sexta-feira, 14 de agosto de 2015

E SURGE UMA NOVA CATEGORIA...



A F-Inter e o seu monoposto de competição, que será alugado para os pilotos que quiserem competir no certame.

            Ontem, em São Paulo, foi feito o lançamento oficial da mais nova categoria do automobilismo nacional, a F-INTER, que surge como uma nova proposta de formação e desenvolvimento para os pilotos no Brasil, com custos bem acessíveis para todos os interessados. A nova categoria é fruto da paixão do empresário Marcos Galassi, que comandou a apresentação do certame, que iniciará seu campeonato no próximo ano, e fará parte do Campeonato Paulista de Automobilismo, sob administração da Federação de Automobilismo de São Paulo.
            Começando hoje, dia 14, e indo até domingo, dia 16, a F-Inter estará fazendo sua apresentação aos pilotos, ao mercado, e a todos os fãs que amam o automobilismo. O objetivo é promover hoje 2 eventos programados voltados especialmente para os pilotos interessados em competir na nova categoria, e amanhã e no domingo, fazer uma apresentação geral ao público, para divulgar a todos o projeto e permitir que os fãs possam ver de perto os planos da categoria. Pelo cronograma, hoje, dàs 11 e as 16 horas, os eventos serão destinados aos pilotos e pretendentes a pilotos que estejam interessados em participar da competição. O objetivo é permitir que possam conhecer o carro que será utilizado no certame, além de ficarem a par de todas as condições comerciais, a plataforma de comunicação e o calendário da primeira temporada. Em ambos os eventos os participantes já poderão convidar potenciais patrocinadores e apoiadores para seus planos de participação, podendo assim receber todo o suporte da equipe F-Inter sobre todos os temas a serem expostos. Para o sábado e o domingo, a intenção é abrir as portas à visitação do público interessado em geral, no horário entre as 10 e as 18 horas, para que todos os fãs de corridas tenham a chance em conhecer de perto o carro, saber detalhes sobre a categoria, tirar fotos, etc. Tudo será realizado na sede da nova categoria, localizada em São Paulo, capital, na Rua Aurea, 36, no bairro da Vila Mariana, zona sul.
            O esquema de competição será no estilo "sente e pague". Por um valor determinado, o piloto ou candidato a piloto poderá disputar o campeonato que será realizado no ano que vem. Obviamente que não será qualquer um que poderá pilotar os carros. Os candidatos terão de possuir licença de competição da Federação Paulista de Automobilismo. Para quem não tiver a licença, a própria F-Inter irá indicar o candidato a uma escola de pilotagem credenciada, onde a pessoa precisará passar pelos trâmites normais de obtenção de uma licença desse porte.
            O valor de locação do carro de competição inclui pneus + combústivel + operação para todas as 11 etapas (compreendido o Torneio Interfest 2015 mais a Temporada 2016 da F-Inter). Cada etapa inclui um mínimo de 2 sessões de treinos livres, mais o treino de classificação e a corrida propriamente dita por final de semana. Mas o pacote é bem mais abrangente do que se imagina, e inclui outros benefícios, entre eles: equipe e infraestrutura de box completas; Hospitality Center com Buffet em cada uma das etapas para até 4 pessoas adicionais (poderão ser convidados mais pessoas, mas nesse caso os convites adicionais devem ser comprados separadamente); gravação de todas as etapas para eventual veiculação em série de TV e outros meios; participação no Clube F-Inter, que será um clube de pilotos que desfrutará das parcerias firmadas pela F-Inter, bem como descontos em produtos da Corsa Racing e descontos na Escola de Pilotagem Alpie; assessoria de imprensa especializada para a categoria; produção de conteúdo com o piloto, relacionando-o à F-Inter; concepção e produção de produtos de marketing pessoal para cada piloto, como camisetas, bonés, camisas, etc...; merchandising nas áreas designadas do carro e Hospitality Center; participação na série de TV F-Inter (ainda em negociação) e nas ações de mídias sociais proporcionando um maior apelo de mídia para o piloto e seu patrocinador; programa de treinamento em pilotagem, marketing, media training, coleta e análise de dados e mecânica ministrados pelo time da F-Inter composto por profissionais em cada uma das áreas, que ocorrerão após o início da temporada; além de outros benefícios que ainda estão sendo desenvolvidos pela direção da nova categoria.
F-Inter MG-15 será o monoposto de competição que será oferecido aos pilotos interessados, e foi desenvolvido no Brasil para a nova competição.
