quarta-feira, 25 de setembro de 2013

COTAÇÃO AUTOMOBILÍSTICA - SETEMBRO DE 2013



            E o mês de setembro já vai indo embora. E sempre nesta época perto do final de cada mês, vem uma edição da COTAÇÃO AUTOBILÍSTICA, fazendo um pequeno balanço de alguns dos acontecimentos deste mês no mundo do esporte a motor, com apresentação no esquema de texto de sempre: EM ALTA (caixa na cor verde); NA MESMA (caixa na cor azul); e EM BAIXA (caixa na cor vermelho-claro). Uma boa leitura para todos, e espero estar de volta no mês que vem, com mais uma edição da Cotação. E até a próxima postagem...



EM ALTA:

Sebastian Vettel: Ignorando os adversários, o intrépido alemão da Red Bull venceu as provas da Itália e de Cingapura, enterrando cada vez mais as esperanças dos concorrentes de ainda conseguirem disputar o título, e já deixou Alonso para trás no número de vitórias na história da categoria, ficando agora atrás apenas de Michael Schumacher, Alain Prost, e Ayrton Senna. No ritmo em que vai, o brasileiro será superado no ano que vem, o francês em 2015, e Schumacher...bem, vai demorar, mas seu recorde de vitórias já não parece tão inalcansável quanto afirmavam...

Fernando Alonso: O piloto asturiano tem feito tudo o que pode para manter-se na luta pelo título, mas para muitos, está apenas adiando o inevitável. Mesmo assim, Alonso foi 2° colocado nas últimas corridas, mesmo quando o carro da Ferrari não parecia ter condições de lhe permitir tal resultado. Mas, por mais que faça o possível e o impossível, ele só tem visto seu principal adversário ir aumentando cada vez mais sua vantagem, ficando praticamente com uma das mãos na taça. Pelo menos na pista o espanhol está mostrando porque vale a pena tê-lo como piloto. Fora da pista, o lance ainda são outros quinhentos, como mostra sua relação recente com o time, ainda estremecida nos bastidores...

Jorge Lorenzo: O piloto espanhol da Yamaha não se dá por vencido, e mesmo com a deslanchada de Marc Márquez rumo ao título da MotoGP, vai vender caro a disputa. O atual bicampeão deu um verdadeiro show nas etapas de Silverstone e Misano, conquistando duas vitórias cruciais, e voltando a mirar um título que já parecia destinado a ficar apenas com os pilotos da Honda. Lorenzo empatou com Dani Pedrosa na classificação, e apesar de estar 34 pontos atrás do garoto prodígio Márquez, tem esperanças de virar o jogo nas 5 etapas que faltam para fechar o campeonato. Vai ser uma tarefa bem difícil, mas Jorge vem decidido a dar tudo por tudo. Se vai conseguir, é outra história, mas o show da competição está garantido...

Kimmi Raikkonen: O piloto finlandês, depois de ser dispensado pela Ferrari em 2009 por estar "desinteressado" pela F-1, vai retornar a Maranello em grande estilo em 2014, onde fará com Alonso a dupla mais forte de todo o grid. Faltará a Ferrari dar um carro verdadeiramente competitivo para fazer da equipe vermelha a escuderia a ser batida. E já se prevê que o clima interno no time será sujeito a várias tempestades, a se levar em conta o temperamento do espanhol, que não aceita levar desaforo para cara, ainda mais ser superado por um companheiro de equipe. Raikkonen. com seu jeitão "tô nem aí" para as adversidades, vai precisar manter a cabeça fria mais do que nunca para encarar o furação asturiano, que até agora tem conseguido destroçar todos os seus companheiros de equipe, à exceção de Lewis Hamilton na McLaren em 2007...

