sexta-feira, 20 de março de 2015

A STOCK CAR DÁ A LARGADA DE 2015


Campeão da categoria em 2014, Rubens Barrichello inicia neste fim de semana sua luta pelo bi na Stock Car nacional.

            Está para começar o campeonato 2015 da Stock Car, e o palco é o autódromo de Goiânia, que abre a competição neste domingo, com a Corrida de Duplas, onde um dos pilotos titulares da categoria disputará a prova tendo como parceiro um piloto convidado, com quem dividirá o carro em parte da etapa, como já acontece rotineiramente com as provas do Mundial de Endurance. A novidade foi introduzida no ano passado e caiu no gosto dos torcedores. E a prova deste ano tem alguns convidados bem interessantes que vão ajudar a deixar o público bem entusiasmado.
            Rubens Barrichello, o atual campeão da categoria, da Full Time, entra na pista para defender o seu título, e terá a seu lado ninguém menos do que Ingo Hoffman, o maior vencedor de toda a história da Stock Car nacional, com nada menos do que 12 títulos. Aposentado há alguns anos, Ingo declarou que não tinha intenção de retornar ao volante, mas o pedido de Rubinho o convenceu a "aposentar" sua aposentadoria por esta corrida, e ainda brincou dizendo que solicitou vaga de idoso no estacionamento do autódromo para disputar a etapa. Outro nome importante da Stock que retorna é Chico Serra, que irá dividir o carro com o filho Daniel na equipe da Red Bull. Mas há vários convidados nacionais e internacionais para agradar a todos os gostos.
            Jacques Villeneuve, campeão da F-1 em 1997, está de volta à Stock, onde disputou a corrida do Milhão de 2011, e fazendo dupla nesta corrida com seu ex-parceiro na equipe BAR de F-1, Ricardo Zonta, pela equipe Shell Racing. Antonio Pizzonia, da equipe Prati-Donaduzzi, terá como parceiro Bruno Senna, enquanto seu parceiro de time na Stock, Júlio Campos, correrá em dupla com Nicolas Prost, reeditando no time da Stock, em Goiânia, a parceria Prost-Senna que brilhou na equipe McLaren entre 1988 e 1989. O argentino José Maria López será o parceiro de Cacá Bueno na Red Bull Racing. Allam Kodhair, companheiro de Barrichello na Full Time, terá a seu lado o belga Laurens Vanthoor, que foi campeão do Mundial de GT no ano passado.
Lenda da categoria, Ingo Hoffman volta a acelerar um Stock após sua aposentadoria em 2008.
            Além de Bruno Senna, outros brasileiros com passagem pela F-1 também estarão presentes nesta etapa inaugural da competição: Lucas Di Grassi estará na pista  dividindo o carro de Thiago Camilo. Enrique Bernoldi fará dupla com Daniel Casagrande. E Nelsinho Piquet correrá ao lado de Átila Abreu. O italiano Vitantonio Liuzzi e o espanhol Jaime Alguersuari são outros nomes com histórico na F-1 que também estarão presentes.
            Com exceção desta Corrida de Duplas, e da Corrida do Milhão, a Stock manterá o formato das demais corridas do modo como foi implantado no ano passado, com as etapas do fim de semana mantendo o sistema de rodadas duplas, que ajudou a bagunçar o planejamento das equipes e providenciou várias disputas e surpresas na pista. E a categoria comemora o contrato de patrocínio firmado com a Petrobrás, que inclusive fará os carros abandonarem o álcool pelas próximas 3 temporadas, passando a competir novamente com gasolina.
            A transmissão da categoria continua firme apenas nos canais pagos do SporTV, com a TV Globo mostrando apenas a prova de abertura, a Corrida do Milhão, e o encerramento da competição, com a possível decisão do título. Se o alcance da TV por assinatura é menor, pelo menos a cobertura feita pelo SporTV tende a ser bem mais sóbria.
            Até o fechamento desta coluna, ainda pairava a dúvida sobre quantas etapas terá o calendário da Stock nesta temporada. Com a destruição - sim, sejamos francos, acabaram mesmo com o autódromo com o caso malfadado da Indy, do circuito Nélson Piquet, em Brasília, a etapa marcada para o dia 26 de abril acabou substituída por uma corrida no Velopark, no Rio Grande do Sul. Mas ainda há outra corrida programada para o circuito brasiliano, com data para 13 de setembro. Muito provavelmente a corrida será substituída, ou no pior caso, ser cancelada. Dificilmente a situação do autódromo do Distrito Federal terá uma solução neste ano, e graças a isso, tanto a Stock quanto a F-Truck perderam um belo local para disputar suas corridas, em um país que, infelizmente, não prima por conservar adequadamente os seus autódromos. E tanto faltam opções que o calendário da Stock, inicialmente, teria 3 circuitos sediando duas etapas do calendário: Goiânia, Brasília, e Curitiba, o que daria praticamente metade do ano da competição nestes circuitos. Urge encontrar alternativas, o que infelizmente, não depende apenas da direção da Stock Car.
            Também seria bom dar uma reorganizada no calendário da competição, que possui um "buraco" muito grande no meio do ano, sem haver praticamente nenhuma etapa disputada nos meses de junho e julho. São praticamente dois meses sem corridas. Isso acaba "empurrando" as provas para agosto, com 3 etapas. E temos os meses de maio, setembro e novembro com apenas uma corrida. Não é preciso aumentar o calendário, o que seria até difícil, dada a falta de pistas no país, mas seria bom não deixar o grande espaço entre junho e julho sem nenhuma atividade na pista.
            De qualquer maneira, a Stock parece ter reencontrado o seu bom momento em 2014. A fórmula das rodadas duplas ofereceu várias disputas e surpresas, o que agradou público e pilotos, pelo desafio imposto aos times sobre como proceder para encarar as duas corridas. Foi legal também ver Rubens Barrichello conquistando não só suas primeiras vitórias na categoria, como o título da competição, com direito a uma festa sem tamanho na etapa final do ano passado, com todos comemorando o feito do recordista de participações de corridas na F-1, e que depois de mais de 20 anos de carreira, poder comemorar novamente a conquista de um título. E Rubinho certamente vai querer manter o bom momento, e inicia já nos treinos livres sua meta de correr pelo bicampeonato da Stock. Pensando alto demais? Nem um pouco. Neste início do certame de 2015, Barrichello é o alvo a ser batido, e podem apostar que a concorrência não vai deixar Rubens dormir sossegado. Se eles vão ser bem-sucedidos, só saberemos depois da bandeirada.
            Então, que venha o sinal verde. É hora dos carrões da Stock acelerarem fundo...e que vença o melhor... Confiram abaixo o calendário da temporada 2015, bem como a lista completa dos times e pilotos da categoria:
Cacá Bueno ficou sem vencer no ano passado, mas está disposto a corrigir isso nesta temporada e deve ser um dos mais fortes nomes da competição.

