quarta-feira, 19 de julho de 2017

ARQUIVO PISTA & BOX – FEVEREIRO DE 1998 – 13.02.1998



            Voltando a trazer mais um de meus antigos textos, esta coluna foi publicada em 13 de fevereiro de 1998, e o assunto eram os treinos coletivos que as escuderias da F-1 fariam na semana seguinte, na pista de Barcelona, visando a fase final de sua preparação para o Mundial daquele ano. Haviam muitas expectativas positivas no ar, a ponto de muitos ainda acreditarem que a Williams, mesmo após perder Adrian Newey para a McLaren, e o apoio oficial da Renault, continuaria uma força a ser respeitada. O time de Ron Dennis, por sua vez, ainda despertava um pouco de desconfiança por ser um dos últimos a apresentar seu novo modelo, enquanto a Ferrari testaria sua força para ver se naquele ano iria enfim sair do seu jejum de títulos, depois de ver Michael Schumacher quase levar o caneco no ano anterior, antes de ter seu vice-campeonato cassado pela FIA numa decisão meio esdrúxula onde suas vitórias foram mantidas.
            O que se viu depois foi a McLaren atropelando todo mundo, a Ferrari mostrando força, e ainda ficando na fila de espera, e a Williams iniciando sua decadência e o mantra de nunca mais ganhar um título até hoje. Mika Hakkinen conquistaria seu primeiro título, com a McLaren revivendo seus bons tempos desde a parceria com a Honda. Uma parceria que hoje não consegue sair do buraco... Os tempos mudam, não? Nas notas rápidas, expectativa sobre as novas promessas brasileiras na Indy, Tony Kanaan e Hélio Castro Neves, nomes que continuam até hoje na competição, praticamente 20 anos depois. O tempo voa, não é...? Curtam o texto, e em breve trago mais colunas antigas por aqui. Até mais...


A ÚLTIMA OPORTUNIDADE

            A Fórmula 1 entra em sua reta final de preparação para o campeonato de 1998. Desde a última quarta-feira, todas as escuderias, com exceção da Ferrari e da Williams, encontram-se no circuito de Barcelona, para a fase final de ajustes em seus carros, visando o mundial deste ano.
            A Williams preferiu ir para Paul Ricard efetuar os testes finais do novo chassi FW20, que mostrou bom potencial nos testes iniciais feitos até agora, estando sempre entre os mais rápidos. Já a Ferrari, solucionados os problemas de confiabilidade do novo F300, preferiu concentrar os seus testes em Muggelo e Fiorano, onde tem suas pistas particulares. Que a Williams continua com o favoritismo de sempre, já é consenso. Já a Ferrari, fica a dúvida se eles estão escondendo o jogo, ou evitando um confronto direto, com medo de expor algo que poderia ser a falta de competitividade do novo carro. Michael Schumacher já começa a dizer que o potencial do novo F300 é excelente, e alguns tempos obtidos na pista da Ferrari até comprovam que o bólido tem mesmo potencial, mas fica a dúvida... Se estão escondendo a força do novo carro ou não, a equipe que tem Schumacher ao volante é sempre uma ameaça em potencial numa corrida.
            Voltando a Barcelona, todos os times estão fazendo suas preparações decisivas para a estréia do campeonato. Semana que vem, todos os times retornam às suas bases para revisão de todos os equipamentos e análise dos resultados. Na passagem de fevereiro para março, todos já estarão a caminho da Austrália, onde as equipes são esperadas já para 1º de março. A corrida de abertura do campeonato será no dia 8, em Melbourne.
            Alguns times correm contra o tempo, em virtude de atrasos e imprevistos. Um deles é a TWR-Arrows. O novo chassi A19, concebido por John Barnard, ficou pronto meio tarde, e a escuderia até agora não conseguiu treinar a contento com o novo carro. Já a Stewart enfrenta uma situação um pouco diferente: o novo SF-02 foi mostrado em janeiro, mas apresentou alguns defeitos mecânicos de monta, o que exigiu que várias partes tivessem que ser redesenhadas, o que atrasou os testes de pista. Só esta semana a Stewart está podendo enfim testar como gostaria.
            Em contrapartida, alguns times, como a Benetton, já estão com seus testes praticamente encerrados quase por completo. O time multicolorido foi o primeiro a apresentar o novo carro de 98, ainda em dezembro do ano passado, e já rodou bastante, com ambos os pilotos. A princípio, como todo projeto novo, o novo chassi B198 apresentou vários defeitos, que agora já se encontram solucionados. Só ficou a dúvida com relação ao potencial do novo carro, que apresentou performances e resultados variados, mas aparentemente sem preocupar o time quanto a isso.
            Nas equipes médias, cada uma segue com seus problemas: A Prost enfrenta alguns problemas de confiabilidade dos sistemas do novo chassi 98; a Jordan até agora mostrou confiabilidade, mas sem um desempenho chamativo; a Sauber conseguiu realizar bons testes, ficando a dúvida se os pilotos Jean Alesi e Johnny Herbert poderão explorar totalmente o potencial do novo chassi C17.
            A expectativa é o novo Mp4/13, o novo carro da McLaren foi o último modelo 98 a ficar pronto, e a despeito dos resultados obtidos até agora na pista, fica a dúvida sobre o potencial da equipe de Ron Dennis, que é tida, na teoria, como a mais possível desafiante da Williams, pelas condições técnicas que reúne. Se a Ferrari não corresponder às expectativas, todos esperam que a McLaren seja a principal rival do time de Frank Williams.
            É claro que, se todas estas equipes entrarem na briga pelas vitórias, fica melhor ainda. Por enquanto, ficamos na expectativa...


