Trazendo novamente uma de minhas
antigas colunas, este texto foi publicado em 21 de agosto de 1998, e o tema
principal era o fato de a disputa pelo título da temporada de F-1 daquele ano
ter sido relançado após a vitória de Michael Schumacher no GP da Hungria,
diminuindo sobremaneira sua desvantagem para o líder e até então favorito Mika Hakkinen,
da McLaren, fazendo um balanço do que poderíamos esperar nas corridas que
restavam para o fim daquele campeonato, que acabou coroando Mika como novo campeão
da F-1. De quebra, vários tópicos rápidos com notas sobre acontecimentos da F-1
e da F-CART, com alguns comentários. Uma boa leitura, e na próxima sexta trago
a primeira coluna de 2019. Até lá...
CAMPEONATO RELANÇADO
Depois
da espetacular vitória de Michael Schumacher no Grande Prêmio da Hungria
domingo passado, o campeonato de Fórmula 1 ficou totalmente em aberto, e a
partir de agora, deve pegar mesmo fogo com tudo. Para melhorar ainda mais as
coisas para a Ferrari, e para desgraça da McLaren, Mika Hakkinen acabou ficando
em um pífio 6º lugar que até agora não souberam explicar direito qual foi o
defeito que derrubou o líder do campeonato para esta posição em Budapeste. O ponto do
6º lugar foi tudo o que deu para salvar, e a sorte de Schumacher foi tanta que
o carro da Ferrari que apresentou defeito na corrida foi justamente o de Eddie
Irvinne. Nem mesmo uma saída de pista do bicampeão alemão na segunda metade da
prova comprometeu o seu show na etapa húngara, que conseguiu exatamente o que
precisava na etapa do leste europeu: reabrir a disputa pelo título e bagunçar o
coreto da McLaren novamente.
Com
4 etapas para encerrar o Mundial, tudo está indefinido. Até mesmo os
prognósticos de quem é favorito nas etapas faltantes podem ser postos em dúvida
agora. Tudo caminha para, teoricamente, uma disputa equilibradíssima até o
encerramento do certame, em Suzuka.
Spa-Francorchamps,
por exemplo, é um circuito de alta velocidade que, na teoria, favorece a
McLaren. Mas Michael Schumacher é o atual rei do circuito belga, que também
costuma privilegiar o talento dos grandes pilotos. Isso sem falar no clima, que
tradicionalmente costuma pregar peças nos pilotos e equipes, e isso pode
complicar as coisas para o time de Ron Dennis.
Já
em Monza, tudo indica que a McLaren vai voar com tudo, pois é a pista mais
veloz do calendário. A Ferrari testou esta semana em Monza, visando melhorar
sua performance na veloz pista italiana, onde não consegue ter o favoritismo
nos últimos anos. Se for como em Hockenhein, o time rosso vai ter problemas,
pois a Williams e a Jordan também podem entrar na briga pelas primeiras
colocações e atrapalhar os planos de Schumacher.
Em
Nurburgring a situação, que teoricamente aponta para a direção do bicampeão
alemão da Ferrari, não é tão favorável assim como se pensa. O circuito de
Nurburg pode ser de média velocidade, mas é nesta pista que a Mercedes costuma
fazer os testes de seus propulsores, e a fábrica conhece muito bem o circuito junto
com a McLaren. Ano passado, o time prateado dominou a corrida, e só não ganhou
porque os motores de ambos os carros quebraram. Neste ano, contudo, a história
promete ser bem diferente.
Depois,
Suzuka, a etapa final do campeonato. Com inúmeras curvas bem delineadas, a
McLaren poderia dominar neste circuito, mas tudo pode pender também para a
Ferrari, que mostrou seu poderio em pistas sinuosas.
Resumindo,
tudo pode acontecer nesta disputa. Com apenas 7 pontos de vantagem para
Schumacher, Mika Hakkinen vai ter de dar tudo de si para conquistar o título da
F-1. Já Michael, por sua vez, não vai medir esforços para conquistar o
tricampeonato. Fica a dúvida se o piloto alemão, no extremo, acabará apelando
como tentou no ano passado. Tudo aponta para uma disputa ferrenha e equilibrada
em todas as etapas restantes, e não seria difícil imaginar que a decisão se
dará na última corrida, em
Suzuka. Vamos aguardar, pois o campeonato está aberto.
Mika Hakkinen ou Michael Schumacher?
Que vença o melhor nesta briga...
Scott Pruett já arrumou nova equipe para a temporada de 1999 na F-CART.
Pruett defenderá a Arciero-Wells, no lugar de Robby Gordon. O outro piloto do
time, Maximiliano Papis, deve continuar na escuderia. Trocar a Patrick pela
Arciero, no entanto, é um retrocesso técnico na carreira do piloto americano...
O novo calendário provisório da CART para 99 tem 21 provas em vista. As novidades são
as pistas de Chicago (oval) e Road Atlanta (misto). O aumento do número de
corridas, entretanto, pode provocar o colapso financeiro de times menores, como
a Della Penna, Arciero-Wells, entre outros times pequenos da categoria.
Alessandro Zanardi já é praticamente bicampeão da F-CART. E já está
praticamente certo também como piloto da equipe Williams de F-1 para a próxima
temporada, embora o anúncio oficial só deva ocorrer em Vancouver. Com o 2º
lugar obtido em Elkhart
Lake, Zanardi está praticamente com 80 pontos de vantagem
sobre Jimmy Vasser, o mais próximo adversário, e só um completo desastre tirará
o título do piloto italiano da Ganassi. Como é muito pouco provável que tal
desastre aconteça, podemos já ir tratando Alessandro como novo campeão de 98.
Agora é interessante ver a briga pelo vice-campeonato, que engloba diversos
pilotos, desde Jimmy Vasser, atual vice-líder da classificação, passando por
Adrian Fernandez, Greg Moore, Michael Andretti, Scott Pruett, Dario Franchiti,
Bobby Rahal, e terminando em Gil de Ferran e Brian Herta. Zanardi deve encerrar
matematicamente a contenda em Vancouver, onde será a próxima etapa. Já a
disputa pelo vice-campeonato só deverá se encerrar mesmo em Fontana, última
corrida da temporada.
Rola o boato de que Ralf Schumacher será o companheiro de Alessandro
Zanardi na Williams em 1999. Se isso se confirmar, Rubens Barrichello, mais uma
vez, ficará a ver navios na categoria. E é bom que Frank Williams consiga
administrar os ânimos de Zanardi e “little” Schummy. E Zanardi, por sua vez,
precisará dosar um pouco o acelerador na Williams, para evitar se envolver em
acidentes como os ocorridos nas últimas etapas da F-CART, pois os F-1, embora
seguros, não são carros tão robustos assim. Já Ralf, por sua vez, também tem se
metido em diversas confusões na pista este ano. Se ambos não moderarem um pouco
o ímpeto no acelerador e pilotarem menos com a cabeça, o ano que vem vai ser
mais difícil para a Williams do que muita gente imagina...
A Benetton continua com sua atual dupla de pilotos para 1999. Na Prost,
Olivier Panis e Jarno Trulli continuam firmes. Na Jordan, Damon Hill está
garantido, especialmente depois de suas boas performances nas últimas duas
corridas...
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