EQUIPES E PILOTOS DA STOCK CAR 2015
EQUIPE
PILOTOS
Boettger Competições
Alceu Feldman, Vitor Genz
C2 Team
Gabriel Casagrande, Sérgio Jimenez
Eurofarma RC
Ricardo Maurício, Max Wilson
Full Time Sports
Rubens Barrichello, Allam Kodhair
Hanier Racing
Beto Cavaleiro
Hot Car Competições
Raphael Abbate, Fábio Fogaça
Ipiranga RCM
Thiago Camilo, Galid Osman
Mobil Super Racing
Átila Abreu, Lucas Foresti
Prati-Donaduzzi
Júlio Campos, Antonio Pizzonia
RC3 Bassani
Bia Figueiredo, Tuka Rocha
Red Bull Racing
Cacá Bueno, Daniel Serra
RZ Motorsport
Rafael Suzuki, Luciano Burti
Schin Racing Team
Rafa Matos, Felipe Lapenna
Shell Racing
Ricardo Zonta, Valdeno Brito
Vogel Motorsport
Diego Nunes, Denis Navarro
Voxx Racing
Felipe Braga, Marcos Gomes

DATA
ETAPA
CIRCUITO
22.03
Corrida de Duplas
Goiânia
05.04
Corrida de Ribeirão Preto
Ribeirão Preto
26.04
Corrida de Porto Alegre
Velopark
31.05
Corrida de Curitiba
Curitiba
02.08
Corrida de Salvador
Salvador
16.08
Corrida do Milhão
Goiânia
30.08
Corrida de Cascavel
Cascavel
13.09
Corrida de Brasília 2*
Brasília
04.10
Corrida de Santa Cruz do Sul
Santa Cruz do Sul
18.10
Corrida de Curitiba 2
Curitiba
08.11
Corrida de Tarumã
Tarumã
13.12
Corrida de São Paulo
Interlagos

(*)= Em dúvida se a etapa ainda será cancelada ou substituída, devido ao desmantelamento da pista de Brasília.
O autódromo de Goiânia sedia o início da competição 2015 da Stock Car.


