quarta-feira, 7 de setembro de 2011

FLYING LAPS – AGOSTO DE 2011

            Hora das notas rápidas sobre alguns eventos do mundo do automobilismo em agosto. Vamos a eles...

Thiago Camilo conquistou a vitória na Corrida do Milhão da Stock Car, prova realizada no dia 7 de agosto, em Interlagos. O piloto da equipe RCM largou na sétima posição e superando os concorrentes à sua frente, até alcançar a liderança. Camilo cruzou a linha de chegada com 8s417 de vantagem para Daniel Serra, o segundo colocado na prova. Max Wilson completou o top-3 paulista e foi o grande destaque da corrida, tendo largado da 30ª posição, e fazendo uma prova agressiva para chegar entre os primeiros colocados. Piloto convidado da etapa especial da Stock, Jacques Villeneuve, ex-campeão da F-1, havia conquistado a 27ª colocação no grid, o mesmo número que estampava em seu carro e que foi imortalizado por seu pai quando corria na Ferrari. O piloto canadense caiu para 31° na largada, mas depois foi se recuperando, até terminar a prova na 18ª posição, e declarar ter se divertido e aprendido muito ao pilotar o carro da Stock Car, que havia conhecido apenas alguns dias antes. Quem não deu sorte na Corrida do Milhão foi Marcos Gomes, que conquistou a pole-position, mas logo na largada já caiu para trás e não conseguiu se recuperar, terminando numa pífia 11ª posição, a mais de 30s de diferença para Thiago Camilo, que faturou o tão sonhado milhão de reais. Quem também não deu sorte em Interlagos foi Cacá Bueno, que terminou em um obscuro 22° lugar, a 3 voltas do vencedor. Em compensação, seu irmão Popó Bueno foi o 7°. Entre os demais pilotos que já passaram pela F-1, Antonio Pizzonia foi o 10°, e Ricardo Zonta o 15°.


Começaram os primeiros testes de pista com o novo chassi Dallara que será o equipamento padrão da Indy Racing League a partir do ano que vem, em substituição ao atual modelo, que já tem 10 anos de uso na categoria. Os testes serão efetuados por Dan Wheldon, que este ano venceu as 500 Milhas de Indianápolis, mas não participa do campeonato por não ter uma equipe por onde correr. Os primeiros testes foram realizados no circuito misto de Mid-Ohio, no dia seguinte à realização da etapa do campeonato no circuito. Estão previstos mais cerca de 11 sessões de testes, mesclando pistas ovais e mistas, para o desenvolvimento do novo monoposto. O carro que Wheldon conduziu também fez a estréia do novo motor Honda V-6 turbo de 2,2 litros, que substituirá os tradicionais V-8 aspirados utilizados pela IRL há mais de uma década. Além de Honda, Chevrolet e Lótus também serão fornecedores de motores na próxima temporada, ajudando a IRL a se livrar parcialmente do estigma de categoria monomarca de equipamentos. Os kits aerodinâmicos que seriam introduzidos pelas equipes, contudo, tiveram sua estréia adiada para 2013, por motivo de contenção de gastos n categoria.


Danica Patrick está dando adeus à Indy Racing League, categoria onde estreou m 2005, correndo pela equipe Rahal Letterman. A piloto vai disputar a divisão Nationwide da Nascar em período integral a partir de 2012. A competidora fez sua estréia com os carros da Stock Car americana no ano passado, quando correu em algumas etapas, algo que passou a fazer com mais freqüência nesta temporada, mas mantendo o campeonato da IRL como prioridade. Tida como a mulher de maior sucesso a competir nas categorias Indy, Danica foi tratada como megaestrela da IRL desde a sua estréia, embora muitos vissem isso como bajulação exacerbada na tentativa de promover a categoria, que mal conseguia chegar a ter um grid de 20 carros. Sua única vitória conquistada até hoje, obtida em Motegi, em 2008, foi tratado como feito histórico, o que não deixa de ser significativo, é verdade, pois foi a primeira vitória de uma mulher numa categoria TOP de monopostos. Mas tanta bajulação em cima tornaram Danica uma pessoa extremamente difícil de lidar e cheia de “não me toques”. Achando-se a maior personalidade da categoria, ela preciso baixar um pouco a crista no ano passado, quando algumas de suas atitudes fizeram com que os fãs até a vaiassem em algumas provas. Se ela melhorou de temperamento realmente, ou se ficou apenas mais afável para tentar reconquistar o público, é complicado saber. Nos últimos meses, Danica criticou a inclusão de mais pistas mistas no calendário da IRL, dizendo que os ovais são a essência do automobilismo americano, e que eles deveriam prevalecer. De certo modo, ela vai ter um bom desafio em 2012, pois a Nationwide tem algumas provas em circuitos mistos que já foram usados pela velha F-Indy, como Road America. Ela tem melhorado seu desempenho a cada etapa que participa da Nascar, e mesmo começando pela segunda divisão da categoria, pretende chegar à divisão principal, a Sprint Cup, em pouco tempo. Se ela vai deixar saudades na IRL, só o tempo dirá, mas tem gente que já fala que, por seus modos de “prima dona”, Danica já vai tarde...


O australiano Casey Stoner mandou bala no campeonato da MotoGP nas duas corridas disputadas no mês de agosto. O piloto venceu de forma categórica as provas da república Tcheca e de Indianápolis, aumentando de forma contundente sua vantagem sobre o atual campeão Jorge Lorenzo. Se contarmos com a prova de Laguna Seca, disputada em julho, Stoner faturou nada menos do que 3 corridas consecutivas, tendo fechado o mês de agosto com 44 pontos de vantagem para Lorenzo. Mas como são 25 pontos por vitória em cada etapa, e ainda faltando várias corridas até o fechamento do campeonato, em Valência, no mês de novembro, ainda tem muito chão pela frente, e tudo pode acontecer. Mas a briga entre Stoner e Lorenzo é o grande mote da temporada da MotoGP, uma vez que todos os demais pilotos até agora estão virando coadjuvantes da disputa entre o australiano e o espanhol.


O terceiro lugar obtido pelo francês Romain Grossjean na etapa da GP2 disputada na Bélgica foi o suficiente para o piloto conquistar por antecipação o título da categoria em 2011. O piloto, que teve uma passagem infeliz pela equipe Renault de F-1 em 2009, o substituir Nelsinho Piquet, conseguiu reconstruir sua carreira nos últimos dois anos, e agora é um dos principais cotados para assumir uma vaga na F-1, na mesma equipe Renault, provavelmente em 2012, caso o polonês Robert Kubica não consiga se recuperar o suficiente para voltar a competir na categoria. Eric Bollier, chefe do time francês, considera Grossjean hoje um piloto muito melhor e mais preparado do que há 2 anos atrás, quando não conseguiu nada de positivo em sua primeira passagem pela F-1. Grossjean tem a simpatia de Bollier e de Gerard Lopez, dono do grupo Geni, que é o atual proprietário da equipe Renault de F-1. Para não dizer da própria Renault, que anseia e muito por ver um novo talento francês na categoria máxima do automobilismo.


Depois de chegar à Argentina, onde já tem uma etapa no calendário disputada há 3 anos, a F-Truck agora visa chegar ao México, segundo declaração de Neusa Navarro Félix, presidente da organização da categoria. A intenção é ter uma etapa disputada em solo mexicano já no próximo ano, mas ainda nada foi definido sobre onde essa etapa será realizada, embora muitos apontem que o circuito Hermanos Rodriguez, na capital, que já recebeu até a F-1, seja o local mais provável. A categoria dos caminhões disputa sua única prova fora do Brasil em Buenos Aires, no circuito Oscar Galvez, que também já recebeu etapas da F-1. Há a intenção de levar os caminhões da F-Truck para outros países também, mas fora o México, não foi declarado quais os outros países que estão na mira de receber futuramente uma etapa. Tentar criar um campeonato internacional da F-Truck não seria nada mal, afinal, corridas não se resumem a monopostos, motos e/ou carros de turismo. A direção da F-Truck só tem de tomar o devido cuidado para não dar um passo maior do que as pernas, o que poderia comprometer a qualidade de seu certame, cuja organização dá de goleada em cima da Stock Car nacional...

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