E
o mês de setembro já vai indo embora. E sempre nesta época perto do final de
cada mês, vem uma edição da COTAÇÃO AUTOBILÍSTICA, fazendo um pequeno balanço
de alguns dos acontecimentos deste mês no mundo do esporte a motor, com apresentação
no esquema de texto de sempre: EM ALTA (caixa na cor verde); NA MESMA (caixa na
cor azul); e EM BAIXA (caixa na cor vermelho-claro). Uma boa leitura para
todos, e espero estar de volta no mês que vem, com mais uma edição da Cotação.
E até a próxima postagem...
EM ALTA:
Sebastian
Vettel: Ignorando os adversários, o intrépido alemão da Red Bull venceu as
provas da Itália e de Cingapura, enterrando cada vez mais as esperanças dos
concorrentes de ainda conseguirem disputar o título, e já deixou Alonso para
trás no número de vitórias na história da categoria, ficando agora atrás apenas
de Michael Schumacher, Alain Prost, e Ayrton Senna. No ritmo em que vai, o
brasileiro será superado no ano que vem, o francês em 2015, e Schumacher...bem,
vai demorar, mas seu recorde de vitórias já não parece tão inalcansável quanto
afirmavam...
Fernando
Alonso: O piloto asturiano tem feito tudo o que pode para manter-se na luta
pelo título, mas para muitos, está apenas adiando o inevitável. Mesmo assim,
Alonso foi 2° colocado nas últimas corridas, mesmo quando o carro da Ferrari
não parecia ter condições de lhe permitir tal resultado. Mas, por mais que faça
o possível e o impossível, ele só tem visto seu principal adversário ir
aumentando cada vez mais sua vantagem, ficando praticamente com uma das mãos na
taça. Pelo menos na pista o espanhol está mostrando porque vale a pena tê-lo
como piloto. Fora da pista, o lance ainda são outros quinhentos, como mostra
sua relação recente com o time, ainda estremecida nos bastidores...
Jorge
Lorenzo: O piloto espanhol da Yamaha não se dá por vencido, e mesmo com a
deslanchada de Marc Márquez rumo ao título da MotoGP, vai vender caro a
disputa. O atual bicampeão deu um verdadeiro show nas etapas de Silverstone e
Misano, conquistando duas vitórias cruciais, e voltando a mirar um título que
já parecia destinado a ficar apenas com os pilotos da Honda. Lorenzo empatou
com Dani Pedrosa na classificação, e apesar de estar 34 pontos atrás do garoto
prodígio Márquez, tem esperanças de virar o jogo nas 5 etapas que faltam para
fechar o campeonato. Vai ser uma tarefa bem difícil, mas Jorge vem decidido a
dar tudo por tudo. Se vai conseguir, é outra história, mas o show da competição
está garantido...
Kimmi
Raikkonen: O piloto finlandês, depois de ser dispensado pela Ferrari em 2009
por estar "desinteressado" pela F-1, vai retornar a Maranello em
grande estilo em 2014, onde fará com Alonso a dupla mais forte de todo o grid.
Faltará a Ferrari dar um carro verdadeiramente competitivo para fazer da equipe
vermelha a escuderia a ser batida. E já se prevê que o clima interno no time
será sujeito a várias tempestades, a se levar em conta o temperamento do
espanhol, que não aceita levar desaforo para cara, ainda mais ser superado por
um companheiro de equipe. Raikkonen. com seu jeitão "tô nem aí" para
as adversidades, vai precisar manter a cabeça fria mais do que nunca para
encarar o furação asturiano, que até agora tem conseguido destroçar todos os
seus companheiros de equipe, à exceção de Lewis Hamilton na McLaren em 2007...
Juan
Pablo Montoya: O piloto colombiano, de aviso prévio da equipe Ganassi na
Nascar, passou a ser cortejado pela Andretti Autosports, visando contratar o
campeão da F-Indy de 1999 para competir na Indy Racing League na próxima
temporada. Mas, quando se parecia que ele ainda permaneceria na Stock Car
americana, foi Roger Penske quem se adiantou e garantiu a contratação de
Montoya para seu time em 2014, quando voltará a competir com 3 carros em tempo
integral, contando também com Hélio Castro Neves e Will Power. Resta agora a
Juan Pablo entrar em um regime de guerra para conseguir entrar de novo em um
monoposto de competição, o qual não pilota desde que saiu da F-1 em 2006.
