quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

ARQUIVO PISTA & BOX - DEZEMBRO DE 1996 - 06.12.1996



            Voltando com mais um antigo texto na seção Arquivo, esta coluna foi lançada em 06 de dezembro de 1996. O foco eram as novidades em relação ao campeonato de 1997 na Fórmula 1, que já delineavam um campeonato mais interessante do que o de 1996. De quebra, o calendário da categoria para 1997, além de notas rápidas sobre alguns acontecimentos no mundo da velocidade. Uma boa leitura a todos, e em breve, tem mais textos antigos por aqui...


RUMO AO MUNDIAL DE 97

            A Fórmula 1 já dá passos definitivos em direção ao mundial de 1997, que terá início no dia 9 de março do ano que vem em Melbourne, na Austrália (conforme calendário abaixo). Boatos se confirmam, outros são desfeitos; o panorama técnico das escuderias começa a ficar mais nítido, assim como a relação de pilotos que disputará o próximo campeonato.
            Na relação de motores confirmados, temos: Williams/Renault; Ferrari/Ferrari; Benetton/Renault; Tyrrel/Ford; Sauber/Ferrari; Minardi/Hart; Lola/Ford; Stewart/Ford; Jordan/Peugeot; TRW-Arrows/Yamaha; Ligier/Mugen-Honda; e McLaren/Mercedes. Novamente, o Ford será o motor mais utilizado pelas equipes, em duas versões diferentes: o novíssimo V-10 de segunda geração, Zetec-S, será exclusivo da nova equipe de Jackie Stewart, que será o time oficial da fábrica. As demais equipes Ford são apenas clientes, e correrão com o também novo Ford V-8 EC, uma evolução do modelo ED utilizado neste ano. A Sauber conseguiu reatar sua negociação com a Ferrari, por intermédio de Bernie Ecclestone, e terá os mesmos motores V-10 da escuderia de Maranello, mas terá o trabalho de desenvolvê-los por si própria, enquanto a Ferrari desenvovlerá seu motor unicamente para si. Williams e Benetton utilizarão o novo RS9 do V-10 da Renault. Peugeot, Mercedes, Yamaha e Hart também terão novas versões de seus propulsores para 1997.
            No quesito pilotos, ainda há vagas a serem preenchidas, apesar da relação dos pilotos confirmados  ainda poder ser modificada até a estréia do mundial 97. No momento, estão acertados: Williams (com Heinz-Harald Frentzen e Jacques Villeneuve), Benetton (Jean Alesi e Gerhard Berger), Tyrrel (Mika Salo e Jos Verstappen); McLaren (Mika Hakkinem e David Couthard), Stewart (Rubens Barrichello e Jan Magnussen), Ferrari (Michael Schumacher e Eddie Irvinne), Jordan (Ralf Schumacher), TWR-Arrows (Damon Hill e Pedro Paulo Diniz), Ligier (Olivier Panis e Shinji Nakano), Minardi (Giancarlo Fisichella), e Sauber (Johnny Herbert e Nicola Larini). Apenas a Lola, que tem confirmada sua estréia em 97, ainda não definiu nenhum de seus pilotos. Três candidatos disputam as vagas, entre eles o brasileiro Ricardo Rosset. Os outros dois são Vincenzo Sospiri e Norberto Fontana. Tarso Marques assinou contrato com a Minardi, mas a permanência de Fisichella na equipe deixa dúvidas se o brasileiro correrá mesmo pela escuderia italiana em 97.
            A Sauber teve sua vaga de segundo piloto preenchida por Nicola Larini, condição exigida pela Ferrari para ceder seus motores. Larini é piloto de testes da escuderia italiana. A Petronas, principal patrocinadora da Sauber, já se comprometeu a investir cerca de US$ 20 milhões em 97 no desenvolvimento próprio do motor, que ficará a cargo de Osamu Goto, ex-projetista da Honda e da Ferrari no campo de motores. Com isso, Jos Verstappen, que também disputava um lugar na escuderia suíça, assinou com a Tyurrel, deixando sem opções o brasileiro Ricardo Rosset, que agora deve fechar com a Lola, por ter experiência de 1 ano na F-1, como deseja a escuderia estreante, ao contrário dos demais pretendentes à vaga.
            A lista de inscritos da FIA confirma 24 carros para disputarem o próximo mundial. A Forti Corse não deverá mesmo retornar, e a propalada estréia da Honda como equipe própria parece que ficará somente para 1998.
            Outro ponto interessante é a volta da guerra dos pneus na categoria. Desde o abandono da Pirelli, ao fim de 1991, os F-1 correm apenas com pneus Goodyear. A partir de 97, dividirão terreno com os Bridgestone/Firestone, que irão abastecer as escuderias Stewart, TWR-Arrows, Minardi, Tyrrel, Lola e Ligier. Na F-Indy, a concorrência provocada pelos pneus japoneses causou um tremendo furor na competição, desbancando os Goodyear com certa facilidade este ano.
            E a marcha da F-1 segue em frente. Depois de testarem no Estoril semana passada, os carros voltam à pista na próxima semana, em Barcelona, para mais uma sessão de testes coletivos. É esperar e aguardar mais novidades...


