Campeão da categoria em 2014, Rubens Barrichello inicia neste fim de semana sua luta pelo bi na Stock Car nacional. |
Está para começar o
campeonato 2015 da Stock Car, e o palco é o autódromo de Goiânia, que abre a
competição neste domingo, com a Corrida de Duplas, onde um dos pilotos
titulares da categoria disputará a prova tendo como parceiro um piloto
convidado, com quem dividirá o carro em parte da etapa, como já acontece
rotineiramente com as provas do Mundial de Endurance. A novidade foi
introduzida no ano passado e caiu no gosto dos torcedores. E a prova deste ano
tem alguns convidados bem interessantes que vão ajudar a deixar o público bem
entusiasmado.
Rubens Barrichello, o
atual campeão da categoria, da Full Time, entra na pista para defender o seu título,
e terá a seu lado ninguém menos do que Ingo Hoffman, o maior vencedor de toda a
história da Stock Car nacional, com nada menos do que 12 títulos. Aposentado há
alguns anos, Ingo declarou que não tinha intenção de retornar ao volante, mas o
pedido de Rubinho o convenceu a "aposentar" sua aposentadoria por
esta corrida, e ainda brincou dizendo que solicitou vaga de idoso no
estacionamento do autódromo para disputar a etapa. Outro nome importante da
Stock que retorna é Chico Serra, que irá dividir o carro com o filho Daniel na
equipe da Red Bull. Mas há vários convidados nacionais e internacionais para
agradar a todos os gostos.
Jacques Villeneuve,
campeão da F-1 em 1997, está de volta à Stock, onde disputou a corrida do
Milhão de 2011, e fazendo dupla nesta corrida com seu ex-parceiro na equipe BAR
de F-1, Ricardo Zonta, pela equipe Shell Racing. Antonio Pizzonia, da equipe
Prati-Donaduzzi, terá como parceiro Bruno Senna, enquanto seu parceiro de time
na Stock, Júlio Campos, correrá em dupla com Nicolas Prost, reeditando no time
da Stock, em Goiânia, a parceria Prost-Senna que brilhou na equipe McLaren
entre 1988 e 1989. O argentino José Maria López será o parceiro de Cacá Bueno
na Red Bull Racing. Allam Kodhair, companheiro de Barrichello na Full Time,
terá a seu lado o belga Laurens Vanthoor, que foi campeão do Mundial de GT no
ano passado.
Lenda da categoria, Ingo Hoffman volta a acelerar um Stock após sua aposentadoria em 2008. |
Além de Bruno Senna,
outros brasileiros com passagem pela F-1 também estarão presentes nesta etapa
inaugural da competição: Lucas Di Grassi estará na pista dividindo o carro de Thiago Camilo. Enrique
Bernoldi fará dupla com Daniel Casagrande. E Nelsinho Piquet correrá ao lado de
Átila Abreu. O italiano Vitantonio Liuzzi e o espanhol Jaime Alguersuari são
outros nomes com histórico na F-1 que também estarão presentes.
Com exceção desta
Corrida de Duplas, e da Corrida do Milhão, a Stock manterá o formato das demais
corridas do modo como foi implantado no ano passado, com as etapas do fim de
semana mantendo o sistema de rodadas duplas, que ajudou a bagunçar o
planejamento das equipes e providenciou várias disputas e surpresas na pista. E
a categoria comemora o contrato de patrocínio firmado com a Petrobrás, que
inclusive fará os carros abandonarem o álcool pelas próximas 3 temporadas,
passando a competir novamente com gasolina.
A transmissão da
categoria continua firme apenas nos canais pagos do SporTV, com a TV Globo
mostrando apenas a prova de abertura, a Corrida do Milhão, e o encerramento da
competição, com a possível decisão do título. Se o alcance da TV por assinatura
é menor, pelo menos a cobertura feita pelo SporTV tende a ser bem mais sóbria.
Até o fechamento desta
coluna, ainda pairava a dúvida sobre quantas etapas terá o calendário da Stock
nesta temporada. Com a destruição - sim, sejamos francos, acabaram mesmo com o
autódromo com o caso malfadado da Indy, do circuito Nélson Piquet, em Brasília,
a etapa marcada para o dia 26 de abril acabou substituída por uma corrida no
Velopark, no Rio Grande do Sul. Mas ainda há outra corrida programada para o
circuito brasiliano, com data para 13 de setembro. Muito provavelmente a
corrida será substituída, ou no pior caso, ser cancelada. Dificilmente a situação
do autódromo do Distrito Federal terá uma solução neste ano, e graças a isso,
tanto a Stock quanto a F-Truck perderam um belo local para disputar suas corridas,
em um país que, infelizmente, não prima por conservar adequadamente os seus autódromos.
