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Tentativa de ultrapassagem malsucedida de Lando Norris no GP do Canadá poderia ter tirado os dois carros da equipe da corrida. Primeiro incidente entre os dois no ano, ou algo excepcional? |
A McLaren, em que pese ter tido sua corrida mais “complicada” no ano até aqui domingo passado, no Canadá, ainda é a força a ser batida na temporada, mas a situação vivenciada na pista, em especial em relação a Lando Norris, precisa ser verificada com cuidado, para ver se não pode se transformar em um problema maior que exija cuidados mais firmes, e por que não, o uso das famigeradas “ordens de equipe”.
Lando Norris, em disputa direta com Oscar Piastri pela 4ª posição, errou quando tentou superar o colega a três voltas do fim da prova, e atingiu o muro, quando desviou demais para a esquerda. Isso arruinou uma recuperação que, até ali, vinha sendo bem satisfatória para quem largou anormalmente ruim para o carro de que dispõe, e pior: o toque no pneu traseiro do carro de Piastri poderia ter acabado com a corrida do australiano ali também, o que seria um resultado desastroso para o time de Woking, mesmo com o domínio do time na temporada de 2025. Piastri teve um pneu furado, e o safey car foi crucial para ele ir ao box, trocar os compostos, e voltar em sua posição original, minimizando eventuais prejuízos.
Mas o problema é Lando Norris, que até aqui, vem cometendo muitos erros na competição, e o do Canadá foi o mais recente, mas também o mais contundente, por ter envolvido Oscar Piastri numa confusão que poderia ter tirado ambos os carros da prova, uma situação que todo mundo já esperava ver acontecer em algum momento, a dúvida seria quando, e de que modo ocorreria. A dupla da McLaren é talentosa, jovem, e está em busca de afirmação na F-1. Tendo enfim um carro vencedor, e que pode fazê-los campeão, tanto Piastri quanto Norris sabem que pode ser a chance de suas vidas, até porque, com o novo regulamento técnico vindo em 2026, ninguém sabe ainda como ficará a relação de forças no campeonato do ano que vem, e a McLaren, portanto, pode ser que não seja a mesma potência que está sendo este ano, então, a oportunidade é essa, e não pode mesmo ser desperdiçada.
Afirmar que o time laranja esteve fora da briga pela vitória em Montreal é um pouco exagerado, dado a pequena vantagem que separou os primeiros colocados. Piastri não conseguiu superar Andrea Kimi Antonelli para roubar-lhe o lugar no pódio, e quem sabe, até ameaçar Max Verstappen em segundo lugar, e quem sabe, George Russell na briga pela vitória. Mas Norris, nitidamente mais rápido, pagou pela péssima posição de largada, mais um erro do piloto, que precisou fazer uma prova de recuperação em uma pista onde, apesar das zonas de DRS e da longa reta no trecho final, mesmo assim algumas ultrapassagens foram bem complicadas. Não fosse o erro do inglês, talvez ele tivesse entrado na briga pelo pódio, e quem sabe, até pela vitória, se tivesse largado mais à frente. Mas sua manobra equivocada colocou tudo a perder, e quase complicou Piastri junto. Pode até ter sido um momento incomum, em uma corrida onde a McLaren não exerceu a supremacia das demais provas, mas não se pode ignorar o prejuízo potencial que tal ato poderia ter custado ao time, mesmo que ele esteja com uma vantagem imensa, especialmente no que tange ao campeonato de construtores, e uma dianteira bem satisfatória no campeonato de pilotos, com a liderança de Piastri, e Norris sustentando a vice-liderança, até com alguma folga. Só que momentos como esse podem dar uma chance de ouro aos rivais, e o precedente pode ser perigoso.
Isso porque ninguém pode minimizar a ameaça de Max Verstappen, que é o 3º colocado na competição, e que sempre anda no limite, e aproveitando cada brecha disponível, às vezes, indo até além do razoável, e pode ser potencialmente perigoso quando se aproveita destes momentos de fraqueza dos rivais. A conversa de que o carro da Red Bull não é competitivo não convence ninguém, uma vez que o holandês já venceu duas corridas no ano, e portanto, é uma ameaça que precisa ser considerada. Erros do tetracampeão, como na Espanha, onde ele perdeu a cabeça e jogou o carro em George Russell, sendo penalizado por isso, e vendo um 5º lugar virar 10º, não são tão costumeiros quando podem parecer, e mesmo estando em desvantagem na pontuação, é preciso ficar de olhos abertos.
Norris assumiu o erro, e teve prejuízo total com o abandono, ficando sem pontuar, enquanto Oscar Piastri foi o 4º colocado e abriu vantagem na classificação.
