Voltando
com outro de meus antigos textos, esta coluna foi publicada em 28 de agosto de
1998, e o assunto era a queda de braço travada por Gugu Liberato contra as
transmissões da F-CART no domingo à tarde pela TVS/SBT. Lamentavelmente para os
fãs do esporte a motor, Gugu acabou ganhando a briga, e a bela estrutura de
transmissão montada para exibir as provas acabou sendo desmantelada
progressivamente. Silvio Santos, infelizmente, preferiu seu velho pupilo, e
algum tempo depois, rifou a categoria da grade de programação, depois de
transferir a exibição das provas para um horário ridículo de fim de noite de
domingo para segunda.
De
quebra, vários tópicos rápidos de alguns acontecimentos no mundo do esporte a
motor naquela semana. Aproveitem o texto, e boa leitura...
F-CART NA CORDA BAMBA
NA TV BRASILEIRA
Na
última semana aumentaram fortemente os rumores de que a transmissão da F-CART
pela TVS/SBT estão com os dias contados. Pressionado por Gugu Liberato, Silvio
Santos estaria pronto para rescindir o contrato de exibição das provas da
categoria. Já faz tempo que Gugu anda reclamando de ter seu programa Domingo
Legal interrompido pelas provas da F-CART, e consequentemente, perdendo
audiência. Nos últimos dias, entretanto, teria dado um ultimato ao patrão: ou
tirava as corridas, ou ele iria para outra emissora. Seja lá qual for a
verdade, tudo indica que em 1999 a F-CART terá de procurar outro endereço na
televisão brasileira.
Na
minha opinião, e para ser bem sincero, há meses que a programação da TVS/SBT
vem virando um balaio de gatos, com programas cada vez mais chulos e de
qualidade duvidosa. E nem Gugu escapa: seu Domingo Legal já foi muito melhor do
que é atualmente. Isso sem falar que há cerca de 10 anos atrás Gugu apresentava
programas muito melhores, como o Cidade Contra Cidade, e a primeira versão do
Passa ou Repassa. O primeiro foi extinto pouco tempo depois, enquanto o segundo
virou um programa no pior estilo pastelão: errou, levou torta na cara. Num país
onde tanta gente passa fome, acho isso uma imoralidade sem tamanho.
A
F-CART é transmitida pela TVS/SBT desde 1995, quando Silvio Santos adquiriu os
direitos de transmissão, tentando alavancar a audiência dominical de sua
emissora. Nos dois anos anteriores, a F-CART foi transmitida pela TV Manchete.
Agora, a categoria vira um pivô de uma ridícula guerra de audiência que se
trava todo santo domingo entre a TVS/SBT e a Globo.
Não
é errado lutar e competir pela audiência, afinal, TV nada mais é do que um
negócio. Mas ultimamente, a briga pela audiência nos domingos têm levado uma
avalanche de baixarias para a tela da TV. Pior é o fato de estas porcarias
estarem dando audiência, o que demonstra claramente, cada vez mais, o baixo
nível cultural do povo brasileiro, que prefere ver as situações medíocres que
são apresentadas a qualquer coisa de nível, caso das corridas de automóvel, que
pelo menos mostram uma competição esportiva. Segundo dados de pesquisa, o
público dominante que acompanha as transmissões da F-CART é das classes A e B,
ou seja, pessoas de alto poder aquisitivo e elevado nível cultural. E não é à
toa que as cotas de patrocínio das transmissões são tão altas. Mas parece que a
guerra de audiência virou um verdadeiro vale tudo, numa guerra onde cada um vai
baixando o nível cada vez mais para conquistar o público televisivo. Até mesmo
o Ratinho tem aparecido no programa do Gugu alfinetando junto com ele a TV
Globo. Com atitudes como essa, tanto Gugu quanto Ratinho não demonstram terem
mais moral do que a emissora concorrente, como costumam ficar enfatizando
frequentemente. A programação da Globo, por sua vez, também não é flor que se
cheire, mas pelo menos, até o momento, ainda não baixaram o nível mais do que
já está na TVS/SBT, cuja programação está cada vez pior.
Fica
agora a dúvida onde a F-CART poderá aportar no ano que vem. A Record era tida
como forte hipótese, mas declarou oficialmente estar fora das negociações para
transmitir a categoria. A Bandeirantes, outra emissora cogitada, já transmite a
categoria dissidente Indy Racing League, e parece muito pouco provável que vá
aceitar transmitir a F-CART. Isso é apenas para 1999, mas até mesmo o restante
da temporada 98 está sob ameaça de não ser transmitida pela TVS/SBT. Não seria
surpresa se a emissora acabasse transmitindo as provas em VT no meio da
madrugada, como já vem ocorrendo com a Indy Lights. Realmente, uma situação
lamentável...
Maxximiliano Papis será o substituto de Bobby Rahal como piloto na
equipe Rahal Racing para a próxima temporada da F-CART. Todos os demais pilotos
agora ficam na expectativa de quem irá ocupar o lugar de Alessandro Zanardi na
Chip Ganassi, assim que o piloto italiano confirmar oficialmente seu retorno à
F-1 para guiar pela equipe Williams em 99.
Neste domingo teremos mais uma prova de altas emoções na Fórmula 1. O
palco é o belo circuito de Spa-Francorchamps, onde Michael Schumacher sempre
costuma surpreender a todos, desde que estreou na categoria. Se chover durante
a prova, o que aconteceu nas últimas 3 etapas, a situação da McLaren pode ficar
muito complicada. Mas, se não chover, Schumacher vai ter de dar duro para
vencer s flechas prateadas de Mika Hakkinem e David Coulthard,
Os pilotos brasileiros na F-1 devem definir neste final de semana seus
destinos para a próxima temporada. Se Rubens Barrichello perder mesmo a luta
pela vaga na Williams, terá de amargar mais um ano na Stewart. Pedro Paulo
Diniz é outro que tenta uma escuderia melhor para 1999, depois que a Arrows
perdeu o projetista John Barnard. Ricardo Rosset, por sua vez, também tenta a
sorte para conseguir um carro melhor. E Ricardo Zonta tem liberdade para correr
na F-1 já em 99. As suas chances são melhores na Jordan e na nova equipe BAR.
Se fizer um bom trabalho, para o ano 2000 poderá ser piloto titular da McLaren
na F-1.
E, por falar em
Ricardo Zonta, o piloto brasileiro fez testes com a McLaren
em Silverstone na semana passada. Zonta andou no mesmo ritmo de Mika Hakkinen e
até foi mais rápido do que o finlandês na maioria das voltas que deu no
circuito inglês. Bons presságios para impressionar potenciais equipes,
incluindo a própria McLaren...
A tão anunciada retirada da Goodyear da Fórmula 1 ao final do ano já
começa a ser posta em dúvida. Rolam fofocas de que a Ferrari e a Williams
estariam pressionando a fábrica norte-americana a permanecer na categoria, em
troca de fidelidade aos seus compostos. O duelo McLaren X Ferrari se resume
também a um duelo Goodyear X Bridgestone. Vamos ver no que isso vai dar...
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