            O carro será igual para todos os pilotos, não haverá equipes, uma vez que todos os monopostos pertencerão à própria F-Inter. O modelo foi desenvolvido e concebido no Brasil, utilizando os mais modernos conhecimentos de construção de carros de competição monoposto. Com a intenção de produzir um carro com os custos mais acessíveis possível, praticamente mais de 90% do bólido foi desenvolvido e produzido na Minelli Racing. O monoposto é designado F-Inter MG-15, com estrutura de chassi tubular, suspensões independentes, e conta com um motor 2.0, de quatro cilindros, 16 válvulas, com injeção direta, e potência de cerca de 191 HPs. A caixa de câmbio é nacional, com 4 marchas em "H". O bólido deve ser capaz de chegar próximo dos 250 Km/h nas retas do circuito de Interlagos, e utilizará rodas de fabricação própria em magnésio de aro 13 polegadas, com tamanho de 8 polegadas na dianteira e 10 polegadas na traseira. Os pneus serão fornecidos pela Pirelli, uma das apoiadoras do projeto do novo certame. A carenagem será de fibra de vidro e carbono, além de outros materiais compostos. O carro contará com asas dianteira e traseiras, ajustáveis.
            Marcus Galassi, que comanda a iniciativa desta nova categoria de competição, viveu nos Estados Unidos nos últimos tempos, e lá adquiriu conhecimento e experiência com as categorias de acesso à Indycar, como a Pro Mazda. Num momento particularmente difícil na economia nacional, e no próprio automobilismo nacional, tudo o que ele vivenciou por lá lhe permitiu conhecer as necessidades e desafios que terão de ser vencidos no estabelecimento desta nova categoria de competição nacional. A empreitada, na verdade, já vem sendo desenvolvida há vários meses, numa preparação meticulosa para não dar passos em falso. Mesmo com o lançamento oficial que está sendo feito neste fim de semana em São Paulo, capital, Galassi e toda a sua equipe continuam desenvolvendo o projeto, em busca do maior número de parcerias possível, para garantir a máxima estabilidade do projeto. Tudo isso com um planejamento de divulgação profissional e que permita a exposição da categoria e de seus parceiros e patrocinadores. E divulgação é um dos fatores primordiais para que uma categoria de competição tenha sucesso. Visando garantir uma boa divulgação, a nova F-Inter terá um canal exclusivo no site Grande Prêmio (www.grandepremio.uol.com.br), especializado em cobertura e notícias do mundo das competições automobilísticas, onde será feita a cobertura de todas as etapas do campeonato, bem como programas especiais sobre a categoria.
            Trata-se de uma excelente iniciativa para melhorar e desenvolver o automobilismo nacional, que hoje é praticamente uma sombra do que já foi, quando nosso país possuía diversas categorias, que nos permitiram brilhar no automobilismo internacional, com a obtenção de títulos nas mais respeitadas competições do mundo do esporte a motor, como os títulos conquistados na F-1, na F-Indy, IRL, F-3 inglesa, etc. Tínhamos tantos nomes bons com potencial de ser campeões que ser brasileiro já era uma recomendação quase básica. Infelizmente, nosso mercado nacional de competição foi definhando, e hoje, praticamente não oferece mais as mesmas oportunidades de formação aos pilotos que querem seguir carreira.
            As competições de kart seguem firmes, revelando nomes todos os anos, mas após o kart, não há mais categorias-escola, onde os pilotos possam dar o passo seguinte em suas carreiras, e começar a formar melhor sua base de conhecimento de competições mais aprimoradas. Antigamente, ao sair do kart, havia várias categorias monoposto onde o piloto poderia continuar seu aprendizado, como a F-Vê, F-Ford, F-Chevrolet, F-2, F-3, etc. Hoje, temos apenas a F-3 Brasil, um novo campeonato monoposto formado após o fim da antiga F-3 brasileira, e F-3 sul-americana. As fábricas deixaram de apoiar os campeonatos que levavam seus nomes, como a F-Ford, e a F-Chevrolet. E, fora a F-3 Brasil, temos a Stock Car e a F-Truck, que já são competições voltadas mais para pilotos formados e experientes. Não há outras opções de competição mais viáveis, e quem quer dar um seguimento à carreira, tem de ir para o exterior, em um momento onde os custos de competição andam altos em vários lugares, e mesmo onde os custos são mais acessíveis, os patrocínios andam escassos.