Felizmente, ele terá pelo menos 6 meses para isso. O interesse e a contratação
de Montoya por duas escuderias de ponta da IRL mostra que o colombiano ainda
tem muita fama pelas performances exibidas na antiga F-Indy. Resta saber se ele
ainda será capaz de voltar a exibir as mesmas performances, depois de tanto
tempo afastado de uma categoria Indy...
NA MESMA:
Mundial
de Rali: Sebastian Ogier por pouco não comemorou antecipadamente o título ao
vencer a etapa da Austrália. Thierry Neuville, com o 2° lugar, ainda tem
chances matemáticas, mas ninguém mais espera nenhum milagre, e Ogier deve
comemorar enfim o título na próxima etapa, justamente na França, seu país.
Depois, ainda terá mais 2 etapas, onde a briga pelo vice deve ser um pouco mais
interessante, entre Neuville, Jari-Matti Latvala, e Mikko Hirvonen.
Mundial
de Endurance: Mais uma etapa do campeonato de endurance, e mais uma vitória da
Audi. Assim, foram 5 provas em 2013, com 5 vitórias da fábrica das quatro
argolas vendo seus modelos R18 largando poeira em cima da concorrência, para
desespero dos japoneses da Toyota, que chegaram mostrando disposição no ano
passado e acenderam a luz amarela na Audi, que tratou de colocar as coisas em
seu devido lugar. Os japoneses tentam endurecer o jogo, e estão até chegando
perto dos alemães, mas a folga da Audi ainda parece forte o suficiente para
neutralizar a ameaça nipônica. Melhor esperar por melhores dias em 2014, quando
terá ainda mais competição, com a volta da Porshe. E a Audi já avisa que está
preparada...
Disputa
na Indy Racing League: A 3 provas do fim do campeonato, a briga parece
polarizada entre o brasileiro Hélio Castro Neves e o neozelandês Scott Dixon.
Mas, enquanto o brasileiro parece não ter fôlego para disputar as primeiras
posições nas corridas, ele tem tido a sorte de terminar todas as provas em
posições até razoáveis. Por outro lado, Dixon, apesar de estar sempre cotado
para vencer nas últimas provas, tem enfrentado uma série de percalços que
arruinaram as possibilidades de obter melhores resultados, o que o fez ficar um
pouco para trás em relação a Helinho, que tem 49 pontos de vantagem para o
rival da Ganassi. Mas isso não garante que o brasileiro esteja com a situação
tranquila. Basta lembrar o que viveu seu companheiro de equipe Will Power nos
últimos anos, quando sempre parecia estar com título quase assegurado, e o viu
escapar em todas as ocasiões. Hélio vai conseguir escapar desta sina? A
conferir neste fim de campeonato em outubro...
Transmissão
da F-1 na Globo: Quem temia que sem um brasileiro poderíamos ficar sem F-1 na
Tv aberta nacional, pode respirar aliviado, por pelo menos mais um ano: a Globo
anunciou em pleno Jornal
Nacional que já renovou seu contrato de patrocínio com todas
as cotas vendidas para a transmissão da categoria máxima do automobilismo na
próxima temporada. Para quem gosta de corridas, é uma boa notícia. Resta agora
a Globo melhorar o conteúdo de sua transmissão, e quem sabe, aproveitar para
fidelizar o fã que gosta por gostar do automobilismo, e não ficar dependente de
termos ou não um piloto na categoria...
Equipe
Red Bull: Desde que a F-1 voltou das férias do verão europeu, a Red Bull venceu
todas as corridas, e pelo andar do equilibrado modelo RB09 nas mãos de
Sebastian Vettel, que caminha a passos largos para o título, se melhorar,
estraga, como diz o ditado. Com os adversários se debatendo, e já focando nos
carros do ano que vem, não há porque melhorar os carros deste ano, que já não
têm rivais, desde que nas mãos do piloto certo...
