quarta-feira, 12 de abril de 2017

ESPECIAL ENDURANCE 2017



            Mais um campeonato está para começar no próximo final de semana. É a vez do Mundial de Endurance, o World Endurance Championship (WEC). Para aqueles que curtem as provas de longa duração, aqui vai um pequeno texto sobre a competição deste ano, com uma lista dos competidores, e o calendário de provas. Uma boa leitura a todos...


DUELO A DOIS

Com a saída da Audi, a classe LMP1 do Mundial de Endurance terá luta pelo título restrita a Porsche e Toyota.

Adriano de Avance Moreno

O Mundial de Endurance começa 2017 com menos carros em relação ao ano passado. Disputa na LMP1 ficou desfalcada com a saída da Audi.
            Fãs das corridas de longa duração, eis que o Mundial de Endurance (WEC) se prepara para dar a largada para a temporada de 2017. A primeira etapa da competição é neste domingo, no autódromo de Silverstone, na Inglaterra, para a disputa das 6 Horas de Silverstone. Serão 9 etapas na competição, até o dia 18 de novembro com a disputa das 6 Horas do Bahrein, em Sakhir, fechando a temporada. O calendário deste ano é praticamente idêntico ao do ano passado, e o destaque, como não poderia deixar de ser, são as 24 Horas de Le Mans, a serem disputadas nos dias 17 e 18 de junho, no lendário traçado de Sarthe, França.
            A temporada 2017 do WEC, contudo, começa com alguns desfalques. O mais contundente é na principal categoria da competição, a protótipos LMP1, que conta agora com apenas duas equipes de fábrica, Porsche e Toyota. A Audi antecipou já para este ano sua saída da competição, pegando todos de surpresa. E a Rebellion, por sua vez, resolveu competir na classe LMP2, para equipes de protótipos produzidos por terceiros, a fim de reduzir seus custos de competição. Pelo mesmo motivo, a ByKolles ficou reduzida a um único carro, o que deixou a classe LMP1 com apenas 5 carros para disputarem o campeonato de forma integral.
            A Toyota ainda programou ter um terceiro carro na disputa da etapa de Spa-Francorchamps, bem como nas 24 Horas de Le Mans, mas a Porsche descartou tal possibilidade, e terá mesmo apenas dois carros em todo o ano. Será praticamente um duelo a dois, com os japoneses da Toyota vindo com tudo para desafiar o poderio do time alemão que quer nada menos do que o terceiro título consecutivo no mundial.
            No treino de prólogo da competição, realizado há duas semanas na pista de Monza, na Itália, tudo indica que a Toyota irá oferecer muito trabalho à Porsche na luta pelo título: Nicolas Lapierre, que integrará o terceiro carro do time nipônico, fechou os treinos com a melhor marca na classe LMP1, deixando os concorrentes para trás e mostrando que a evolução produzida no modelo TS050 deixou o carro muito veloz. A Porsche chegou a ficar mais dois dias na pista italiana para conduzir testes privados de seu modelo 919 para averiguar sua confiabilidade. Espera-se que a competição entre os dois times seja acirrada, para compensar o baixo número de competidores na principal classe de protótipos da Endurance. Pelo menos neste quesito, as duas marcas não fugiram da luta: ambas produziram várias modificações nos seus modelos, para aumentar sua performance e confiabilidade, com uma grande quilometragem em testes para obterem os resultados esperados. O duelo promete mesmo ser renhido. E ambos os times também se comprometeram a congelar o desenvolvimento de seus chassis até 2019, como forma de conter os custos de competição da LMP1, e com isso tentar tornar a classe mais atrativa e viável para novos times se interessarem em competir.
Campeã em 2015 e 2016, a Porsche quer mais um título.
