Mais
um campeonato está para começar no próximo final de semana. É a vez do Mundial
de Endurance, o World Endurance Championship (WEC). Para aqueles que curtem as
provas de longa duração, aqui vai um pequeno texto sobre a competição deste
ano, com uma lista dos competidores, e o calendário de provas. Uma boa leitura
a todos...
DUELO A DOIS
Com a saída da Audi, a classe LMP1
do Mundial de Endurance terá luta pelo título restrita a Porsche e Toyota.
Adriano de Avance Moreno
O Mundial de Endurance começa 2017 com menos carros em relação ao ano passado. Disputa na LMP1 ficou desfalcada com a saída da Audi. |
Fãs das
corridas de longa duração, eis que o Mundial de Endurance (WEC) se prepara para
dar a largada para a temporada de 2017. A primeira etapa da competição é neste
domingo, no autódromo de Silverstone, na Inglaterra, para a disputa das 6 Horas
de Silverstone. Serão 9 etapas na competição, até o dia 18 de novembro com a
disputa das 6 Horas do Bahrein, em Sakhir, fechando a temporada. O calendário
deste ano é praticamente idêntico ao do ano passado, e o destaque, como não
poderia deixar de ser, são as 24 Horas de Le Mans, a serem disputadas nos dias
17 e 18 de junho, no lendário traçado de Sarthe, França.
A temporada
2017 do WEC, contudo, começa com alguns desfalques. O mais contundente é na principal
categoria da competição, a protótipos LMP1, que conta agora com apenas duas
equipes de fábrica, Porsche e Toyota. A Audi antecipou já para este ano sua
saída da competição, pegando todos de surpresa. E a Rebellion, por sua vez,
resolveu competir na classe LMP2, para equipes de protótipos produzidos por
terceiros, a fim de reduzir seus custos de competição. Pelo mesmo motivo, a
ByKolles ficou reduzida a um único carro, o que deixou a classe LMP1 com apenas
5 carros para disputarem o campeonato de forma integral.
A Toyota
ainda programou ter um terceiro carro na disputa da etapa de Spa-Francorchamps,
bem como nas 24 Horas de Le Mans, mas a Porsche descartou tal possibilidade, e
terá mesmo apenas dois carros em todo o ano. Será praticamente um duelo a dois,
com os japoneses da Toyota vindo com tudo para desafiar o poderio do time
alemão que quer nada menos do que o terceiro título consecutivo no mundial.
No treino
de prólogo da competição, realizado há duas semanas na pista de Monza, na
Itália, tudo indica que a Toyota irá oferecer muito trabalho à Porsche na luta
pelo título: Nicolas Lapierre, que integrará o terceiro carro do time nipônico,
fechou os treinos com a melhor marca na classe LMP1, deixando os concorrentes
para trás e mostrando que a evolução produzida no modelo TS050 deixou o carro
muito veloz. A Porsche chegou a ficar mais dois dias na pista italiana para
conduzir testes privados de seu modelo 919 para averiguar sua confiabilidade.
Espera-se que a competição entre os dois times seja acirrada, para compensar o
baixo número de competidores na principal classe de protótipos da Endurance.
Pelo menos neste quesito, as duas marcas não fugiram da luta: ambas produziram
várias modificações nos seus modelos, para aumentar sua performance e
confiabilidade, com uma grande quilometragem em testes para obterem os resultados
esperados. O duelo promete mesmo ser renhido. E ambos os times também se comprometeram
a congelar o desenvolvimento de seus chassis até 2019, como forma de conter os
custos de competição da LMP1, e com isso tentar tornar a classe mais atrativa e
viável para novos times se interessarem em competir.
Campeã em 2015 e 2016, a Porsche quer mais um título. |
Ambos
também concordaram em permanecer na competição pelas próximas duas temporadas.