EM BAIXA:
Felipe
Massa: Enfim, acabou-se a permanência do brasileiro em Maranello, onde já tinha
convivência há praticamente uma década, se contarmos que desde que chegou à F-1
já era piloto da escuderia italiana. Livre para buscar novos caminhos, Massa
terá de batalhar por uma vaga, já que seu nome não é tão valorizado como já foi
há alguns anos, e arrumar patrocinadores deverá ser vital para garantir um
lugar na F-1 em 2014. Infelizmente, em sua primeira corrida "livre"
para fazer sua prova, em Cingapura, Felipe acabou errando na estratégia, e
levou um baile de Fernando Alonso, o que não ajuda muito em sua autopromoção.
Apesar de ter alguns times em vista, se aparecer um nome de talento com uma boa
mala de dinheiro junto em patrocínio, o brasileiro fica em clara desvantagem.
Mas nem tudo está perdido, e a julgar pela calmaria de Massa, algum trunfo ele
tem na manga do macacão. Resta saber se vai garantir mais um ano na
categoria...
Valentino
Rossi: O "Doutor", um dos maiores nomes do motociclismo mundial,
virou praticamente um coadjuvante de luxo no atual campeonato da MotoGP. Há 4
provas que o italiano vem terminando sempre abaixo do pódio, ocupado sempre
pela trinca de destaque da competição, Márquez, Pedrosa, e Lorenzo. E ainda
está com sua posição no campeonato ameaçada pela turma que vem logo a seguir,
como Carl Cruthlow, que vem fazendo um campeonato razoável para o equipamento
que tem. Enquanto seu companheiro de equipe tenta manter-se firme na luta pelo
título, esperava-se mais de Valentino no seu retorno à Yamaha, depois de penar
dois anos com as motos pouco competitivas da Ducati. Pelo jeito, o italiano vai
demorar a conseguir encantar novamente seus torcedores como antigamente...
Campeonato
2013 da Fórmula 1: Diferente do ano passado, quando conhecemos o campeão apenas
na última corrida, o campeonato deste ano da categoria máxima do automobilismo
já tem praticamente seu campeão definido, bastando apenas ver em qual etapa o
caneco estará definitivamente assegurado por Sebastian Vettel. Restará a luta
pelo vice-campeonato, que tem maiores chances de se prolongar, mas pelo que se
viu nas últimas etapas, o vice deve ficar com Fernando Alonso, mais uma vez.
Resta a briga pelo 3° lugar, entre Kimmi Raikkonen, Lewis Hamilton, e quem
sabe, Mark Webber e Nico Rosberg, mas esta luta já não está empolgando ninguém,
e muitos querem que 2013 acabe logo e que chegue 2014...
Seis
Horas de São Paulo: A etapa brasileira do campeonato de Endurance teve uma
melhor organização este ano, e contou também com um público melhor em relação à
edição de 2012, mas mesmo assim, a etapa ainda está capengando no calendário do
Mundial de Endurance, que de todas as etapas listas para o campeonato de 2014,
tem na prova brasileira a única com sua realização não garantida plenamente.
Por mais que Émerson Fittipaldi se esforce para promover e reforçar o leque de
atrações da prova em Interlagos, pegou mal o calote que várias empresas levaram
na corrida do ano passado, com dívidas que ainda não foram quitadas, o que não
ajuda nem um pouco quando se tenta promover uma corrida de um campeonato
mundial. Émerson vai ter de suar mais ainda para garantir que a corrida
aconteça no próximo ano, e ainda torcer para o público colaborar mais, num país
onde muitos só conhecem mesmo é a F-1...
Automobilismo
brasileiro: Com o ambiente ruim pela possibilidade real de não termos mais um
piloto na F-1 em 2014, consequência da péssima gestão da CBA no automobilismo
nacional, que virou uma pálida sombra do que já foi um dia, ainda temos as
novelas malfadadas do "futuro" cada vez mais longe autódromo carioca
em Deodoro, e agora, mais um rolo é trazido à tona pela equipe do site Grande
Prêmio, mostrando um festival de irregularidades envolvendo o autódromo de
Brasília, que mostra que, assim como outros endereços considerados
"nobres" da capital federal, está mais sujo que pau de galinheiro.
Descaso, politicagens, dirigentes picaretas e toda uma sorte de más condutas,
não é surpresa nenhuma o atual panorama do automobilismo em nosso país, um
triste retrato de um país que está carcomido em vários de seus órgãos por gente
nefasta que precisa ser urgentemente varrida do mapa, antes que eles varram
nosso país para a sarjeta do mundo...
Nenhum comentário:
Postar um comentário