Esta semana, as escuderias da F-1 fecharam seus times para a temporada de 98. Os 22 pilotos que lutarão pelo título na pista são os seguintes:

EQUIPE
MOTOR
PILOTOS
Williams
Mecachrome V-10
(ex-Renault)
Jacques Villeneuve
Heinz-Harald Frentzen
Ferrari
Ferrari V-10
Michael Schumacher
Eddie Irvinne
McLaren
Mercedes-Benz V-10
Mika Hakkinen
David Couthard
Benetton
Mecachrome V-10
(ex-Renault)
Giancarlo Fisichella
Alexander Wurz
Jordan
Mugen-Honda V-10
Damon Hill
Ralf Schumacher
Prost
Peugeot V-10
Olivier Panis
Jarno Trulli
Stewart
Ford Zetec-S V-10
Rubens Barrichello
Jan Magnussen
Sauber
Petronas V-10
(Ferrari)
Jean Alesi
Johnny Herbert
TWR-Arrows
Yamaha V-10
Pedro Paulo Diniz
Mika Salo
Tyrrel
Ford Zetec-S V-10
Toranosuke Takagi
Ricardo Rosset
Minardi
Ford Zetec-S V-10
Shinji Nakano
Esteban Tuero


Tarso Marques ficou novamente a pé na F-1. O último lugar disponível, na Tyrrel, acabou ficando com outro brasileiro, Ricardo Rosset, que ganhou a vaga com preferência de Craig Pollock e da Reynard, que serão parceiros em 99 na nova equipe British Racing, que comprou a Tyrrel. Rosset estava desempregado na F-1 desde a falência da equipe Lola de F-1 no início do ano passado.


Muito bons os resultados do Spring Training semana passada em Homestead. Se, pelos resultados não dá para apontar nenhum favorito, o que ajuda a aumentar as expectativas do campeonato deste ano da F-CART, pelo menos dá para ver que, a nível técnico e de talento, nossos novos pilotos na categoria, Tony Kanaan e Hélio Castro Neves, terão um bom suporte para conseguirem brilhar nesta temporada de estréia, e potencialmente até vencer alguma corrida. É claro que, depois de ver o que aconteceu com nossos pilotos nos últimos anos, é bom segurar um pouco o entusiasmo e esperar o campeonato começar para ver realmente o que poderemos esperar de resultados...
 

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