E tanto faltam opções que o calendário da Stock, inicialmente, teria 3
circuitos sediando duas etapas do calendário: Goiânia, Brasília, e Curitiba, o
que daria praticamente metade do ano da competição nestes circuitos. Urge
encontrar alternativas, o que infelizmente, não depende apenas da direção da
Stock Car.
Também seria bom dar
uma reorganizada no calendário da competição, que possui um "buraco"
muito grande no meio do ano, sem haver praticamente nenhuma etapa disputada nos
meses de junho e julho. São praticamente dois meses sem corridas. Isso acaba
"empurrando" as provas para agosto, com 3 etapas. E temos os meses de
maio, setembro e novembro com apenas uma corrida. Não é preciso aumentar o
calendário, o que seria até difícil, dada a falta de pistas no país, mas seria
bom não deixar o grande espaço entre junho e julho sem nenhuma atividade na
pista.
De qualquer maneira, a
Stock parece ter reencontrado o seu bom momento em 2014. A fórmula das rodadas
duplas ofereceu várias disputas e surpresas, o que agradou público e pilotos,
pelo desafio imposto aos times sobre como proceder para encarar as duas
corridas. Foi legal também ver Rubens Barrichello conquistando não só suas
primeiras vitórias na categoria, como o título da competição, com direito a uma
festa sem tamanho na etapa final do ano passado, com todos comemorando o feito
do recordista de participações de corridas na F-1, e que depois de mais de 20
anos de carreira, poder comemorar novamente a conquista de um título. E Rubinho
certamente vai querer manter o bom momento, e inicia já nos treinos livres sua
meta de correr pelo bicampeonato da Stock. Pensando alto demais? Nem um pouco. Neste
início do certame de 2015, Barrichello é o alvo a ser batido, e podem apostar
que a concorrência não vai deixar Rubens dormir sossegado. Se eles vão ser
bem-sucedidos, só saberemos depois da bandeirada.
Então, que venha o
sinal verde. É hora dos carrões da Stock acelerarem fundo...e que vença o
melhor... Confiram abaixo o calendário da temporada 2015, bem como a lista
completa dos times e pilotos da categoria:
Cacá Bueno ficou sem vencer no ano passado, mas está disposto a corrigir isso nesta temporada e deve ser um dos mais fortes nomes da competição. |
EQUIPES
E PILOTOS DA STOCK CAR 2015
|
|
EQUIPE
|
PILOTOS
|
Boettger Competições
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Alceu Feldman, Vitor Genz
|
C2 Team
|
Gabriel Casagrande, Sérgio Jimenez
|
Eurofarma RC
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Ricardo Maurício, Max Wilson
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Full Time Sports
|
Rubens Barrichello, Allam Kodhair
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Hanier Racing
|
Beto Cavaleiro
|
Hot Car Competições
|
Raphael Abbate, Fábio Fogaça
|
Ipiranga RCM
|
Thiago Camilo, Galid Osman
|
Mobil Super Racing
|
Átila Abreu, Lucas Foresti
|
Prati-Donaduzzi
|
Júlio Campos, Antonio Pizzonia
|
RC3 Bassani
|
Bia Figueiredo, Tuka Rocha
|
Red Bull Racing
|
Cacá Bueno, Daniel Serra
|
RZ Motorsport
|
Rafael Suzuki, Luciano Burti
|
Schin Racing Team
|
Rafa Matos, Felipe Lapenna
|
Shell Racing
|
Ricardo Zonta, Valdeno Brito
|
Vogel Motorsport
|
Diego Nunes, Denis Navarro
|
Voxx Racing
|
Felipe Braga, Marcos Gomes
|
DATA
|
ETAPA
|
CIRCUITO
|
22.03
|
Corrida de Duplas
|
Goiânia
|
05.04
|
Corrida de Ribeirão Preto
|
Ribeirão Preto
|
26.04
|
Corrida de Porto Alegre
|
Velopark
|
31.05
|
Corrida de Curitiba
|
Curitiba
|
02.08
|
Corrida de Salvador
|
Salvador
|
16.08
|
Corrida do Milhão
|
Goiânia
|
30.08
|
Corrida de Cascavel
|
Cascavel
|
13.09
|
Corrida de Brasília 2*
|
Brasília
|
04.10
|
Corrida de Santa Cruz do Sul
|
Santa Cruz do Sul
|
18.10
|
Corrida de Curitiba 2
|
Curitiba
|
08.11
|
Corrida de Tarumã
|
Tarumã
|
13.12
|
Corrida de São Paulo
|
Interlagos
|
(*)= Em dúvida se a etapa ainda será cancelada ou substituída, devido
ao desmantelamento da pista de Brasília.
