E o fim de ano está se aproximando,
e teremos na próxima semana o feriado de Natal, e em seguida a festa de Ano
Novo. Então, hoje, trago para os leitores outra de minhas antigas colunas. Esta
foi publicada em 7 de agosto de 1998, e o assunto principal era sobre o azar de
Michael Schumacher naquele momento da temporada de F-1 de 1998, onde o piloto alemão
pretendia dar seguimento a seus bons resultados no campeonato, conseguindo
balançar o favoritismo da McLaren, que vinha dominando o ano. Mas as coisas não
saíram exatamente como Michael e a Ferrari esperavam, e Mika Hakkinen, grande
favorito ao título, retomou as rédeas da disputa, lembrando a todos que o time de
Woking ainda dava as cartas na parada, e que não seria tão fácil para Schumacher
chegar ao tricampeonato. Mas o alemão bem que tentou, e foi vice-campeão, uma vez
que David Coulthard ficou devendo muito para o carro que tinha nas mãos.
De quebra, alguns tópicos rápidos de
resultados em outras categorias, além da menção do boato de que Rubens
Barrichello poderia correr pela Williams na temporada de 1999, o que nunca
ocorreu, já que Frank Williams escolheu Ralf Schumacher, e ainda pegou o novo
bicampeão da F-CART Alessandro Zanardi para o ano seguinte. Barrichello só
guiaria para Frank Williams em 2010, quando a escuderia já não atravessava um
bom momento, e já havia virado coadjuvante na competição. Uma boa leitura a
todos, e em breve trago mais textos antigos por aqui...
TIROS PELA CULATRA
Duas
corridas seguidas, duas dobradinhas da equipe McLaren. Tudo parece indicar que,
depois de algumas provas azaradas, as “flechas de prata” do time inglês
voltaram à velha forma exibida no início do campeonato. Não é tanto assim, mas
desta vez a McLaren não sofreu os percalços que a afetaram no Canadá, na França
e na Inglaterra. Muito pelo contrário, Michael Schumacher e a Ferrari, que já
vinham prometendo que entrariam firmes na luta pelo título e estavam no páreo
para vencer tanto em Zeltweg quanto em Hockenhein, viram-se às voltas com
inúmeros problemas que praticamente tiraram o time italiano da parada.
Na
Áustria, Michael Schumacher foi o pior inimigo de si próprio. O bicampeão
alemão, em sua tradicional postura agressiva e determinada, partiu para cima de
Mika Hakkinen disposto a forçar o piloto finlandês a um erro, ou na pior das
hipóteses, não lhe dar folga nenhuma até chegar a hora do pit stop, onde
planejava contar com o melhor trabalho de Box da Ferrari para garantir a ascenção
à liderança da corrida. O tiro de Michael saiu pela culatra: Hakkinen
permaneceu impassível à pressão e foi ele, Schumacher, quem errou feio na ânsia
de pressionar a McLaren. O alemão saiu da pista e danificou o bico de seu
carro. Por sorte, conseguiu chegar ao Box, e depois de tudo reparado, voltou à
pista onde, mais uma vez, conseguiu terminar em 3º lugar e minimizar os
prejuízos, graças à ajuda de seu companheiro de equipe Eddie Irvinne, que se
deixou ser ultrapassado por Michael para que este subisse ao pódio ao invés
dele.
Já na
Alemanha, mais problemas aguardavam Schumacher e a Ferrari. O novo chassi com
distância entre-eixos mais longa, que havia sido testado em Monza e se mostrava
mais rápido que o modelo convencional, não se adaptou direito ao veloz circuito
alemão de Hockenhein, obrigando o time a recorrer ao modelo antigo. Este, por
sua vez, fez seus caprichos no sábado, com quebra de motor, saídas de pista, e
outros pequenos entraves. Não dava para fazer melhor na corrida, e Schumacher
se viu superado até pela Williams e pela Jordan, que mostraram seus melhores
desempenhos no ano pelas mãos de Jacques Villeneuve (Williams) e Damon Hill
(Jordan).