Felipe Nasr fez uma excelente corrida de estréia na F-1. O piloto brasileiro conseguiu a 11ª posição no grid, e fez uma prova combativa e firme, sustentando posição em duelo com Daniel Ricciardo, da Red Bull, durante praticamente toda a prova, sem cometer um único erro, para terminar em um belo 5° lugar. Se é verdade que o mais novo brasileiro teve sua vida facilitada com a saída de pelo menos 4 competidores em condições de chegarem à sua frente, é inegável que Nasr abraçou a chance que apareceu e não a desperdiçou, marcando pontos já em sua corrida de estréia na categoria, feito que nenhum outro brasileiro havia conquistado até hoje. E o melhor de tudo: Nasr sabe muito bem disso, e mantém os pés no chão quando às chances de conseguir repetir um resultado tão bom em outras corridas, quando os demais rivais não tiverem os problemas que enfrentaram no Albert Park. E seria bom também a imprensa tomar cuidado com o oba-oba que já começam a fazer em cima do novato. Um exemplo é da Globo, sempre ela, que tinha até link direito na casa da família do piloto, em Brasília, para ver a reação dos parentes e amigos de Nasr acompanhando sua estréia na Austrália. Inegável que Felipe foi mesmo o destaque da corrida de estréia do Mundial, e foi tratado assim não apenas aqui, mas também em diversos outros países, pela excelente corrida que disputou. Só precisam tomar cuidado para não exagerar na dose, pois já indagam se Nasr será "o novo Senna". Felipe não precisa ser nenhum novo Senna; basta ele ser ele mesmo, que se tudo correr bem, ele chegará ao topo na categoria máxima do automobilismo. Só precisa tomar cuidado com os obstáculos e armadilhas veladas que podem surgir pelo meio do caminho...


A F-E continua mostrando um campeonato bem interessante em sua primeira temporada. Na etapa disputada nas ruas de Miami, o certame teve seu 5° vencedor diferente, com o triunfo de Nicolas Prost, que deu o bote certeiro em Daniel ABT a poucas voltas do final para conquistar não apenas a vitória na primeira etapa da competição em território estadunidense, mas também para assumir a liderança do campeonato, até então ocupada desde a etapa inicial pelo brasileiro Lucas Di Grassi. Quem também deu show na etapa foi Scott Speed, que disputando a corrida pela equipe de Michael Andretti, terminou em 2° lugar com uma performance bem forte durante toda a corrida, após largar na 11ª posição. Daniel ABT vinha para seu melhor resultado em toda a temporada, mas teve de economizar suas baterias nas voltas finais e não conseguiu resistir à pressão de Prost e Speed, acabando por terminar em 3° lugar, o que não deixou de ser sua melhor apresentação no campeonato até então. Nelsinho Piquet fez uma prova combativa, mas enfrentou alguns percalços, terminando em 5° lugar, em forte disputa com Jerôme D'Ambrosio, que conseguiu resistir às investidas de Piquet e finalizou em 4° lugar. Lucas Di Grassi vinha firme para garantir mais um lugar no pódio, mas na parte final da prova enfrentou um superaquecimento em seu sistema de baterias, e começou a perder rendimento, ficando apenas em 9° lugar, imediatamente atrás de Sam Bird, outro piloto que não teve em Miami seus melhores resultados esperados. Bruno Senna, por sua vez, amargou outro abandono, novamente com problemas na suspensão de seu monoposto, o que o deixou irritado, e reclamando providências da organização para resolver este percalço. Nicolas Prost agora lidera a competição com 67 pontos. Lucas Di Grassi caiu para a vice-liderança, com 60 pontos, e logo atrás dele vem Sam Bird, com 52 pontos. Nelsinho Piquet assumiu o 4° lugar, com 49 pontos, e é o único dos ponteiros a não ter vencido uma corrida ainda. Sébastien Buemi é o 5° colocado, com 43 pontos;  Antonio Félix da Costa o 6°, com 37 pontos. Dia 4 de abril a categoria volta á pista em Long Beach, na Califórnia, numa variante do circuito utilizado atualmente pela Indy Racing League.
Nicolas Prost venceu a etapa de Miami da F-E, e já está em Goiânia para a corrida de duplas da Stock Car.

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