deixaria ao fim daquela temporada, passando a atuar apenas como
chefe de sua equipe, a Fittipaldi, que começaria seu agonizante fim. Na corrida
da F-E, sábado passado, Nelsinho Piquet venceu, pela equipe China Racing, o
francês Jean-Éric Vergne, da equipe Andretti, foi o 2° colocado, e Lucas Di Grassi fechou o
pódio com a 3ª posição na prova, pela equipe Audi ABT. Na corrida da F-1,
Piquet largou na pole-position e simplesmente dominou a corrida de ponta a
ponta. Nelsinho alinhou na 3ª posição do grid, mas na largada, partiu para cima
dos primeiros colocados e assumiu a ponta já na freada da primeira curva,
assumindo a liderança da prova que só perderia momentaneamente na troca de
carros. Finalizadas as trocas de monopostos entre todos os competidores, Nélson
Ângelo retomou a liderança e seguiu firme até a bandeirada. A atuação de Piquet
foi firme e categórica, pois até então, nenhum piloto conseguiu impôr uma
vitória de forma tão absoluta numa corrida como a de Nelsinho no balneário
californiano. Tão logo assumiu a dianteira, imprimiu um ritmo forte, sem
desgastar seu equipamento, enquanto os adversários disputavam as posições atrás
de si. A vitória catapultou o brasileiro para a vice-liderança da competição,
com 74 pontos, apenas 1 ponto a menos que o de seu compatriota Lucas Di Grassi,
que retomou a liderança do campeonato, que havia perdido para Nicolas Prost na
etapa de Miami. Aliás, foi Prost quem teve problemas em Long Beach, enfrentando
uma queda de performance em seu carro na segunda metade da corrida que o deixou
apenas em 14° colocado, sem marcar pontos. Outro forte competidor na luta pelo
título, Sam Bird, também não teve o que comemorar nesta etapa, abandonando após
13 voltas. Bruno Senna, por sua vez, fez uma prova combativa, largando a meio
do grid para fazer novamente uma corrida de recuperação, finalizando em 5° lugar,
atrás de Sébastien Buemi. Com 6 etapas disputadas, a F-E passou da metade de
seu campeonato inicial, restando 5 provas para o fim da competição, com a dupla
de pilotos brasileiros passando a ser os nomes mais fortes para a conquista do
primeiro título da modalidade, pelo que demonstraram nas corridas até aqui.
Lucas tem sido bem constante, com 1 vitória, 1 segundo lugar, e dois terceiros,
não tendo marcado pontos apenas na etapa da Argentina, por problemas mecânicos.
Já Nelsinho tem 1 vitória, 1 segundo lugar e 1 terceiro, e não marcou pontos na
etapa da Malásia. Desde a etapa do Uruguai, vem andando muito forte em todas as
etapas. Mas é muito cedo para baixar a guarda, pois ainda tem muita corrida
pela frente, e pelo que se viu até agora, pode acontecer de tudo. A próxima
corrida da F-E é no dia 9 de maio, em Mônaco.
Momento histórico para Nelsinho Piquet em Long Beach na F-E: 1ª vitória na categoria dos carros elétricos na mesma pista onde seu pai venceu pela primeira vez na F-1 em 1980. |
A F1 inicia hoje os treinos
oficiais para o Grande Prêmio da China, e todo mundo no paddock está querendo
saber se a Ferrari será capaz de repetir nesta prova o desempenho exibido em
Sepang, na última etapa. Mas a própria Ferrari adverte que não pode garantir
ter a mesma performance da última corrida. A contrário do forte calor
enfrentado por todos na etapa malaia, o ambiente em Shanghai é bem mais ameno e
fresco, e o carro da Mercedes ainda é o alvo a ser batido. Mas é inegável que o
triunfo da escuderia italiana deu uma balançada no time alemão, que certamente
está bem mais precavido para esta corrida. Vamos esperar para ver quem dá as
cartas na China.
Tem início neste fim de semana o Campeonato
Europeu de F-3. Serão 10 etapas com corridas triplas, iniciando com a etapa
deste fim de semana, em Silverstone, ao lado da etapa de abertura do Mundial de
Endurance. E o Brasil terá 2 pilotos na competição: Pietro Fittipaldi estréia
na categoria, defendendo a equipe Fortec, enquanto Sérgio Sette correrá pela
equipe Motopark. Com o fim dos certames britânico e alemão da F-3, o campeonato
europeu começa com tudo, tendo nada menos do que 36 pilotos inscritos para este
início de competição. Daqui de Silverstone, as escuderias seguirão para as
seguintes etapas do calendário 2015: 03/05 - Hockenheim (Alemanha); 17/05 - Pau
(França); 31/05 - Monza (Itália); 21/06 - Spa-Francorchamps (Bélgica); 12/07 -
Zandvoort (Holanda); 02/08 - Red Bull Ring (Áustria); 30/08 - Moscou (Rússia); 27/09
- Nurburgring (Alemanha); e 18/10 - Hockenheim (Alemanha).
A Indy Racing League também
acelera neste final de semana, com a nova etapa da Louisiana, em uma nova pista
mista no campeonato. O Nola Motorsports, circuito que sediará a nova corrida,
tem 13 curvas, e 4,42 Km
de extensão. Juan Pablo Montoya é o líder do campeonato, após vencer a etapa
inicial em São Petesburgo, e todos esperam que a Penske não mostre na nova
pista o domínio demonstrado na corrida de estréia da competição, mas é melhor
se prepararem para ver novamente os carros de Roger Penske dando as cartas.
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