Um esforço para garantir que a classe LMP1 não sofra um colapso, no caso de
apenas um time permanecer na disputa, o que inviabilizaria a competição desta
classe de protótipos. E a medida já tem algum resultado: a Manor, que está
competindo na classe LMP2, anunciou que em 2018 fará a competição na classe
LMP1, ajudando a aumentar novamente o número de competidores na principal classe
de protótipos. Outro time que também pretende adentrar a classe LMP1 em 2018 é
a britânica Ginetta, com o intuito de fornecer o protótipo a times privados.
Mas não é
apenas na classe LMP1 que o plantel 2017 ficou menor. Na estréia da competição,
no ano passado, tínhamos 33 carros. Este ano, são 28 os que entrarão na pista
neste final de semana para a disputa. E, até o fechamento desta matéria, alguns
nomes ainda estavam para serem oficializados pelas equipes. E, no que se refere
ao time da ByKolles, uma baixa já atingiu a escuderia antes mesmo de a disputa
começar: o polonês Robert Kubica, que havia firmado contrato para competir no
campeonato, desligou-se nesta semana, deixando a escuderia com apenas o nome do
britânico Oliver Webb anunciado. Vários times que estiveram no campeonato de
2016 não retornaram para a competição neste ano, como a Extreme Motorsports,
que ficará centrada no campeonato de endurance dos Estados Unidos, o IMSA
Weathertech. Em compensação, outros times vieram para a categoria, ajudando a
manter o número de competidores em um patamar bem razoável, com aumento de
carros para as etapas seguintes.
E é a
disputa nas classes secundárias que deve manter a chama da competição intensa
em 2017, já que a luta pela classe principal está reduzida a 4 carros, uma vez
que a ByKolles não demonstrou performance aceitável na sessão de testes em
Monza que pudesse simplesmente sugerir que a escuderia apresentasse andamento
condizente. Serão apenas 5 carros na classe LMP1, 10 na classe LMP2, 8 na LMGTE
Pro, e 5 na classe LMGTE Am. A disputa na LMP2 deve ser bem interessante, assim
como na LMGTE Pro. E, embora reduzida, a última classe, a LMGTE Am também deve
ter lá os seus pegas, para não deixar ninguém bocejando.
Bruno Senna defenderá a Rebellion na classe LMP2 ao lado de Nicolas Prost. Dois sobrenomes de história no automobilismo juntos desta vez. |
Os
brasileiros estarão mais uma vez fazendo parte da competição do Mundial de Endurance.
Nelson Angelo Piquet irá correr em parte da competição pela Rebellion, no carro
N° 13. O outro bólido da escuderia na competição, o carro N° 31 terá o
brasileiro Bruno Senna, que fará parceria com Nicolas Prost, ao lado do francês
Julien Canal. André Negrão irá competir na classe LMP2 pela Signatech Alpine,
ao volante do modelo A470 com motor Gibson, a partir da etapa da Bélgica. Já Pipo
Derani, sem a presença da sua escuderia americana este ano na disputa, acertou
com a equipe de Chip Ganassi para disputar as 24 Horas de Le Mans na classe
LMGTE Pro. Daniel Serra, por sua vez, fará parte da equipe da Aston Martin na
classe LMGTE Pro a partir das 24 Horas de Le Mans. A prova de Sarthe também
contará com mais dois brasileiros na competição: Lucas Di Grassi disputará a
corrida em Le Mans com a Ferrari 488 da AF Corse, na LMGTE Pro. Lucas havia
sido sondado pela Toyota para ocupar um de seus carros para a prova, mas a
Audi, que mantém o piloto sob contrato, sendo seu principal piloto na
Formula-E, vetou sua participação no WEC em equipes na classe LMP1. Quem também
deverá dar as caras nas 24 Horas de Le Mans é Rubens Barrichello, competindo
pela equipe Racing Team Nederland, que disputará o campeonato do European Le
Mans Series, com o brasileiro como um de seus pilotos.
Uma boa
disputa a todos!
CALENDÁRIO 2017
DATA
|
PROVA
|
CIRCUITO
(PAÍS)
|
16.04
|
6 Horas de Silverstone
|
Silverstone (Inglaterra)
|
06.05
|
6 Horas de Spa-Francorchamps
|
Spa-Francorchamps (Bélgica)
|
17 a 18.06
|
24 Horas de Le Mans
|
Le Mans (França)
|
16.07
|
6 Horas de Nurburgring
|
Nurburgring (Alemanha)
|
03.09
|
6 Horas do México
|
Hermanos Rodriguez (México)
|
16.09
|
6 Horas do Circuito das Américas
|
Austin (Estados Unidos)
|
15.10
|
6 Horas de Fuji
|
Fuji (Japão)
|
05.11
|
6 Horas de Shangai
|
Shangai (China)
|
18.11
|
6 Horas do Bahrein
|
Sakhir (Bahrein)
|
PILOTOS E ESCUDERIAS (*)
EQUIPE
|
CATEGORIA
|
MODELO
|
CARRO
|
PILOTOS
|
PORSHE TEAM
|
LMP1
|
Porsche 919 Hybrid
|
01
|
Neel Jani (CHE)
André Lotterer (DEU)
Nick Tandy (GBR)
|
PORSHE TEAM
|
LMP1
|
Porsche 919 Hybrid
|
02
|
Timo Bernhard (DEU)
Brendon Hartley (NZL)
Earl Bamber (NZL)
|
BYKOLLES RACING TEAM
|
LMP1
|
ENSO CLM P1/01 - Nismo
|
04
|
Oliver Webb (GBR)
Demais pilotos a confirmar
|
TOYOTA RACING
|
LMP1
|
Toyota TS 050 - Hybrid
|
07
|
Kamui Kobayashi (JPN)
Mike Conway (GBR)
José Maria Lopez (ARGX)
|
TOYOTA RACING
|
LMP1
|
Toyota TS 040 - Hybrid
|
08
|
Anthony Davidson (GBR)
Kazuki Nakajima (JPN)
Sébastien Buemi (CHE)
|
VAILLANT REBELLION RACING
|
LMP2
|
Oreca 07 - Gibson
|
13
|
Nelson Angelo Piquet
(BRA)
Mathias Beche (SWZ)
David Heinemeier Hansson
(DIN)
|
VAILLANT REBELLION RACING
|
LMP2
|
Oreca 07 - Gibson
|
31
|
Nicolas Prost (FRA)
Bruno Senna (BRA)
Julien Canal FRA)
|
CEFC MANOR TRS RACING
|
LMP2
|
Oreca 07 - Gibson
|
24
|
Tor Graves (THAI)
Jonathan Hirschi (SWZ)
Jean-Éric Vergne (FRA)
|
CEFC MANOR TRS RACING
|
LMP2
|
Oreca 07 - Gibson
|
25
|
Roberto González MEX)
Simon Trummer (SWZ)
Vitaly Petrov (RUS)
|
G-DRIVE RACING
|
LMP2
|
Oreca 07 - Gibson
|
26
|
Roman Rusinov (RUS)
Pierre Thiriet (FRA)
Alex Lynn (GBR)
|
TDS RACING
|
LMP2
|
Oreca 07 - Gibson
|
28
|
Emmanuel Collard (FRA)
France François Perrodo (FRA)
Matthieu Vaxiviere (FRA)
|
SIGNATECH ALPINE
|
LMP2
|
Alpine A470 - Gibson
|
35
|
Nelson Panciatici (FRA)
Pierre Ragues (FRA)
André Negrão (BRA)
|
SIGNATECH ALPINE
|
LMP2
|
Alpine A470 - Gibson
|
36
|
Gustavo Menezes (USA)
Matt Rao (GBR)
Nicolas Lapierre (FRA)
|
JACKIE CHAN DC RACING
|
LMP2
|
Oreca 07 - Gibson
|
37
|
David Cheng (USA)
Tristan Gommendy (FRA)
Alex Brundle (GBR)
|
JACKIE CHAN DC RACING
