Voltando
com mais um antigo texto na seção Arquivo, esta coluna foi lançada em 06 de
dezembro de 1996. O foco eram as novidades em relação ao campeonato de 1997 na
Fórmula 1, que já delineavam um campeonato mais interessante do que o de 1996.
De quebra, o calendário da categoria para 1997, além de notas rápidas sobre
alguns acontecimentos no mundo da velocidade. Uma boa leitura a todos, e em
breve, tem mais textos antigos por aqui...
RUMO AO MUNDIAL DE 97
A
Fórmula 1 já dá passos definitivos em direção ao mundial de 1997, que terá
início no dia 9 de março do ano que vem em Melbourne, na Austrália (conforme
calendário abaixo). Boatos se confirmam, outros são desfeitos; o panorama
técnico das escuderias começa a ficar mais nítido, assim como a relação de
pilotos que disputará o próximo campeonato.
Na
relação de motores confirmados, temos: Williams/Renault; Ferrari/Ferrari;
Benetton/Renault; Tyrrel/Ford; Sauber/Ferrari; Minardi/Hart; Lola/Ford;
Stewart/Ford; Jordan/Peugeot; TRW-Arrows/Yamaha; Ligier/Mugen-Honda; e
McLaren/Mercedes. Novamente, o Ford será o motor mais utilizado pelas equipes,
em duas versões diferentes: o novíssimo V-10 de segunda geração, Zetec-S, será
exclusivo da nova equipe de Jackie Stewart, que será o time oficial da fábrica.
As demais equipes Ford são apenas clientes, e correrão com o também novo Ford
V-8 EC, uma evolução do modelo ED utilizado neste ano. A Sauber conseguiu
reatar sua negociação com a Ferrari, por intermédio de Bernie Ecclestone, e
terá os mesmos motores V-10 da escuderia de Maranello, mas terá o trabalho de
desenvolvê-los por si própria, enquanto a Ferrari desenvovlerá seu motor
unicamente para si. Williams e Benetton utilizarão o novo RS9 do V-10 da
Renault. Peugeot, Mercedes, Yamaha e Hart também terão novas versões de seus
propulsores para 1997.
No
quesito pilotos, ainda há vagas a serem preenchidas, apesar da relação dos
pilotos confirmados ainda poder ser
modificada até a estréia do mundial 97. No momento, estão acertados: Williams
(com Heinz-Harald Frentzen e Jacques Villeneuve), Benetton (Jean Alesi e
Gerhard Berger), Tyrrel (Mika Salo e Jos Verstappen); McLaren (Mika Hakkinem e
David Couthard), Stewart (Rubens Barrichello e Jan Magnussen), Ferrari (Michael
Schumacher e Eddie Irvinne), Jordan (Ralf Schumacher), TWR-Arrows (Damon Hill e
Pedro Paulo Diniz), Ligier (Olivier Panis e Shinji Nakano), Minardi (Giancarlo
Fisichella), e Sauber (Johnny Herbert e Nicola Larini). Apenas a Lola, que tem
confirmada sua estréia em 97, ainda não definiu nenhum de seus pilotos. Três
candidatos disputam as vagas, entre eles o brasileiro Ricardo Rosset. Os outros
dois são Vincenzo Sospiri e Norberto Fontana. Tarso Marques assinou contrato
com a Minardi, mas a permanência de Fisichella na equipe deixa dúvidas se o
brasileiro correrá mesmo pela escuderia italiana em 97.
A
Sauber teve sua vaga de segundo piloto preenchida por Nicola Larini, condição
exigida pela Ferrari para ceder seus motores. Larini é piloto de testes da
escuderia italiana. A Petronas, principal patrocinadora da Sauber, já se
comprometeu a investir cerca de US$ 20 milhões em 97 no desenvolvimento próprio
do motor, que ficará a cargo de Osamu Goto, ex-projetista da Honda e da Ferrari
no campo de motores. Com isso, Jos Verstappen, que também disputava um lugar na
escuderia suíça, assinou com a Tyurrel, deixando sem opções o brasileiro
Ricardo Rosset, que agora deve fechar com a Lola, por ter experiência de 1 ano
na F-1, como deseja a escuderia estreante, ao contrário dos demais pretendentes
à vaga.
A
lista de inscritos da FIA confirma 24 carros para disputarem o próximo mundial.
A Forti Corse não deverá mesmo retornar, e a propalada estréia da Honda como
equipe própria parece que ficará somente para 1998.