            Ambos também concordaram em permanecer na competição pelas próximas duas temporadas. Um esforço para garantir que a classe LMP1 não sofra um colapso, no caso de apenas um time permanecer na disputa, o que inviabilizaria a competição desta classe de protótipos. E a medida já tem algum resultado: a Manor, que está competindo na classe LMP2, anunciou que em 2018 fará a competição na classe LMP1, ajudando a aumentar novamente o número de competidores na principal classe de protótipos. Outro time que também pretende adentrar a classe LMP1 em 2018 é a britânica Ginetta, com o intuito de fornecer o protótipo a times privados.
            Mas não é apenas na classe LMP1 que o plantel 2017 ficou menor. Na estréia da competição, no ano passado, tínhamos 33 carros. Este ano, são 28 os que entrarão na pista neste final de semana para a disputa. E, até o fechamento desta matéria, alguns nomes ainda estavam para serem oficializados pelas equipes. E, no que se refere ao time da ByKolles, uma baixa já atingiu a escuderia antes mesmo de a disputa começar: o polonês Robert Kubica, que havia firmado contrato para competir no campeonato, desligou-se nesta semana, deixando a escuderia com apenas o nome do britânico Oliver Webb anunciado. Vários times que estiveram no campeonato de 2016 não retornaram para a competição neste ano, como a Extreme Motorsports, que ficará centrada no campeonato de endurance dos Estados Unidos, o IMSA Weathertech. Em compensação, outros times vieram para a categoria, ajudando a manter o número de competidores em um patamar bem razoável, com aumento de carros para as etapas seguintes.
            E é a disputa nas classes secundárias que deve manter a chama da competição intensa em 2017, já que a luta pela classe principal está reduzida a 4 carros, uma vez que a ByKolles não demonstrou performance aceitável na sessão de testes em Monza que pudesse simplesmente sugerir que a escuderia apresentasse andamento condizente. Serão apenas 5 carros na classe LMP1, 10 na classe LMP2, 8 na LMGTE Pro, e 5 na classe LMGTE Am. A disputa na LMP2 deve ser bem interessante, assim como na LMGTE Pro. E, embora reduzida, a última classe, a LMGTE Am também deve ter lá os seus pegas, para não deixar ninguém bocejando.
Bruno Senna defenderá a Rebellion na classe LMP2 ao lado de Nicolas Prost. Dois sobrenomes de história no automobilismo juntos desta vez.
            Os brasileiros estarão mais uma vez fazendo parte da competição do Mundial de Endurance. Nelson Angelo Piquet irá correr em parte da competição pela Rebellion, no carro N° 13. O outro bólido da escuderia na competição, o carro N° 31 terá o brasileiro Bruno Senna, que fará parceria com Nicolas Prost, ao lado do francês Julien Canal. André Negrão irá competir na classe LMP2 pela Signatech Alpine, ao volante do modelo A470 com motor Gibson, a partir da etapa da Bélgica. Já Pipo Derani, sem a presença da sua escuderia americana este ano na disputa, acertou com a equipe de Chip Ganassi para disputar as 24 Horas de Le Mans na classe LMGTE Pro. Daniel Serra, por sua vez, fará parte da equipe da Aston Martin na classe LMGTE Pro a partir das 24 Horas de Le Mans. A prova de Sarthe também contará com mais dois brasileiros na competição: Lucas Di Grassi disputará a corrida em Le Mans com a Ferrari 488 da AF Corse, na LMGTE Pro. Lucas havia sido sondado pela Toyota para ocupar um de seus carros para a prova, mas a Audi, que mantém o piloto sob contrato, sendo seu principal piloto na Formula-E, vetou sua participação no WEC em equipes na classe LMP1. Quem também deverá dar as caras nas 24 Horas de Le Mans é Rubens Barrichello, competindo pela equipe Racing Team Nederland, que disputará o campeonato do European Le Mans Series, com o brasileiro como um de seus pilotos.
            Uma boa disputa a todos!

