Aproximam-se
as largadas de diversos campeonatos automobilísticos de 2014, entre eles a
MotoGP, a Fórmula 1, a
Indy Racing League, Stock Car nacional, e diversos outros. E o mês de fevereiro
já se foi, então é hora de relembrar alguns acontecimentos do mundo do esporte
a motor, em mais uma sessão "Flying Laps", com alguns comentários de
praxe. Uma boa leitura a todos, e até a sessão do mês que vem...
O
garoto-sensação da MotoGP, o espanhol Marc Márquez, atual campeão da categoria,
sofreu um acidente durante um treino de moto na terra em Barcelona e acabou
quebrando a perna direita. Com isso, o jovem campeão terá de ficar de molho até
o início do campeonato de 2014, que será disputado no Catar. Isso também o
obrigará a ficar de fora dos demais testes da pré-temporada da MotoGP, já tendo
de ficar de fora dos testes coletivos realizados na Malásia, e da sessão
seguinte, que seria realizada em Phillip Island, na Austrália. Apesar da
fratura não ter sido exatamente grave, a ponto de dispensarem cirurgia para
apressar sua recuperação, fica a dúvida se Márquez estará realmente 100% para o
início do campeonato. Mas quem viu o que o jovem novato fez no ano passado,
arrasando logo de cara na categoria máxima do motociclismo mundial, não pode
subestimar a capacidade do jovem espanhol, que certamente será o homem a ser
batido. Pelo seu lado, Márquez só tem um objetivo: ser campeão novamente,
então, podem apostar que ele deve vir com tudo de novo...
Outro piloto que sofreu um forte acidente foi Alex Mariñelarena, piloto
da equipe Tech3 na categoria Moto2. Em treino que realizava com seu time na
pista francesa de Paul Ricard, o piloto sofreu uma queda violenta, sendo levado
imediatamente para o hospital da cidade de Toulon, onde ficou em coma induzido.
Até o fechamento desta matéria, não havia sido divulgada novas notícias sobre
seu estado.
No Mundial de Rali, o finlandês Jari-Matti Latvala venceu a prova da
Suécia, e assumiu a liderança da competição, que era de Sebastien Ogier. O
atual campeão acabou preso em um banco de neve logo no início da competição, e
mesmo recuperando-se nos demais estágios, ficou longe da vitória, terminando apenas
em 6° lugar. Para a Volkswagen, o triunfo foi bom, pois o norueguês Andreas
Mikkelsen finalizou a etapa em 2° lugar, proporcionando uma dobradinha à
fábrica alemã.
Só para não perder o hábito, o polonês Robert Kubica também por pouco
não se acidentou feio no Rali da Suécia. Kubica perdeu o controle de seu carro,
e por muita sorte não despencou numa ribanceira, o que poderia ter sido
catastrófico. Com a ajuda do público presente, Kubica conseguiu colocar seu
carro de volta no percurso e retomar a competição. Essa série de acidentes está
ficando preocupante, e uma hora, Robert pode não ter a sorte que vem tendo
ultimamente, onde tem sofrido apenas danos materiais no carro.
Dale Earnhardt Jr. abriu a temporada 2014 da Nascar na frente, ao vencer
pela segunda vez as 500
Milhas de Daytona, prova mais tradicional da Stock Car
americana, e que normalmente abre o calendário da competição. A corrida deste
ano foi particularmente agitada, tendo durado mais de 6 horas devido à ameaça
de uma tempestade, que começou pouco depois de 35 voltas das 200 da competição.
Mas o tempo ruim foi embora, e a prova pode ser recomeçada, para ver o novo
triunfo de Dale, que havia vencido a Daytona 500 pela primeira vez em 2004. A segunda etapa da
temporada da Nascar é em Phoenix, no circuito oval da capital do Arizona.