            A nova F-Inter tem o objetivo de preencher parte desta lacuna que surgiu no automobilismo nacional nos últimos anos. A idéia é dar aos pilotos a chance de competirem por um custo relativamente baixo, dados os benefícios inclusos no pacote. Além dos patrocínios oficiais da competição, a idéia é também ajudar os pilotos a terem condições de batalhar por patrocínios no mercado, ajudando o piloto a desenvolver suas habilidades de negociação e gerenciamento. E, oferecendo suporte técnico profissional, permitir aos pilotos aumentarem seus conhecimentos sobre o comportamento dos carros, como fazer seus ajustes, entender sua mecânica, etc. Outro ponto interessante é a premissa de formar pilotos através da Academia F-Inter, para fomento de novos talentos no mundo do automobilismo, onde os candidatos terão aulas e cursos sobre várias disciplinas. A academia, aliás, já tem sua primeira turma de pilotos formados, cuja supervisão esteve a cargo de Roberto Moreno, piloto brasileiro com larga experiência no mundo do automobilismo, tendo passado pela F-1 e pela F-Indy.
            A parceria com o site Grande Prêmio também é uma ótima oportunidade de se garantir uma excelente divulgação. Não é segredo de ninguém que nos últimos tempos, a mídia "tradicional", leia-se jornais e revistas, praticamente sumiu com seus espaços dedicados às competições do esporte a motor. Havia época onde os principais jornais divulgavam as provas e acontecimentos das categorias de base de nosso automobilismo, o que também acontecia em revistas como a Quatro Rodas e a AutoEsporte, títulos que hoje praticamente varreram do mapa suas seções que falavam de corridas. Hoje, a divulgação está na internet, e é preciso um bom projeto para que isso não apenas garanta visibilidade, mas também viabilidade financeira.
            O custo de competição da nova categoria deve ficar abaixo de R$ 15 mil por corrida, e quem quiser disputar a F-Inter terá de adquirir o pacote de locação para toda a temporada, com suas 11 etapas, com um preço total de pouco mais de R$ 150 mil, não sendo aceitas inscrições apenas para uma corrida. Acho justo, pois está sendo dada uma excelente oportunidade de competição com custos acessíveis, e um piloto que queira mesmo seguir firme na carreira, tem de se planejar e aproveitar de forma séria a chance que o novo certame está oferecendo, não sendo certo correr apenas uma ou outra corrida, desistir logo em seguida e pular para outro canto, para seguir outro caminho, dependendo das conveniências.
            E a pergunta é: este novo campeonato irá prosperar? Só saberemos a resposta no próximo ano. Espero que ele tenha melhor sorte do que a Fórmula Futuro, campeonato que foi criado com ajuda do piloto Felipe Massa, mas que definhou após poucos anos de existência, ficando sem apoio da CBA e das montadoras de automóveis. Tudo indica que a F-Inter terá condições melhores de êxito. Os custos serão mais baixos, e a competição se dará entre pilotos, e não equipes. Os carros serão iguais, e seu desenvolvimento será controlado pela própria direção da categoria, uma vez que todos os carros lhe pertencem. As provas deverão ser disputadas unicamente em Interlagos, uma vez que a categoria fará parte do Campeonato Paulista de Automobilismo. Aliás, o próprio nome F-Inter é em referência ao autódromo da capital paulista. Quem sabe, futuramente, o certame possa disputar provas em outras pistas e Estados do país. E o mais importante de tudo é que é uma categoria criada por uma iniciativa privada, ou seja, sem ter de depender da cartolagem da CBA para se desenvolver. Só isso já ajudará bastante, e ajudará ainda mais se a entidade não resolver se meter a besta querendo impor sua autoridade e condições para que a nova competição possa desempenhar seu papel. O maior medo é da entidade resolver meter a mão no meio e ajudar a entornar o caldo, azedando-o. Não é querer ser pessimista, mas de saber que boas e positivas iniciativas que são tomadas neste país sempre despertam inveja e ciumeira de quem está por cima, e se acha no direito de impor sua visão aos demais.
            A F-Inter tem um projeto e desafio entusiasmantes. Que possam ser bem sucedidos em todos os seus objetivos, e ajudem a resgatar o brilho, a força, e o respeito que o automobilismo nacional já teve um dia. Boa sorte a Marcos Galassi e todos os envolvidos neste projeto. E que possa ser apenas o primeiro de outros na área. Temos potencial e mercado para isso. Cabe apenas ser explorado e conduzido como se deve.


Depois da etapa de Curitiba, a Stock Car chegou a Goiânia para a disputa da mais esperada corrida do campeonato, a Corrida do Milhão, onde o vencedor leva a quantia de R$ 1 milhão. Foi nesta corrida ano passado que Rubens Barrichello obteve sua primeira vitória na Stock, e iniciou sua arrancada para a luta pelo título. Depois de ter cumprido a suspensão imposta pela CBA pelo ocorrido na etapa de Ribeirão Preto, Cacá Bueno está de volta à pista, mas o estrago a se recuperar será grande: Cacá é o 3° no campeonato, com 113 pontos. À sua frente estão Júlio Campos, com 115 pontos; e o líder da competição, Marcos Gomes, com 145 pontos. Atual campeão, Rubens Barrichello é o 5° colocado, com 107 pontos.

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