Lando Norris não querer virar segundo
piloto na McLaren é compreensível. O inglês foi superado por Carlos Sainz no
time de Woking, mas naquele momento ele era novato na competição, algo
perfeitamente compreensível, sem mencionar que a McLaren, em reestruturação,
ainda não tinha recuperado a excelência de time vencedor que já ostentou no
passado com muita naturalidade. Quando Daniel Ricciardo surpreendentemente não
se adaptou ao carro do time de Woking, Norris assumiu a primazia da equipe, que
vendo o australiano não conseguindo desencantar na escuderia, não perdeu tempo
em capitalizar a contratação de Oscar Piastri, um talento potencial que estava
insatisfeito na Alpine, e procurava alternativas para se tornar titular. A
troca de australianos deu resultado, e Piastri se mostrou muito mais efetivo do
que Ricciardo inicialmente, mas mesmo assim, ainda atrás de Lando, algo natural
naquele ano de estréia.
Mas claro que não demorou para Piastri começar a botar as manguinhas de fora, e começar a mostrar que, se Norris não deslanchasse, ele iria fazê-lo. Se é verdade que no ano passado Oscar demorou mais a reagir na competição, em especial após a McLaren assumir a primazia de ter o melhor carro do grid, enquanto Norris se postou como maior rival potencial de Max Verstappen na luta pelo título (que no final, nunca chegou a ser posto em risco real de Max perder a briga), desta vez, em 2025, ambos começavam como os grandes favoritos, diante a superioridade técnica dos carros papaias.
Pode se entender a situação: Nem Norris ou Piastri querem virar “segundões” na F-1, e não estão errados em ter este tipo de pensamento. O que não podem é se estranharem na pista, e prejudicarem a si próprios e ao time. Só que, perder em um campeonato também não significa ficar estigmatizado como “segundão” na escuderia, como muitos podem pensar. Estamos falando da McLaren, um dos times mais liberais em relação a este tipo de comportamento, que sempre deu liberdade a seus pilotos de duelarem abertamente na pista. Alain Prost X Niki Lauda, Ayrton Senna X Alain Prost, Lewis Hamilton X Fernando Alonso, todos eles estiveram de um lado e do outro em determinados momentos, perdendo duelos, mas também vencendo. Oscar Piastri ganhar a temporada deste ano será, de fato, um grande mérito para o australiano, o que não significa que Norris virará um escudeiro de luxo do companheiro de equipe em 2026, e condenado a este papel. Dependerá apenas dele inverter esse panorama.
E não é preciso esperar o próximo ano. Ainda temos mais de meia temporada pela frente, e se a McLaren continuar na dianteira, cabe unicamente a Norris aproveitar melhor o equipamento que tem nas mãos, e reverter sua desvantagem na pontuação e na classificação do campeonato. O problema é que, até aqui, a dupla da McLaren está num duelo de quem erra menos, e neste parâmetro, é Lando Norris quem precisa tomar cuidado. Piastri também já cometeu seus erros, e o mais pronunciado foi justamente na Austrália, no início da temporada, quando rodou no piso molhado, saindo da pista, e por pouco não abandonando a corrida ali, voltando à prova e ainda marcando ponto. Norris também errou, mas deu mais sorte, e venceu a corrida, suportando a pressão de Max Verstappen, que sabe como ninguém aproveitar situações de piso traiçoeiro, visto o que ele mostrou aqui em Interlagos ano passado, humilhando a concorrência.
Só que, dali em diante, foi Lando Norris quem andou cometendo mais erros, enquanto Oscar Piastri se aprumou, e mesmo ainda errando aqui e ali, foi à luta para recuperar o tempo perdido, saindo-se muito bem na imensa maioria das vezes, fazendo o melhor uso da performance superior do modelo MLC39 da McLaren. Norris, por outro lado, além de errar mais maior frequência, não tem conseguido recuperar-se com a mesma desenvoltura, e portanto, tem ficado um pouco aquém do que poderia render. O inglês só quebrou essa escrita em Mônaco, onde fez uso da pole-position conquistada de forma magistral, mas também das particularidades da pista monegasca, extremamente difícil para ultrapassagens, o que facilitou seu trabalho, é verdade, mas sem deixar de reconhecer que ali ele não errou durante a corrida, algo que é potencialmente letal em Monte Carlo, diante dos guard-rails próximos, e da pista estreita.
A dupla da McLaren vem dominando a temporada 2025, com Oscar Piastri liderando o campeonato. Canadá foi o primeiro percalço do time de Woking no ano.
Ms, em Barcelona, novamente foi
Piastri a aproveitar todas as oportunidades, com Norris novamente tendo alguns
problemas com seus erros, especialmente nos momentos cruciais da classificação,
o que o obrigou a ter de batalhar mais do que o colega de time para fazer a
óbvia dobradinha do time inglês. E agora, em Montreal, vimos o primeiro atrito
de fato entre ambos. E poderia ter sido mais danoso do que o que vimos. Norris
admitir rapidamente o erro, o que aconteceu de fato, já ajuda a encerrar o
assunto, e partamos para a próxima etapa, que será semana que vem, em Zeltweg,
na Áustria, terra da Red Bull, onde a ordem é conquistar a vitória, e de
preferência, com dobradinha, para não deixar Verstappen começar a ter “idéias”
no campeonato.
É preciso ressaltar que o clima interno na McLaren é de tranquilidade. Não há uma rixa entre Norris e Piastri, e ambos não se veem como “inimigos” na pista, o que ajuda a manter a harmonia dentro da escuderia, o que é importante. O incidente de Montreal foi tratado como um erro de cálculo por parte de Lando, e como mencionei que ele próprio admitiu que fez besteira, encerrando a discussão, e claro, deixando a turma que adora inflamar as discussões desapontada. Mas a questão que fica é: e se isso se repetir? E, potencialmente, começar a afetar o favoritismo da dupla na competição, permitindo que Verstappen se aproveite, e lance seu bote? É crucial que tanto Piastri quanto Norris caiam na real, quanto às suas possibilidades na briga pelo título: enquanto ambos se respeitarem na pista, e fizerem um trabalho competente, certamente a direção da McLaren os deixará duelarem à vontade, deixando a disputa correr solta, em um grande exemplo de esportividade para a imagem da F-1, contrastando abertamente com a imagem da Red Bull, onde só Verstappen consegue brilhar, não apenas por seu talento, mas também pelo modo como construíram seu carro, enquanto no time de Woking a sua dupla brilha na integralidade, sem desfalques técnicos.
George Russell: pole e vitória em Montreal, na luta para reabilitar a Mercedes na competição da temporada 2025.
Mas, se a situação mostrar a necessidade
de alguma intervenção, Zak Brown e Andrea Stella provavelmente precisarão agir,
e nesta situação, alguém irá ficar muito contrariado, mesmo que não demonstre,
o que pode exigir pulso firme da escuderia para colocar ordem na casa, antes
que a situação fique fora de controle, a ponto de entregar o campeonato de
pilotos por rixas internas mal resolvidas. Já vimos isso em vários momentos na
história da F-1. Depois de mais de uma década e meia, a McLaren está de volta
ao seu posto de grande protagonista da competição, resultado de um trabalho que
levou tempo, exigindo uma nova administração, e uma completa reestruturação
técnica para tirar a escuderia de uma rota de potencial decadência que seria
similar ao processo que já levou outras grandes escuderias da categoria ao
ocaso, e até à extinção.
Eles estão com a faca e o queijo na mão para voltarem a ser campeões completos na F-1, e o momento pede um rumo forte e coeso, se necessário, para manter a posição da escuderia no rumo do triunfo. Ordens de equipe são a última coisa de que a F-1 precisa agora, se quiser ver um título conquistado com toda a justiça e esportividade que a categoria anda tanto precisando apresentar ao público. Que Oscar Piastri e Lando Norris possam nos apresentar esta disputa no seu mais alto nível possível. Claro que poderá haver alguns atritos e percalços, afinal, o automobilismo sempre foi e continua sendo um esporte de riscos, e é inevitável assistirmos a alguns problemas durante o desenrolar da disputa. O que a McLaren precisa tomar cuidado é para que a situação não fuja ao controle do que ela pode evitar, se agir com a cabeça.
Será que ela vai conseguir? Quem torce por um campeonato potencialmente mais disputado quer mais é que a situação pegue fogo, e fuja completamente ao controle, para dar chance de Max Verstappen lutar de fato. E você? O que você quer que aconteça de fato?
A “punição” aplicada pela FIA a Norris por ter “causado” a colisão com Piastri foi mais uma destas idiotices que só faz o que resta da credibilidade da entidade despencar ainda mais no ridículo. Foi um incidente de corrida, e nada mais, não foi algo premeditado com intuito de tirar o colega da prova, e ainda assim, a entidade ainda solta esta palhaçada, completamente inútil, já que Lando já tinha tido sua pior punição, ficar fora da corrida, e perder a ótima posição em que terminaria a corrida. Os 5s de punição não alteraram em nada sua situação, só revelando mesmo como a FIA parece não ter coisa melhor para fazer além de se embananar sozinha. E o pior de tudo é que não foi o único caso da corrida a ter contribuído para o descrédito ainda maior da entidade perante o público e a própria F-1.
A Indycar chega ao seu melhor circuito misto da temporada, em Elkhart Lake, o circuito mais longo da competição, chamado de muitos de a “Spa-Francorchamps” dos Estados Unidos, com um belo traçado e visual. A corrida terá largada a partir das 14:30 Hrs., pelo horário de Brasília, neste domingo, com transmissão ao vivo pela TV Cultura, pela ESPN4, e pelo sistema de streaming Disney+.
A Formula-E disputa neste final de semana a etapa de Jakarta, na Indonésia. O traçado da pista é de 2,37 Km de extensão, com 18 curvas. A prova terá transmissão ao vivo pelo Bandsports e pelo canal do You Tube do site Grande Prêmio, a partir das 05:00 Hrs. Da manhã deste sábado.
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