|
LMP2
|
Oreca 07 - Gibson
|
38
|
Ho-Pin Tung (HOL)
Thomas Laurent (FRA)
Oliver Jarvis (GBR)
|
AF CORSE
|
LMGTE Pro
|
Ferrari 488 GTE
|
51
|
Alessandro Pier Guidi (ITA)
James Calado (GBR)
|
FORD CHIP GANASSI TEAM UK
|
LMGTE Pro
|
Ford GT
|
66
|
Billy Johnson (USA)
Stefan Mücke (DEU)
Olivier Pla (FRA)
|
FORD CHIP GANASSI TEAM UK
|
LMGTE Pro
|
Ford GT
|
67
|
Pipo Derani (BRA)
Andy Priaulx (GBR)
Harry Tincknell (GBR)
|
AF CORSE
|
LMGTE Pro
|
Ferrari 488 GTE
|
71
|
Davide Rigon (ITA)
Sam Bird (GBR)
|
PORSCHE GT TEAM
|
LMGTE Pro
|
Porsche 911 RSR
|
91
|
Richard Lietz (AUS)
Frédéric Makowiecki (FRA)
Patrick Pilet (FRA)
|
PORSCHE GT TEAM
|
LMGTE Pro
|
Porsche 911 RSR
|
92
|
Michael Christensen (DIN)
Kévin Estre (FRA)
Dirk Werner (DEU)
|
ASTON MARTIN RACING
|
LMGTE Pro
|
Aston Martin Vantage V8
|
95
|
Nicki Thiim (DNK)
Marco Sørensen (DNK)
Richie Stanaway (NZL)
|
ASTON MARTIN RACING
|
LMGTE Pro
|
Aston Martin Vantage V8
|
99
|
Darren Turner (GBR)
Daniel Serra (BRA)
Jonathan Adam (GBR)
|
SPIRIT OF RACE
|
LMGTE Am
|
Ferrari 488 GTE
|
54
|
Thomas Flohr (SWZ)
Francesco Castellacci (ITA)
Miguel Molina (SPA)
|
CLEARWATER RACING
|
LMGTE Am
|
Ferrari 488 GTE
|
61
|
Weng Sun Mok (SIN)
Keita Sawa (JAP)
Matt Griffin (IRA)
|
DEMPSEY-PROTON RACING
|
LMGTE Am
|
Porsche 911 RSR (991)
|
77
|
Christian Ried (DEU)
Marvin Dienst (DEU)
Matteo Cairoli (ITA)
|
GULF RACING
|
LMGTE Am
|
Porsche 911 RSR (991)
|
86
|
Michael Wainwright (GBR)
Ben Barker (GBR)
Nick Foster (AUS)
|
ASTON MARTIN RACING
|
LMGTE Am
|
Aston Martin Vantage V8
|
98
|
Paul Dalla Lana (CAN)
Pedro Lamy (PRT)
Mathias Lauda (AUT)
|
(*) = Lista de inscritos para a primeira corrida.
Os pilotos podem variar em alguns times durante o campeonato.
DEFINIÇÃO
DAS GATEGORIAS
LMP1 -
Carros protótipos de equipes de fábricas que fabricam seus próprios carros
LMP2 -
Carros protótipos de equipes particulares fabricados por terceiros e
independentes de fabricantes de motores.
LMGTE Pro -
Carros de turismo e/ou esportivos com pilotos exclusivamente profissionais
LMTGE Am -
Carros de turismo e/ou esportivos com participação também de pilotos
não-profissionais.
A Toyota marcou os melhores tempos em Monza, na preparação para o campeonato, e quer novamente o título, e mais do que tudo, ganhar em Le Mans. |
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