Juan Pablo Montoya: O piloto colombiano, de aviso prévio da equipe Ganassi na Nascar, passou a ser cortejado pela Andretti Autosports, visando contratar o campeão da F-Indy de 1999 para competir na Indy Racing League na próxima temporada. Mas, quando se parecia que ele ainda permaneceria na Stock Car americana, foi Roger Penske quem se adiantou e garantiu a contratação de Montoya para seu time em 2014, quando voltará a competir com 3 carros em tempo integral, contando também com Hélio Castro Neves e Will Power. Resta agora a Juan Pablo entrar em um regime de guerra para conseguir entrar de novo em um monoposto de competição, o qual não pilota desde que saiu da F-1 em 2006. Felizmente, ele terá pelo menos 6 meses para isso. O interesse e a contratação de Montoya por duas escuderias de ponta da IRL mostra que o colombiano ainda tem muita fama pelas performances exibidas na antiga F-Indy. Resta saber se ele ainda será capaz de voltar a exibir as mesmas performances, depois de tanto tempo afastado de uma categoria Indy...



NA MESMA:

Mundial de Rali: Sebastian Ogier por pouco não comemorou antecipadamente o título ao vencer a etapa da Austrália. Thierry Neuville, com o 2° lugar, ainda tem chances matemáticas, mas ninguém mais espera nenhum milagre, e Ogier deve comemorar enfim o título na próxima etapa, justamente na França, seu país. Depois, ainda terá mais 2 etapas, onde a briga pelo vice deve ser um pouco mais interessante, entre Neuville, Jari-Matti Latvala, e Mikko Hirvonen.

Mundial de Endurance: Mais uma etapa do campeonato de endurance, e mais uma vitória da Audi. Assim, foram 5 provas em 2013, com 5 vitórias da fábrica das quatro argolas vendo seus modelos R18 largando poeira em cima da concorrência, para desespero dos japoneses da Toyota, que chegaram mostrando disposição no ano passado e acenderam a luz amarela na Audi, que tratou de colocar as coisas em seu devido lugar. Os japoneses tentam endurecer o jogo, e estão até chegando perto dos alemães, mas a folga da Audi ainda parece forte o suficiente para neutralizar a ameaça nipônica. Melhor esperar por melhores dias em 2014, quando terá ainda mais competição, com a volta da Porshe. E a Audi já avisa que está preparada...

Disputa na Indy Racing League: A 3 provas do fim do campeonato, a briga parece polarizada entre o brasileiro Hélio Castro Neves e o neozelandês Scott Dixon. Mas, enquanto o brasileiro parece não ter fôlego para disputar as primeiras posições nas corridas, ele tem tido a sorte de terminar todas as provas em posições até razoáveis. Por outro lado, Dixon, apesar de estar sempre cotado para vencer nas últimas provas, tem enfrentado uma série de percalços que arruinaram as possibilidades de obter melhores resultados, o que o fez ficar um pouco para trás em relação a Helinho, que tem 49 pontos de vantagem para o rival da Ganassi. Mas isso não garante que o brasileiro esteja com a situação tranquila. Basta lembrar o que viveu seu companheiro de equipe Will Power nos últimos anos, quando sempre parecia estar com título quase assegurado, e o viu escapar em todas as ocasiões. Hélio vai conseguir escapar desta sina? A conferir neste fim de campeonato em outubro...

Transmissão da F-1 na Globo: Quem temia que sem um brasileiro poderíamos ficar sem F-1 na Tv aberta nacional, pode respirar aliviado, por pelo menos mais um ano: a Globo anunciou em pleno Jornal Nacional que já renovou seu contrato de patrocínio com todas as cotas vendidas para a transmissão da categoria máxima do automobilismo na próxima temporada. Para quem gosta de corridas, é uma boa notícia. Resta agora a Globo melhorar o conteúdo de sua transmissão, e quem sabe, aproveitar para fidelizar o fã que gosta por gostar do automobilismo, e não ficar dependente de termos ou não um piloto na categoria...

Equipe Red Bull: Desde que a F-1 voltou das férias do verão europeu, a Red Bull venceu todas as corridas, e pelo andar do equilibrado modelo RB09 nas mãos de Sebastian Vettel, que caminha a passos largos para o título, se melhorar, estraga, como diz o ditado. Com os adversários se debatendo, e já focando nos carros do ano que vem, não há porque melhorar os carros deste ano, que já não têm rivais, desde que nas mãos do piloto certo...



