quarta-feira, 5 de março de 2014

FLYING LAPS - FEVEREIRO DE 2014



            Aproximam-se as largadas de diversos campeonatos automobilísticos de 2014, entre eles a MotoGP, a Fórmula 1, a Indy Racing League, Stock Car nacional, e diversos outros. E o mês de fevereiro já se foi, então é hora de relembrar alguns acontecimentos do mundo do esporte a motor, em mais uma sessão "Flying Laps", com alguns comentários de praxe. Uma boa leitura a todos, e até a sessão do mês que vem...


O garoto-sensação da MotoGP, o espanhol Marc Márquez, atual campeão da categoria, sofreu um acidente durante um treino de moto na terra em Barcelona e acabou quebrando a perna direita. Com isso, o jovem campeão terá de ficar de molho até o início do campeonato de 2014, que será disputado no Catar. Isso também o obrigará a ficar de fora dos demais testes da pré-temporada da MotoGP, já tendo de ficar de fora dos testes coletivos realizados na Malásia, e da sessão seguinte, que seria realizada em Phillip Island, na Austrália. Apesar da fratura não ter sido exatamente grave, a ponto de dispensarem cirurgia para apressar sua recuperação, fica a dúvida se Márquez estará realmente 100% para o início do campeonato. Mas quem viu o que o jovem novato fez no ano passado, arrasando logo de cara na categoria máxima do motociclismo mundial, não pode subestimar a capacidade do jovem espanhol, que certamente será o homem a ser batido. Pelo seu lado, Márquez só tem um objetivo: ser campeão novamente, então, podem apostar que ele deve vir com tudo de novo...


Outro piloto que sofreu um forte acidente foi Alex Mariñelarena, piloto da equipe Tech3 na categoria Moto2. Em treino que realizava com seu time na pista francesa de Paul Ricard, o piloto sofreu uma queda violenta, sendo levado imediatamente para o hospital da cidade de Toulon, onde ficou em coma induzido. Até o fechamento desta matéria, não havia sido divulgada novas notícias sobre seu estado.


No Mundial de Rali, o finlandês Jari-Matti Latvala venceu a prova da Suécia, e assumiu a liderança da competição, que era de Sebastien Ogier. O atual campeão acabou preso em um banco de neve logo no início da competição, e mesmo recuperando-se nos demais estágios, ficou longe da vitória, terminando apenas em 6° lugar. Para a Volkswagen, o triunfo foi bom, pois o norueguês Andreas Mikkelsen finalizou a etapa em 2° lugar, proporcionando uma dobradinha à fábrica alemã.


Só para não perder o hábito, o polonês Robert Kubica também por pouco não se acidentou feio no Rali da Suécia. Kubica perdeu o controle de seu carro, e por muita sorte não despencou numa ribanceira, o que poderia ter sido catastrófico. Com a ajuda do público presente, Kubica conseguiu colocar seu carro de volta no percurso e retomar a competição. Essa série de acidentes está ficando preocupante, e uma hora, Robert pode não ter a sorte que vem tendo ultimamente, onde tem sofrido apenas danos materiais no carro.


Dale Earnhardt Jr. abriu a temporada 2014 da Nascar na frente, ao vencer pela segunda vez as 500 Milhas de Daytona, prova mais tradicional da Stock Car americana, e que normalmente abre o calendário da competição. A corrida deste ano foi particularmente agitada, tendo durado mais de 6 horas devido à ameaça de uma tempestade, que começou pouco depois de 35 voltas das 200 da competição. Mas o tempo ruim foi embora, e a prova pode ser recomeçada, para ver o novo triunfo de Dale, que havia vencido a Daytona 500 pela primeira vez em 2004. A segunda etapa da temporada da Nascar é em Phoenix, no circuito oval da capital do Arizona.


O canadense Jacques Villeneuve, campeão da Fórmula Indy de 1995, e vencedor das 500 Milhas de Indianápolis do mesmo ano, estará de volta à Indy500 este ano. O anúncio foi feito pela equipe Sam Schmidt, que alinhará um carro extra para o ex-campeão da F-Indy e F-1 disputar a corrida em maio. A equipe Schmidt Peterson Motorsports, disputará o campeonato da IRL com Simon Pagenaud e Mikhail Aleshin, e está empolgada com a expectativa do retorno de Jacques ao palco onde o piloto canadense se consagrou na antiga F-Indy. Num ano em que a IRL vê a estréia de Juan Pablo Montoya como piloto regular de sua competição, ver o retorno de Villeneuve à Indy500 não deixa de ser interessante. A equipe de Sam Schmidt conseguiu ter um bom desempenho no ano passado, a ponto de Simon Pagenaud quase entrar na luta pelo título, e o time está empenhado em melhorar sua performance nesta temporada. Fica a dúvida de Jacques vai fazer uma boa apresentação, ainda mais pelo fato de não andar de monoposto há muitos anos. Felizmente há várias sessões de treinos para as 500 Milhas, e Jacques vai ter chance de tirar a ferrugem de sua pilotagem. Mas será que ele ainda conseguirá mostrar um pouco do grande piloto que foi? Só saberemos quando começarem os treinos livres para a corrida. Mas seria realmente fabuloso se ele fosse um dos protagonistas da corrida deste ano.


Confirmado como piloto reserva da Williams, o brasileiro Felipe Nasr começou seu trabalho imediatamente, ao assumir o carro da escuderia inglesa no dia seguinte ao seu anúncio, na segunda sessão coletiva de testes da pré-temporada, no Bahrein. E deixou uma boa impressão: além de marcar o 4° tempo final do dia nos testes, Nasr rodou 87 voltas na pista barenita, e seu feedback foi considerado muito bom pelos engenheiros do time, que obtiveram vários dados do piloto brasileiro sobre as reações do carro. Pelo contrato de Nasr com a Williams, o brasileiro participará de cinco sessões de treinos livres às sextas-feiras, além de mais dois dias de testes com o carro da escuderia. Mas não foram divulgadas quais serão as etapas em que o novo reserva da equipe irá andar. Felipe deverá estar presente ao time em todas as etapas do campeonato, ao mesmo tempo em que disputará a GP2, a fim de manter-se mais em atividade, e tentar novamente o título da categoria. A perspectiva é fazer um bom trabalho no time de Frank Williams para cavar um lugar em algum outro time na próxima temporada. Como Felipe Massa assinou contrato de vários anos, e Valtteri Bottas é uma aposta do time para o futuro, dificilmente Nasr terá lugar como titular na Williams em 2015, a menos que tanto Massa quanto Bottas tenham um campeonato catastrófico, possibilidade que não se pode esperar muito. Resta agora Nasr continuar fazendo um bom trabalho para fincar pé na F-1, algo que vem sendo meio complicado de se fazer a contento.


A Williams fechou contrato com a Petrobrás para desenvolver parceria tecnológica e fornecimento de combustíveis e lubrificantes a partir da temporada de 2015. Mas o logo da empresa brasileira já irá estar presente nos carros e uniformes do time inglês neste ano. Ambas as empresas já tinham sido parceiras durante as temporadas de 1998 a 2008, e o combustível produzido pela petroleira brasileira foi considerado um dos melhores da F-1 neste período. Com isso, a escuderia britânica tem a maior participação "brasileira" na F-1 atual, contando com Felipe Massa como piloto titular, e tendo também Felipe Nasr como piloto reserva.


Bruno Senna está fora do Mundial de Endurance em 2014. O sobrinho de Ayrton Senna pilotou para a equipe oficial da Aston Martin no ano passado, após se ver sem lugar na F-1. Bruno teve um desempenho satisfatório em seu ano de estréia, vencendo as etapas de Silverstone e nos Estados Unidos, e sendo segundo em Spa-Francorchamps e Shangai. O brasileiro disputará apenas as 24 Horas de Le Mans pelo time britânico este ano. Para o lugar de Bruno, a Aston Martin contratou outro piloto brasileiro, Fernando Rees, que irá defender o time no campeonato deste ano. Quanto a Bruno, ele chegou a declarar que gostaria de disputar o campeonato da Indy Racing League, mas com a condição de não disputar as etapas em pistas ovais, por considerar muito perigosas, condição que certamente não ajuda em suas negociações para ser piloto titular de alguns time, que preferem pilotos a tempo integral na disputa do campeonato. Infelizmente, Bruno não conseguiu dar até o presente momento uma estabilidade à sua carreira de piloto. Outras opções consideradas por ele no momento são a nova Fórmula E, categoria monoposto de carros elétricos que estréia no segundo semestre, ou tentar arrumar um lugar no campeonato nacional da Stock Car.
 



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