Definido o Calendário oficial da Fórmula 1 do próximo ano. Tal como a F-Indy, a F-1 também terá 17 etapas, assim distribuídas:

DATA
ETAPA
CIRCUITO
09/03
Grande Prêmio da Austrália
Melbourne
30/03
Grande Prêmio do Brasil
Interlagos
13/04
Grande Prêmio da Argentina
Buenos Aires
27/04
Grande Prêmio de San Marino
Ímola
11/05
Grande Prêmio de Mônaco
Monte Carlo
25/05
Grande Prêmio da Espanha
Barcelona
15/06
Grande Prêmio do Canadá
Montreal
29/06
Grande Prêmio da França
Magny-Cours
13/07
Grande Prêmio da Inglaterra
Silverstone
27/07
Grande Prêmio da Alemanha
Hockeinhein
10/08
Grande Prêmio da Hungria
Budapeste
24/08
Grande Prêmio da Bélgica
Spa-Francorchamps
07/09
Grande Prêmio da Itália
Monza
21/09
Grande Prêmio da Áustria
Zeltweg
28/09
Grande Prêmio da Europa
Nurburgring
12/10
Grande Prêmio do Japão
Suzuka
26/10
Grande Prêmio de Portugal
Estoril


Neste fim de semana, no Autódromo Internacional de Curitiba, será disputada a primeira etapa da categoria Gran Turismo no Brasil. Na pista, 6 pilotos brasileiros concorrendo: Nélson Piquet, em dupla com o venezuelano Johnny Ceccoto, pilotará um McLaren/BMW da equipe Bigazzi; Maurizio Sala, em dupla com o francês Fabien Giroix, também guiará um McLaren/BMW, da equipe Frank Müller; Luiz Garcia Jr. fará parceria com o italiano Luciano Della Noce, em uma Ferrari F40 da equipe Euroteam; Antonio Hermann, junto com o italiano Massimo Angelelli, irá pilotar a outra Ferrari F40 da Euroteam; André Lara Resende guiará um Porshe 911 da escuderia Konrad; e Carlos Alves também usará um Porshe. A prova é organizada pelo tricampeão de F-1 Nélson Piquet.


Publicada na mais conceituada revista de economia e negócios dos Estados Unidos, a Forbes, a relação anual dos esportistas mais bem pagos do mundo em 1996. Michael Schumacher, bicampeão mundial de F-1, ficou na 3ª posição, com US$ 33 milhões de ganho. Perdeu apenas para Mike Tyson (que faturou cerca de US$ 75 milhões) e Michael Jordan (que embolsou cerca de US$ 52,6 milhões)...


Nigel Mansell deverá testar o carro da Jordan como requisito para sua provável contratação para piloto do time em 97. O teste, sem data definida, deve ocorrer semana que vem, e servirá de parâmetro para ver se o campeão mundial de 92 ainda tem condições de guiar como antes...


André Ribeiro e Raul Boesel também já receberam seus novos carros para a temporada 97 da F-Indy, o novo chassi Lola T9700. Os primeiros testes de checagem foram feitos esta semana no circuito de Firebird, no Arizona, sem a presença da imprensa, mas tanto André quanto Raul ficaram muito entusiasmados com a performance do novo carro. Um detalhe é que o novo chassi Lola inova na aerodinâmica, introduzindo na F-Indy o bico elevado, que já é usado na F-1 desde 1990.
 


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