EM BAIXA:

Felipe Massa: Enfim, acabou-se a permanência do brasileiro em Maranello, onde já tinha convivência há praticamente uma década, se contarmos que desde que chegou à F-1 já era piloto da escuderia italiana. Livre para buscar novos caminhos, Massa terá de batalhar por uma vaga, já que seu nome não é tão valorizado como já foi há alguns anos, e arrumar patrocinadores deverá ser vital para garantir um lugar na F-1 em 2014. Infelizmente, em sua primeira corrida "livre" para fazer sua prova, em Cingapura, Felipe acabou errando na estratégia, e levou um baile de Fernando Alonso, o que não ajuda muito em sua autopromoção. Apesar de ter alguns times em vista, se aparecer um nome de talento com uma boa mala de dinheiro junto em patrocínio, o brasileiro fica em clara desvantagem. Mas nem tudo está perdido, e a julgar pela calmaria de Massa, algum trunfo ele tem na manga do macacão. Resta saber se vai garantir mais um ano na categoria...

Valentino Rossi: O "Doutor", um dos maiores nomes do motociclismo mundial, virou praticamente um coadjuvante de luxo no atual campeonato da MotoGP. Há 4 provas que o italiano vem terminando sempre abaixo do pódio, ocupado sempre pela trinca de destaque da competição, Márquez, Pedrosa, e Lorenzo. E ainda está com sua posição no campeonato ameaçada pela turma que vem logo a seguir, como Carl Cruthlow, que vem fazendo um campeonato razoável para o equipamento que tem. Enquanto seu companheiro de equipe tenta manter-se firme na luta pelo título, esperava-se mais de Valentino no seu retorno à Yamaha, depois de penar dois anos com as motos pouco competitivas da Ducati. Pelo jeito, o italiano vai demorar a conseguir encantar novamente seus torcedores como antigamente...

Campeonato 2013 da Fórmula 1: Diferente do ano passado, quando conhecemos o campeão apenas na última corrida, o campeonato deste ano da categoria máxima do automobilismo já tem praticamente seu campeão definido, bastando apenas ver em qual etapa o caneco estará definitivamente assegurado por Sebastian Vettel. Restará a luta pelo vice-campeonato, que tem maiores chances de se prolongar, mas pelo que se viu nas últimas etapas, o vice deve ficar com Fernando Alonso, mais uma vez. Resta a briga pelo 3° lugar, entre Kimmi Raikkonen, Lewis Hamilton, e quem sabe, Mark Webber e Nico Rosberg, mas esta luta já não está empolgando ninguém, e muitos querem que 2013 acabe logo e que chegue 2014...

Seis Horas de São Paulo: A etapa brasileira do campeonato de Endurance teve uma melhor organização este ano, e contou também com um público melhor em relação à edição de 2012, mas mesmo assim, a etapa ainda está capengando no calendário do Mundial de Endurance, que de todas as etapas listas para o campeonato de 2014, tem na prova brasileira a única com sua realização não garantida plenamente. Por mais que Émerson Fittipaldi se esforce para promover e reforçar o leque de atrações da prova em Interlagos, pegou mal o calote que várias empresas levaram na corrida do ano passado, com dívidas que ainda não foram quitadas, o que não ajuda nem um pouco quando se tenta promover uma corrida de um campeonato mundial. Émerson vai ter de suar mais ainda para garantir que a corrida aconteça no próximo ano, e ainda torcer para o público colaborar mais, num país onde muitos só conhecem mesmo é a F-1...

Automobilismo brasileiro: Com o ambiente ruim pela possibilidade real de não termos mais um piloto na F-1 em 2014, consequência da péssima gestão da CBA no automobilismo nacional, que virou uma pálida sombra do que já foi um dia, ainda temos as novelas malfadadas do "futuro" cada vez mais longe autódromo carioca em Deodoro, e agora, mais um rolo é trazido à tona pela equipe do site Grande Prêmio, mostrando um festival de irregularidades envolvendo o autódromo de Brasília, que mostra que, assim como outros endereços considerados "nobres" da capital federal, está mais sujo que pau de galinheiro. Descaso, politicagens, dirigentes picaretas e toda uma sorte de más condutas, não é surpresa nenhuma o atual panorama do automobilismo em nosso país, um triste retrato de um país que está carcomido em vários de seus órgãos por gente nefasta que precisa ser urgentemente varrida do mapa, antes que eles varram nosso país para a sarjeta do mundo...

 



Nenhum comentário: