quarta-feira, 17 de abril de 2019

ARQUIVO PISTA & BOX – SETEMBRO DE 1998 – 18.09.1998


            Hora de trazer novamente uma de minhas antigas colunas, e a de hoje foi publicada no dia 18 de setembro de 1998, há mais de vinte anos. O momento era muito especial para a torcida ferrarista naquela semana, pois seu grande ídolo, Michael Schumacher, conseguia empatar nos pontos com o grande rival Mika Hakkinem na liderança do campeonato, faltando apenas duas provas para encerrar o ano. Algo que os torcedores do time rosso andam com muita saudade de ver, do jeito que as coisas andam ultimamente, ainda mais depois do que vimos na China, naquele que foi o milésimo Grande Prêmio da história da Fórmula 1. Mas ainda não seria em 1998 que a Ferrari sairia da fila em que se encontrava desde 1979. Hakkinem e a McLaren trataram de botar a casa em ordem, e o piloto finlandês conquistaria o título da temporada, adiando o sonho de Schumacher e dos tiffosi de serem novamente campeões.
            De quebra, notas rápidas a respeito das competições automobilísticas ocorridas na semana, com alguns comentários sobre o assunto, especialmente de alguns pilotos brasileiros que não tiveram a sorte de chegar e/ou brilhar na F-1, apesar de vencerem campeonatos demonstrando seu talento, em categorias que hoje nem existem mais, infelizmente. Aproveitem o texto, e boa leitura...



A RETA FINAL

            Empate! Empate! O anseio dos italianos virou o pesadelo da McLaren domingo passado em Monza. Michael Schumacher conseguiu empatar com Mika Hakkinem na liderança do campeonato de Fórmula 1. Tecnicamente, o piloto finlandês ainda é o líder do mundial, pois possui um 2º lugar a mais que Schumacher, no critério de desempate por colocações. Para a torcida fanática em Monza, porém, nada disso importava no domingo. Para eles, Schumacher é o novo líder do campeonato, e coitado de quem ousasse discordar deles no meio daquela multidão que ficou enlouquecida como nunca após a vitória do time de Maranello na pista italiana. A comemoração varou a noite, e a alegria dos tiffosi, a mais fanática do planeta, chegou a dar medo até. Se Michael conquistar o título, o alemão vira rei na Itália, para não falar que o dia da conquista provavelmente vira feriado nacional...
            Faltando agora apenas 2 corridas para encerrar o campeonato, Michael Schumacher anda nas nuvens, e já chega até a apregoar a conquista do tricampeonato. O alemão pode estar cantando vitória antes da hora, mas no momento vale tudo, ainda mais na guerra psicológica para derrubar a McLaren, que no início do campeonato nunca se imaginava se ver na atual situação. Não só a Ferrari conseguiu evoluir como a própria McLaren parece ter estagnado o desenvolvimento de seus carros. Como se isso ainda não bastasse, a fiabilidade das flechas de prata demonstrada nas últimas corridas está jogando contra os pilotos de Ron Dennis. Em Monza, por exemplo, apesar da esplêndida atuação de Schumacher, foi mais a McLaren a perder a corrida do que o alemão a ganhá-la. David Coulthard foi traído por seu motor quando liderava a prova, e isso acontecer em Monza, depois dos acontecimentos vistos na Bélgica, pareceu até praga rogada pela torcida italiana. O “vilão” que arruinou a corrida de seu ídolo em Spa desta vez não iria mais atrapalhá-lo. Muito pelo contrário, até ajudou Schumacher a encostar em Hakkinem, que foi atrapalhado pela fumaça, e a ultrapassar o finlandês. Já Hakkinem acabou atrapalhado na primeira metade da corrida por um erro crasso da McLaren, que calibrou seus pneus de maneira errada, tirando-lhe performance. Corrigido o problema, foi a vez de Mika ser traído pelos freios de seu carro, motivando sua rodada e perda de andamento, culminando no abandono da prova.
            Do jeito que as coisas estão, tudo pode acontecer agora. A Ferrari, capitaneada por Schumacher, vai em busca de um título que não vê desde 1979. O bicampeão alemão está mais motivado do que nunca, ainda mais agora. Já a McLaren precisa se recompor, e não pode mais aceitar cometer um erro sequer nas corridas finais do campeonato. Mesmo o fato do próximo GP ser na pista que a Mercedes costuma fazer seus testes não serve muito de consolo. A McLaren e seus pilotos já cometeram erros demais até agora e permitiram a reação de Schumacher, fora o azar que atingiu o time inglês em algumas etapas.
            Tudo aponta para mais uma decisão em Suzuka, pois apenas se Schumacher abandonar, e Hakkinem vencer em Nurburgring o finlandês encerra a luta pelo título. Para a F-1, seria a glória: 3 anos consecutivos de decisão do título na última etapa. Se tudo ficar para Suzuka, a fanática torcida ferrarista vai passar um mês de suspense. E boa parte da imprensa especializada e demais torcedores também, bem ao gosto de Bernie Ecclestone, que vai ver a categoria mais do que nunca em evidência...


Depois de Cristiano da Matta faturar o título da Indy Lights, o amazonense Antonio Pizzonia faturou o segundo título internacional do Brasil este ano, conquistando o campeonato da F-Vauxhall Jr. Pizzonia assegurou o caneco ao terminar em 2º lugar na prova de Oulton Park, domingo passado. Parabéns a este garoto de apenas 17 anos ainda. Para 99, a meta é a F-Renault...


Na F-3 Inglesa, mais uma vitória de Mário Haberfeld, agora em Thruxton. É a sua 4ª vitória na temporada. Luciano Burti ficou em 3º lugar, assegurando a maioria verde-amarela no pódio da etapa. Praticamente é mais um título para o Brasil. Haberfeld tem 25 pontos de vantagem para o vice-líder, Enrique Bernoldi, outro brasileiro. E Burti também é i 3º colocado no campeonato. Os ingleses este ano estão ficando a ver navios...


Mais um título para o Brasil no automobilismo, agora no Mundial de Kart Categoria A. Rubem Carrapatoso é o autor da façanha conquistada em Ugento, na Itália. E o pódio, mais uma vez, teve maioria brasileira: André Nicastro ficou em 3º lugar...


Para completar, estivemos presentes também no pódio da F-CART. Tony Kanaan fez uma corrida brilhante em Laguna Seca e ficou em 3º lugar na corrida. Tony foi perfeito nos boxes e na prova, efetuando uma ultrapassagem decidida sobre Dario Franchiti quando o escocês errou o ponto de freada no fim da reta dos boxes. Tony é agora o melhor brasileiro no campeonato da F-CART, com 72 pontos.


Bryan Herta finalmente desencalhou na F-CART. O piloto americano, da equipe Rahal, já havia batido na trave várias vezes, em algumas delas perdendo para Alessandro Zanardi. Desta vez Herta não deu chances ao italiano e venceu a prova de Laguna Seca, conquistando a primeira vitória de sua carreira, depois de cerca de 70 GPs disputados. É bem verdade que as bandeiras amarelas ajudaram nas voltas finais, deixando apenas 2 voltas para a luta direta de Herta com Zanardi. Se a corrida tivesse mais algumas voltas em bandeira verde, Zanardi teria sido um pesadelo para o americano, como fez no ano passado...


A prova de Laguna Seca da F-CART foi muito chata em diversos momentos. Devido ao traçado, ninguém conseguia passar ninguém na pista. Muitos só conseguiram trocar de posições nos boxes, devido ao trabalho de suas equipes de pit stop. No primeiro pelotão houve pouquíssimas ultrapassagens. O novo circuito de Vancouver também teve muito poucas ultrapassagens. Seria bom redesenhar algumas partes dos circuitos de forma a permitir maiores possibilidades de ultrapassagens...


Benetton e Williams estão ameaçadas no mundial de construtores na F-1. A Jordan vem subindo rápido e em Nurburgring podem ser superadas na tabela pela equipe de Eddie Jordan se não reagirem. Damon Hill vem pontuando em todas as provas desde a Alemanha e só não conseguiu terminar melhor em Monza porque ficou trancado atrás da Williams de Heinz-Harald Frentzen por várias voltas. Em compensação, Ralf Schumacher subiu ao pódio com o problema que levou ao abandono de Mika Hakkinem...



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