O canadense Jacques Villeneuve, campeão da Fórmula Indy de 1995, e
vencedor das 500 Milhas
de Indianápolis do mesmo ano, estará de volta à Indy500 este ano. O anúncio foi
feito pela equipe Sam Schmidt, que alinhará um carro extra para o ex-campeão da
F-Indy e F-1 disputar a corrida em maio. A equipe Schmidt Peterson Motorsports,
disputará o campeonato da IRL com Simon Pagenaud e Mikhail Aleshin, e está
empolgada com a expectativa do retorno de Jacques ao palco onde o piloto
canadense se consagrou na antiga F-Indy. Num ano em que a IRL vê a estréia de
Juan Pablo Montoya como piloto regular de sua competição, ver o retorno de
Villeneuve à Indy500 não deixa de ser interessante. A equipe de Sam Schmidt
conseguiu ter um bom desempenho no ano passado, a ponto de Simon Pagenaud quase
entrar na luta pelo título, e o time está empenhado em melhorar sua performance
nesta temporada. Fica a dúvida de Jacques vai fazer uma boa apresentação, ainda
mais pelo fato de não andar de monoposto há muitos anos. Felizmente há várias
sessões de treinos para as 500
Milhas, e Jacques vai ter chance de tirar a ferrugem de
sua pilotagem. Mas será que ele ainda conseguirá mostrar um pouco do grande
piloto que foi? Só saberemos quando começarem os treinos livres para a corrida.
Mas seria realmente fabuloso se ele fosse um dos protagonistas da corrida deste
ano.
Confirmado como piloto reserva da Williams, o brasileiro Felipe Nasr
começou seu trabalho imediatamente, ao assumir o carro da escuderia inglesa no
dia seguinte ao seu anúncio, na segunda sessão coletiva de testes da
pré-temporada, no Bahrein. E deixou uma boa impressão: além de marcar o 4°
tempo final do dia nos testes, Nasr rodou 87 voltas na pista barenita, e seu
feedback foi considerado muito bom pelos engenheiros do time, que obtiveram
vários dados do piloto brasileiro sobre as reações do carro. Pelo contrato de
Nasr com a Williams, o brasileiro participará de cinco sessões de treinos
livres às sextas-feiras, além de mais dois dias de testes com o carro da
escuderia. Mas não foram divulgadas quais serão as etapas em que o novo reserva
da equipe irá andar. Felipe deverá estar presente ao time em todas as etapas do
campeonato, ao mesmo tempo em que disputará a GP2, a fim de manter-se mais em
atividade, e tentar novamente o título da categoria. A perspectiva é fazer um
bom trabalho no time de Frank Williams para cavar um lugar em algum outro time
na próxima temporada. Como Felipe Massa assinou contrato de vários anos, e
Valtteri Bottas é uma aposta do time para o futuro, dificilmente Nasr terá
lugar como titular na Williams em 2015, a menos que tanto Massa quanto Bottas
tenham um campeonato catastrófico, possibilidade que não se pode esperar muito.
Resta agora Nasr continuar fazendo um bom trabalho para fincar pé na F-1, algo
que vem sendo meio complicado de se fazer a contento.
A Williams fechou contrato com a Petrobrás para desenvolver parceria
tecnológica e fornecimento de combustíveis e lubrificantes a partir da
temporada de 2015. Mas o logo da empresa brasileira já irá estar presente nos
carros e uniformes do time inglês neste ano. Ambas as empresas já tinham sido
parceiras durante as temporadas de 1998 a 2008, e o combustível produzido pela
petroleira brasileira foi considerado um dos melhores da F-1 neste período. Com
isso, a escuderia britânica tem a maior participação "brasileira" na
F-1 atual, contando com Felipe Massa como piloto titular, e tendo também Felipe
Nasr como piloto reserva.
Bruno Senna está fora do Mundial de Endurance em 2014. O sobrinho de
Ayrton Senna pilotou para a equipe oficial da Aston Martin no ano passado, após
se ver sem lugar na F-1. Bruno teve um desempenho satisfatório em seu ano de
estréia, vencendo as etapas de Silverstone e nos Estados Unidos, e sendo segundo
em Spa-Francorchamps e Shangai. O brasileiro disputará apenas as 24 Horas de Le
Mans pelo time britânico este ano. Para o lugar de Bruno, a Aston Martin
contratou outro piloto brasileiro, Fernando Rees, que irá defender o time no
campeonato deste ano. Quanto a Bruno, ele chegou a declarar que gostaria de
disputar o campeonato da Indy Racing League, mas com a condição de não disputar
as etapas em pistas ovais, por considerar muito perigosas, condição que
certamente não ajuda em suas negociações para ser piloto titular de alguns
time, que preferem pilotos a tempo integral na disputa do campeonato.
Infelizmente, Bruno não conseguiu dar até o presente momento uma estabilidade à
sua carreira de piloto. Outras opções consideradas por ele no momento são a nova
Fórmula E, categoria monoposto de carros elétricos que estréia no segundo
semestre, ou tentar arrumar um lugar no campeonato nacional da Stock Car.
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