Felipe Nasr fez uma excelente
corrida de estréia na F-1. O piloto brasileiro conseguiu a 11ª posição no grid,
e fez uma prova combativa e firme, sustentando posição em duelo com Daniel
Ricciardo, da Red Bull, durante praticamente toda a prova, sem cometer um único
erro, para terminar em um belo 5° lugar. Se é verdade que o mais novo
brasileiro teve sua vida facilitada com a saída de pelo menos 4 competidores em
condições de chegarem à sua frente, é inegável que Nasr abraçou a chance que
apareceu e não a desperdiçou, marcando pontos já em sua corrida de estréia na
categoria, feito que nenhum outro brasileiro havia conquistado até hoje. E o
melhor de tudo: Nasr sabe muito bem disso, e mantém os pés no chão quando às
chances de conseguir repetir um resultado tão bom em outras corridas, quando os
demais rivais não tiverem os problemas que enfrentaram no Albert Park. E seria
bom também a imprensa tomar cuidado com o oba-oba que já começam a fazer em
cima do novato. Um exemplo é da Globo, sempre ela, que tinha até link direito
na casa da família do piloto, em Brasília, para ver a reação dos parentes e
amigos de Nasr acompanhando sua estréia na Austrália. Inegável que Felipe foi
mesmo o destaque da corrida de estréia do Mundial, e foi tratado assim não apenas
aqui, mas também em diversos outros países, pela excelente corrida que
disputou. Só precisam tomar cuidado para não exagerar na dose, pois já indagam
se Nasr será "o novo Senna". Felipe não precisa ser nenhum novo
Senna; basta ele ser ele mesmo, que se tudo correr bem, ele chegará ao topo na
categoria máxima do automobilismo. Só precisa tomar cuidado com os obstáculos e
armadilhas veladas que podem surgir pelo meio do caminho...
A F-E continua mostrando um
campeonato bem interessante em sua primeira temporada. Na etapa disputada nas
ruas de Miami, o certame teve seu 5° vencedor diferente, com o triunfo de
Nicolas Prost, que deu o bote certeiro em Daniel ABT a poucas voltas do final
para conquistar não apenas a vitória na primeira etapa da competição em
território estadunidense, mas também para assumir a liderança do campeonato,
até então ocupada desde a etapa inicial pelo brasileiro Lucas Di Grassi. Quem
também deu show na etapa foi Scott Speed, que disputando a corrida pela equipe
de Michael Andretti, terminou em 2° lugar com uma performance bem forte durante
toda a corrida, após largar na 11ª posição. Daniel ABT vinha para seu melhor
resultado em toda a temporada, mas teve de economizar suas baterias nas voltas
finais e não conseguiu resistir à pressão de Prost e Speed, acabando por
terminar em 3° lugar, o que não deixou de ser sua melhor apresentação no
campeonato até então. Nelsinho Piquet fez uma prova combativa, mas enfrentou
alguns percalços, terminando em 5° lugar, em forte disputa com Jerôme
D'Ambrosio, que conseguiu resistir às investidas de Piquet e finalizou em 4°
lugar. Lucas Di Grassi vinha firme para garantir mais um lugar no pódio, mas na
parte final da prova enfrentou um superaquecimento em seu sistema de baterias,
e começou a perder rendimento, ficando apenas em 9° lugar, imediatamente atrás
de Sam Bird, outro piloto que não teve em Miami seus melhores resultados
esperados. Bruno Senna, por sua vez, amargou outro abandono, novamente com
problemas na suspensão de seu monoposto, o que o deixou irritado, e reclamando
providências da organização para resolver este percalço. Nicolas Prost agora
lidera a competição com 67 pontos. Lucas Di Grassi caiu para a vice-liderança,
com 60 pontos, e logo atrás dele vem Sam Bird, com 52 pontos. Nelsinho Piquet
assumiu o 4° lugar, com 49 pontos, e é o único dos ponteiros a não ter vencido
uma corrida ainda. Sébastien Buemi é o 5° colocado, com 43 pontos; Antonio Félix da Costa o 6°, com 37 pontos.
Dia 4 de abril a categoria volta á pista em Long Beach, na Califórnia, numa
variante do circuito utilizado atualmente pela Indy Racing League.
Nicolas Prost venceu a etapa de Miami da F-E, e já está em Goiânia para a corrida de duplas da Stock Car. |
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