Outro
ponto interessante é a volta da guerra dos pneus na categoria. Desde o abandono
da Pirelli, ao fim de 1991, os F-1 correm apenas com pneus Goodyear. A partir
de 97, dividirão terreno com os Bridgestone/Firestone, que irão abastecer as
escuderias Stewart, TWR-Arrows, Minardi, Tyrrel, Lola e Ligier. Na F-Indy, a
concorrência provocada pelos pneus japoneses causou um tremendo furor na
competição, desbancando os Goodyear com certa facilidade este ano.
E
a marcha da F-1 segue em
frente. Depois de testarem no Estoril semana passada, os
carros voltam à pista na próxima semana, em Barcelona, para mais uma sessão de
testes coletivos. É esperar e aguardar mais novidades...
Definido o Calendário oficial da Fórmula 1 do próximo ano. Tal como a
F-Indy, a F-1 também terá 17 etapas, assim distribuídas:
DATA
|
ETAPA
|
CIRCUITO
|
09/03
|
Grande Prêmio da Austrália
|
Melbourne
|
30/03
|
Grande Prêmio do Brasil
|
Interlagos
|
13/04
|
Grande Prêmio da Argentina
|
Buenos Aires
|
27/04
|
Grande Prêmio de San Marino
|
Ímola
|
11/05
|
Grande Prêmio de Mônaco
|
Monte Carlo
|
25/05
|
Grande Prêmio da Espanha
|
Barcelona
|
15/06
|
Grande Prêmio do Canadá
|
Montreal
|
29/06
|
Grande Prêmio da França
|
Magny-Cours
|
13/07
|
Grande Prêmio da Inglaterra
|
Silverstone
|
27/07
|
Grande Prêmio da Alemanha
|
Hockeinhein
|
10/08
|
Grande Prêmio da Hungria
|
Budapeste
|
24/08
|
Grande Prêmio da Bélgica
|
Spa-Francorchamps
|
07/09
|
Grande Prêmio da Itália
|
Monza
|
21/09
|
Grande Prêmio da Áustria
|
Zeltweg
|
28/09
|
Grande Prêmio da Europa
|
Nurburgring
|
12/10
|
Grande Prêmio do Japão
|
Suzuka
|
26/10
|
Grande Prêmio de Portugal
|
Estoril
|
Neste fim de semana, no Autódromo Internacional de Curitiba, será
disputada a primeira etapa da categoria Gran Turismo no Brasil. Na pista, 6
pilotos brasileiros concorrendo: Nélson Piquet, em dupla com o venezuelano
Johnny Ceccoto, pilotará um McLaren/BMW da equipe Bigazzi; Maurizio Sala, em
dupla com o francês Fabien Giroix, também guiará um McLaren/BMW, da equipe
Frank Müller; Luiz Garcia Jr. fará parceria com o italiano Luciano Della Noce, em uma Ferrari F40
da equipe Euroteam; Antonio Hermann, junto com o italiano Massimo Angelelli,
irá pilotar a outra Ferrari F40 da Euroteam; André Lara Resende guiará um
Porshe 911 da escuderia Konrad; e Carlos Alves também usará um Porshe. A prova
é organizada pelo tricampeão de F-1 Nélson Piquet.
Publicada na mais conceituada revista de economia e negócios dos
Estados Unidos, a Forbes, a relação anual dos esportistas mais bem pagos do
mundo em 1996. Michael Schumacher, bicampeão mundial de F-1, ficou na 3ª
posição, com US$ 33 milhões de ganho. Perdeu apenas para Mike Tyson (que
faturou cerca de US$ 75 milhões) e Michael Jordan (que embolsou cerca de US$
52,6 milhões)...
Nigel Mansell deverá testar o carro da Jordan como requisito para sua
provável contratação para piloto do time em 97. O teste, sem data definida,
deve ocorrer semana que vem, e servirá de parâmetro para ver se o campeão
mundial de 92 ainda tem condições de guiar como antes...
André Ribeiro e Raul Boesel também já receberam seus novos carros para
a temporada 97 da F-Indy, o novo chassi Lola T9700. Os primeiros testes de
checagem foram feitos esta semana no circuito de Firebird, no Arizona, sem a
presença da imprensa, mas tanto André quanto Raul ficaram muito entusiasmados
com a performance do novo carro. Um detalhe é que o novo chassi Lola inova na
aerodinâmica, introduzindo na F-Indy o bico elevado, que já é usado na F-1
desde 1990.
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