Curioso isso
ocorrer justamente depois de Schumacher ter renovado seu contrato com a
Ferrari. Até Eddie Irvinne foi apanhado pela súbita onda de azar, pois ficou o
GP alemão todo numa briga renhida com Giancarlo Fisichella, ganha pelo
italiano, pela 7ª posição na corrida. Parece até que renovação de contrato anda
dando azar. Deve ser por isso que Villeneuve não renovou com a Williams,
preferindo ir para a nova equipe BAR. Como que para comprovar o azar gerado por
um contrato renovado, o piloto canadense andou bem em todo o fim de semana,
retornando ao pódio, de onde andava ausente desde o último GP de 1997, quando
foi campeão. Curiosamente, naquele GP Villeneuve também dividiu o pódio com os
pilotos da McLaren, Mika Hakkinen e David Coulthard...
Com
16 pontos de desvantagem para Mika Hakkinen, as coisas ficaram um pouco mais
complicadas para Michael Schumacher na luta pelo tricampeonato, mas o alemão
não perde a pose e promete reagir com tudo na Hungria e em Spa-Francorchamps. São
pistas onde o intrépido bicampeão costuma se dar bem. Faltando 5 etapas para
encerrar o campeonato, é hora de tentar tudo por tudo. A McLaren parece ter
acordado novamente, e podem estar certos de que, a esta altura do campeonato,
não vai querer dar mais chances à concorrência...
Na F-Renault inglesa, tivemos mais uma vitória brasileira na 10ª etapa,
com o piloto Aloísio Coelho. O brasileiro lidera o campeonato com 274 pontos. O
inglês Douglas Bell vem em 2º no campeonato, com 218 pontos.
No último domingo, no circuito de Posadas, na Argentina, Nestor Furlan
conseguiu mais uma vitória na F-3 Sul-Americana. Mas os brasileiros foram
maioria no pódio da 7ª etapa da competição: Tom Stefani foi o 2º colocado e
Duda Pamplona o 3º...
Já na F-Vauxhall Jr. o brasileiro Antonio Pizzonia ficou em 4º lugar na
11ª etapa do campeonato, disputada em Thruxton.
Neste domingo tem mais uma etapa da F-CART, que se encontra em um dos
melhores circuitos da temporada, o Mid-Ohio Sports Car Course, em Lexington,
Ohio. E Alessandro Zanardi é, para variar, o maior favorito da corrida. Mas
todo mundo está mesmo é esperando a confirmação do destino do italiano para
1999. Zanardi deve anunciar enfim que retorna à F-1 ou se permanecerá na F-CART
para a próxima temporada...
Para Bobby Rahal, a prova em Mid-Ohio deve ser bem especial. Com a
aposentadoria como piloto anunciada para o fim da atual temporada, Rahal deve
tentar dar tudo o que pode para conseguir vencer neste circuito. A sede de sua
escuderia fica próxima a Lexington, e o circuito de Mid-Ohio é o mais usado
pela escuderia para testar seus carros. Sendo assim, Bobby Rahal quer tentar se
despedir desta pista em grande estilo...
A CART vetou a participação do piloto brasileiro Sérgio Paese na prova
de domingo, em
Mid-Ohio. Paese, que já é piloto da Indy Lights, iria correr
pela equipe Payton/Coyne na prova de Mid-Ohio da F-CART. Com isso, outro
brasileiro, Guálter Salles, tem mais uma chance de mostrar serviço na equipe...
A McLaren, assim como a Ferrari, já confirmou a renovação de seus dois
pilotos para a temporada do ano que vem na F-1. Com isso, crescem as chances de
Rubens Barrichello ser piloto da Williams no próximo ano, uma vez que David Coulthard,
um dos possíveis candidatos à Williams por estar descontente com sua atual
situação na McLaren, estava à frente de Rubinho na preferência de Frank
Williams. Mas há quem afirme que o piloto brasileiro já assinou até contrato
para pilotar a Williams em 1999. E na contratação do piloto brasileiro, a
Stewart ficaria com o colombiano Juan Pablo Montoya, piloto de testes do time
de Frank. A troca seria para liberar Rubinho da multa de rescisão contratual
com a Stewart, que é bem significativa. Uma possibilidade mais do que
plausível, uma vez que Frank Williams não é muito chegado a contratações de
pilotos por valores astronômicos...
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