CALENDÁRIO 2017

DATA
PROVA
CIRCUITO (PAÍS)
16.04
6 Horas de Silverstone
Silverstone (Inglaterra)
06.05
6 Horas de Spa-Francorchamps
Spa-Francorchamps (Bélgica)
17 a 18.06
24 Horas de Le Mans
Le Mans (França)
16.07
6 Horas de Nurburgring
Nurburgring (Alemanha)
03.09
6 Horas do México
Hermanos Rodriguez (México)
16.09
6 Horas do Circuito das Américas
Austin (Estados Unidos)
15.10
6 Horas de Fuji
Fuji (Japão)
05.11
6 Horas de Shangai
Shangai (China)
18.11
6 Horas do Bahrein
Sakhir (Bahrein)

PILOTOS E ESCUDERIAS (*)

EQUIPE
CATEGORIA
MODELO
CARRO
PILOTOS
PORSHE TEAM
LMP1
Porsche 919 Hybrid
01
Neel Jani (CHE)
André Lotterer (DEU)
Nick Tandy (GBR)
PORSHE TEAM
LMP1
Porsche 919 Hybrid
02
Timo Bernhard (DEU)
Brendon Hartley (NZL)
Earl Bamber (NZL)
BYKOLLES RACING TEAM
LMP1
ENSO CLM P1/01 - Nismo
04
Oliver Webb (GBR)
Demais pilotos a confirmar
TOYOTA RACING
LMP1
Toyota TS 050 - Hybrid
07
Kamui Kobayashi (JPN)
Mike Conway (GBR)
José Maria Lopez (ARGX)
TOYOTA RACING
LMP1
Toyota TS 040 - Hybrid
08
Anthony Davidson (GBR)
Kazuki Nakajima (JPN)
Sébastien Buemi (CHE)
VAILLANT REBELLION RACING
LMP2
Oreca 07 - Gibson
13
Nelson Angelo Piquet (BRA)
Mathias Beche (SWZ)
David Heinemeier Hansson (DIN)
VAILLANT REBELLION RACING
LMP2
Oreca 07 - Gibson
31
Nicolas Prost (FRA)
Bruno Senna (BRA)
Julien Canal FRA)
CEFC MANOR TRS RACING
LMP2
Oreca 07 - Gibson
24
Tor Graves (THAI)
Jonathan Hirschi (SWZ)
Jean-Éric Vergne (FRA)
CEFC MANOR TRS RACING
LMP2
Oreca 07 - Gibson
25
Roberto González MEX)
Simon Trummer (SWZ)
Vitaly Petrov (RUS)
G-DRIVE RACING
LMP2
Oreca 07 - Gibson
26
Roman Rusinov (RUS)
Pierre Thiriet (FRA)
Alex Lynn (GBR)
TDS RACING
LMP2
Oreca 07 - Gibson
28
Emmanuel Collard (FRA)
France François Perrodo (FRA)
Matthieu Vaxiviere (FRA)
SIGNATECH ALPINE
LMP2
Alpine A470 - Gibson
35
Nelson Panciatici (FRA)
Pierre Ragues (FRA)
André Negrão (BRA)
SIGNATECH ALPINE
LMP2
Alpine A470 - Gibson
36
Gustavo Menezes (USA)
Matt Rao (GBR)
Nicolas Lapierre (FRA)
JACKIE CHAN DC RACING
LMP2
Oreca 07 - Gibson
37
David Cheng (USA)
Tristan Gommendy (FRA)
Alex Brundle (GBR)
JACKIE CHAN DC RACING
LMP2
Oreca 07 - Gibson
38
Ho-Pin Tung (HOL)
Thomas Laurent (FRA)
Oliver Jarvis (GBR)
AF CORSE
LMGTE Pro
Ferrari 488 GTE
51
Alessandro Pier Guidi (ITA)
James Calado (GBR)
FORD CHIP GANASSI TEAM UK
LMGTE Pro
Ford GT
66
Billy Johnson (USA)
Stefan Mücke (DEU)
Olivier Pla (FRA)
FORD CHIP GANASSI TEAM UK
LMGTE Pro
Ford GT
67
Pipo Derani (BRA)
Andy Priaulx (GBR)
Harry Tincknell (GBR)
AF CORSE
LMGTE Pro
Ferrari 488 GTE
71
Davide Rigon (ITA)
Sam Bird (GBR)
PORSCHE GT TEAM
LMGTE Pro
Porsche 911 RSR
91
Richard Lietz (AUS)
Frédéric Makowiecki (FRA)
Patrick Pilet (FRA)
PORSCHE GT TEAM
LMGTE Pro
Porsche 911 RSR
92
Michael Christensen (DIN)
Kévin Estre (FRA)
Dirk Werner (DEU)
ASTON MARTIN RACING
LMGTE Pro
Aston Martin Vantage V8
95
Nicki Thiim (DNK)
Marco Sørensen (DNK)
Richie Stanaway (NZL)
ASTON MARTIN RACING
LMGTE Pro
Aston Martin Vantage V8
99
Darren Turner (GBR)
Daniel Serra (BRA)
Jonathan Adam (GBR)
SPIRIT OF RACE
LMGTE Am
Ferrari 488 GTE
54
Thomas Flohr (SWZ)
Francesco Castellacci (ITA)
Miguel Molina (SPA)
CLEARWATER RACING
LMGTE Am
Ferrari 488 GTE
61
Weng Sun Mok (SIN)
Keita Sawa (JAP)
Matt Griffin (IRA)
DEMPSEY-PROTON RACING
LMGTE Am
Porsche 911 RSR (991)
77
Christian Ried (DEU)
Marvin Dienst (DEU)
Matteo Cairoli (ITA)
GULF RACING
LMGTE Am
Porsche 911 RSR (991)
86
Michael Wainwright (GBR)
Ben Barker (GBR)
Nick Foster (AUS)
ASTON MARTIN RACING
LMGTE Am
Aston Martin Vantage V8
98
Paul Dalla Lana (CAN)
Pedro Lamy (PRT)
Mathias Lauda (AUT)

(*) = Lista de inscritos para a primeira corrida. Os pilotos podem variar em alguns times durante o campeonato.

DEFINIÇÃO DAS GATEGORIAS

LMP1 - Carros protótipos de equipes de fábricas que fabricam seus próprios carros
LMP2 - Carros protótipos de equipes particulares fabricados por terceiros e independentes de fabricantes de motores.
LMGTE Pro - Carros de turismo e/ou esportivos com pilotos exclusivamente profissionais
LMTGE Am - Carros de turismo e/ou esportivos com participação também de pilotos não-profissionais.

A Toyota marcou os melhores tempos em Monza, na preparação para o campeonato, e quer novamente o título, e mais do que tudo, ganhar em Le Mans.


Nenhum comentário: