Voltando a trazer meus antigos textos, trago hoje a coluna que foi publicada no dia 19 de março de 1999, onde o assunto principal era o início do campeonato da F-CART, a Indy original, que naquele final de semana dava partida na disputa da temporada, com boas expectativas de duelos na pista. Como não poderia deixar de ser, tínhamos inúmeros pilotos brasileiros no grid, embora menos da metade deles tivesse condição de vencer corridas propriamente, e até de disputar o título. E tínhamos também uma equipe Ganassi decidida a mostrar o seu poderio, mesmo com a partida de Alessandro Zanardi para competir na F-1, sendo substituído então pelo colombiano Juan Pablo Montoya. E Juan Pablo mostrou a que veio, conquistando o título da competição, e reafirmando o time de Chip Ganassi como a escuderia a ser batida na categoria. Para os brasileiros, seria novamente um ano de vacas magras em termos de resultados, embora um pouco melhor do que o ano anterior. Uma boa leitura a todos, e em breve trago outros textos antigos aqui no blog...
LARGADA PARA OS OVAIS
Vai começar o campeonato 99 da F-CART. Neste domingo à tarde, no circuito de Homestead, em Miami, começa a disputa pelo título da categoria, e a briga, como é de praxe, promete muita disputa e indecisão até o último minuto. Já os fãs brasileiros não poderão assistir à prova pela televisão, a menos que fiquem acordados madrugada adentro, pois a TVS/SBT, até ordens em contrário, deverá transmitir apenas um VT no fim da noite de domingo para segunda, em razão das brigas de Gugu Liberato pela audiência nas tardes de domingo. Quem perde é o telespectador, uma vez que o programa de Gugu tem muita porcaria dispensável para se pôr no ar, na minha opinião.
Mas, deixando para lá as palhaçadas da emissora de Sílvio Santos, as expectativas deste ano são as melhores possíveis. A maior delas é se a Chip Ganassi continuará dominando o campeonato como nos últimos 3 anos. Jimmy Vasser é o favorito para o título. Já Juan Pablo Montoya, o novo piloto do time, que substitui o italiano Alessandro Zanardi, apesar de já ter se mostrado muito rápido nos testes, precisa mostrar isso nas corridas, e os circuitos ovais têm seus segredos, especialmente em ritmo de corrida, com retardatários o tempo todo pela frente.
A lista de candidatos a derrubar a Ganassi é bem grande. Começa pela Forsythe, com Greg Moore e Patrick Carpentier; passa pela Newmann-Hass, com Michael Andretti; pela Rahal com Brian Herta e Maxxmiliano Papis; pela Patrick com P.J. Jones e Adrian Fernandez; pela Penske, com Al Unser Jr.; e pela PacWest, com Mark Blundell. Isso sem contar os brasileiros na parada. As nossas melhores chances estão com Gil de Ferran e Christian Fittipaldi, seguidos por Tony Kanaan. A Walker se reestruturou para este ano, aumentando para 2 pilotos e com maior capacidade técnica. Já a Newmann-Hass debandou para os pneus Firestone e tem no ótimo projeto do chassi Swift seu melhor trunfo para a temporada. O novo chassi tem demonstrado certa instabilidade nos ovais, mas a equipe acredita em encontrar uma solução rápida para o problema. Já Tony Kanaan tem as melhores expectativas possíveis: com a compra da Tasman pela Forsythe, acabou-se o problema da falta de verba do time. Tony contará com o patrocínio milionário da rede Mcdonald’s. Com mais testes do que em 98 para poder desenvolver o equipamento, Tony já admitiu que a meta é lutar pelo título este ano.
Já nossos outros pilotos na categoria lutam para ter um ano melhor do que o de 98, ou simplesmente conseguir mostrar na pista do que são capazes. Hélio Castro Neves terá na Hogan melhores condições de apresentar resultados do que na Bettenhausen. A única dúvida é o desenvolvimento do chassi Lola, cujo desempenho até agora tem sido meio nebuloso, mas promissor. Maurício Gugelmim acredita na volta da ascenção da PacWest, para ocupar novamente o lugar que deixou no fim de 1997, como segundo melhor time da categoria. Completando a esquadra verde-amarela nas pistas da F-CART em 99, temos os estreantes Cristiano da Matta e Tarso Marques. Cristiano correrá pela Arciero-Wells, enquanto Tarso defenderá a Payton-Coyne. Apesar dos times não terem um retrospecto de porte, ambos impressionaram todo mundo na categoria ao andarem tão rápido com carros tecnicamente limitados. Uma inegável mostra do talento que possuem. Resta torcer para que os times possam proporcionar-lhes um equipamento minimamente competitivo para que possam mostrar do que são capazes na pista em tempo integral.
No campo técnico, muito pouca coisa muda. No quesito chassis, a Reynard ainda é a melhor opção de equipamento a se utilizar, tendo conquistado todos os títulos desde 1995. O Swift tenta mostrar ser a segunda melhor opção, enquanto Penske e Lola tentam recuperar o prestígio perdidos nas últimas temporadas. Ao nível de motores, os Honda ainda são os favoritos, mas a Mercedes promete bagunçar esse favoritismo, enquanto a Ford corre aparentemente por fora, mas sem poder ser subestimada, podendo surpreender. A Toyota esta remodelando totalmente o seu motor, e promete deixar de ser uma nota de rodapé na categoria, o que tem sido até o momento, enquanto sua maior rival, a Honda, brilha na luta pelo título. E, nos pneus, a Firestone deve dominar ainda mais, até porque suas únicas ameaças potenciais ficaram restritas à Walker e à Penske, que ainda correrão com os Goodyear, enquanto quase todo o resto do pelotão utilizará os Firestone. E ainda temos o chassi Eagle, que retorna na equipe All American, mas nem é preciso dizer que não dá para esperar nada deste time...
Bem, expectativas é o que não faltam. Que seja mostrada a bandeira verde...
A ESQUADRA DA F-CART DE 1999:
Número |
Piloto |
Equipe |
Chassi/Motor |
2 |
Al Unser Jr. |
Penske |
Penske/Mercedes |
4 |
Juan Pablo Montoya |
Chip Ganassi |
Reynard/Honda |
5 |
Gil de Ferran |
Walker |
Reynard/Honda |
6 |
Michael Andretti |
Newmann-Hass |
Swift/Ford |
7 |
Maxximiliano Papis |
Rahal |
Reynard/Ford |
8 |
Brian Herta |
Rahal |
Reynard/Ford |
9 |
Hélio Castro Neves |
Hogan |
Lola/Mercedes |
10 |
Richie Hern |
Della Penna |
Swift/Toyota |
11 |
Christian Fittipaldi |
Newmann-Hass |
Swift/Ford |
12 |
Jimmy Vasser |
Chip Ganassi |
Reynard/Honda |
15 |
Naoki Hattori |
Walker |
Reynard/Honda |
16 |
Shigeaki Hattori |
Bettenhausen |
Reynard/Mercedes |
17 |
Maurício Gugelmim |
PacWest |
Reynard/Mercedes |
18 |
Mark Blundell |
PacWest |
Reynard/Mercedes |
19 |
Michel Jourdain Jr. |
Payton-Coyne |
Lola/Ford |
20 |
P.J. Jones |
Patrick |
Swift/Ford |
22 |
Robby Gordon |
Gordon |
Swift/Toyota |
24 |
Scott Pruett |
Arciero-Wells |
Reynard/Toyota |
25 |
Cristiano da Matta |
Arciero-Wells |
Reynard/Toyota |
26 |
Paul Tracy |
Green |
Reynard/Honda |
27 |
Dario Franchtiti |
Green |
Reynard/Honda |
33 |
Patrick Carpentier |
Forsythe |
Reynard/Mercedes |
34 |
Dennis Vitolo |
Payton-Coyne |
Reynard/Ford |
|
Tarso Marques |
Payton-Coyne |
Lola/Ford |
36 |
Alex Barron |
All American Racers |
Eagle/Toyota |
40 |
Adrian Fernandez |
Patrick |
Swift/Ford |
44 |
Tony Kanaan |
Tasman-Forsythe |
Reynard/Honda |
99 |
Greg Moore |
Forsythe |
Reynard/Mercedes |
Devido às suas estripulias na pista em 1998, Paul Tracy será substituído na primeira prova do campeonato por Raul Boesel na equipe Green. E Boesel, no Spring Training, andou muito bem, deixando Dario Franchiti para trás. É uma boa esperança a mais de vitória brasileira na primeira etapa. Já Tarso Marques não está confirmado para correr o ano todo pela Payton-Coyne, pelo motivo de sempre, falta de patrocínio...
Nenhum comentário:
Postar um comentário