quarta-feira, 18 de junho de 2025

HAVOC SERIES - A TEMPORADA DE 1987 – PARTE IV

Pilotando a um ritmo infernal, Nigel Mansell fez uma tática arriscada no GP da Inglaterra para vencer, e ficar sem gasolina logo depois de cruzar a linha de chegada.

            E aqui estamos nós para a quarta parte desta série de vídeos trazendo as corridas completas da temporada de 1987. O campeonato chegava a Silverstone, na Inglaterra, que passaria, a partir daquele ano, a ser o palco definitivo do GP inglês, uma vez que Brands Hatch ficou defasado em termos de segurança, e perdeu seu status como circuito para um GP de F-1. Não há muito o que dizer a respeito desta corrida, que viu o maior duelo da temporada entre a dupla de pilotos da Williams, que simplesmente massacrou a concorrência neste circuito de alta velocidade. O time inglês monopolizou a primeira fila, com Piquet a marcar a pole position, com Mansell na 2ª posição. Ayrton Senna, com a Lotus, largava logo atrás, em 3º, com Alain Prost, da McLaren, em 4º. No arranque da largada, Prost aproveitou-se de uma rusga entre Piquet e Mansell para assumir a liderança logo na curva Copse, mas Piquet foi ao ataque logo a seguir, na Maggots, recuperando a liderança. Mansell também não tardou a deixar Prost para trás, e iniciar uma perseguição a Piquet, com ambos distanciando-se cada vez mais na liderança.

            Ayrton Senna e Alain Prost duelaram pela 3ª posição, com o francês ganhando a parada, e forçando o brasileiro da Lotus a se contentar com a 4ª posição. O forte ritmo da corrida foi fazendo vários pilotos quebrarem, entre eles as duplas da Ferrari, Arrows e Brabham, entre outros. A meio da corrida, apesar do ritmo intenso, Mansell não conseguiu desalojar Piquet da liderança, e arriscou ir aos boxes para trocar pneus, sendo que o plano era que os dois pilotos fizessem a corrida sem trocas. Nigel voltou a um ritmo completamente alucinado na pista, tirando tudo por tudo de seus pneus mais novos. Conseguiria alcançar Piquet a tempo? Bem, ele conseguiu. Tirando tudo e mais um pouco (segundo dizem, tendo desligado o limitador do motor, o que poderia fazer sofrer uma quebra ou uma pane seca a qualquer momento na parte final da corrida), o inglês alcançou Piquet nas voltas finais. Nélson já tinha que administrar o desgaste dos pneus de seu carro, e Mansell, com melhor borracha, conseguiu superar o brasileiro a três voltas do final da prova. Piquet resistiu, e voltou à carga, mas Mansell fechou todas as tentativas do brasileiro de retomar a posição, quase arriscando-se a bater a permitir que Piquet recuperasse a dianteira. E assim, Mansell recebeu a bandeirada em primeiro, com Piquet terminando em 2º. Senna ficou com o 3º lugar, e Prost abandonou por quebra de motor, terminando mais de 1 volta atrás. E a Lotus ainda veria Satoru Nakajima terminar em 4º lugar, apesar da desvantagem de 2 voltas para o vencedor da corrida. Mansell, aliás, deu muita sorte, porque seu carro parou logo após receber a bandeirada, vítima de pane seca, sendo que nas últimas voltas, seu medidor já era negativo. Ele arriscou, e deu sorte, mas podia ter ficado pelo caminho nas voltas finais. A multidão de torcedores ingleses, claro, foi ao delírio com o triunfo de Mansell, proporcionando uma invasão de pista. Confiram então o vídeo completo do GP da Inglaterra de 1987 postado no You Tube pelo usuário MrViniciusF1 no link abaixo:

 

https://www.youtube.com/watch?v=JhOpWZd6FAs

Na sua primeira vitória na temporada, Nélson Piquet triunfou na Alemanha e deu uma resposta à recuperação de Mansell no campeonato.

 

Depois do duelo titânico da Williams na etapa de Silverstone, a perspectiva era de uma reprise na etapa seguinte, em Hockenhein, na Alemanha, outro circuito de altíssima velocidade, onde a potência dos motores, a exemplo de Silverstone, seria fundamental, até mesmo pelas longas retas na Floresta Negra, palco mais do que favorável para ultrapassagens. E Nigel Mansell, revigorado pelas duas vitórias nas etapas anteriores, estava mais do que decidido a assumir o protagonismo da luta pelo título, e marcou mais uma pole position. Ayrton Senna, com uma volta espetacular nos treinos, garantiu a 2ª posição no grid, com Prost largando em 3º, e Piquet, sentindo a derrota da Inglaterra, sendo apenas o 4º colocado no grid.

            No sinal verde, Senna saiu melhor, e tomou a ponta, com Mansell, Prost e Piquet mantendo posições. Mas não demorou para Senna ser superado pelo inglês da Williams, e logo depois, por Prost. Mas Piquet também deixaria Ayrton para trás, assumindo a 3ª posição, e enquanto isso, Mansell passava a ser acossado pela McLaren de Prost, que estreava um novo motor Porsche nesta prova, e mostrava um desempenho impressionante, permitindo ao bicampeão assumir a dianteira da corrida, com uma ultrapassagem em plena grande reta da floresta. Mas Mansell, forçando o carro, ficou pelo caminho, abrindo passagem para Piquet assumir a vice-liderança. E parecia que assim terminaria a corrida, diante do ritmo fortíssimo de Prost, que comandava a prova como nos bons tempos de supremacia da McLaren alguns anos antes, impondo uma vantagem esmagadora até sobre Piquet. Mas eis que, faltando 5 voltas para o final, a McLaren de Prost fica pelo caminho, vítima de problemas elétricos. Desolado, o francês parava ao lado da pista, vendo um triunfo escapar na reta final da prova. Piquet vencia então a corrida, e Stefan Johansson salvava a honra da McLaren com um belo 2º lugar, enquanto Ayrton Senna fechava o pódio na 3ª posição, ainda que uma volta atrás. Desnecessário dizer que a quebra de Prost, após um desempenho magistral, era praticamente uma pá de cal nas esperanças do francês brigar pelo título, depois de ver o andamento superior dos carros da Williams nas últimas corridas. Se nada de anormal acontecesse, tudo o que ele poderia fazer seria brigar pelo 3º lugar com Ayrton Senna, e nada mais, o que acabou acontecendo, depois de uma corrida onde teve alguns percalços que quase causaram seu abandono. Foi o primeiro triunfo de Piquet na temporada, e com o resultado, o brasileiro assumia a liderança do campeonato, de onde não mais sairia, e a exemplo do ano anterior, a pista alemã marcaria a reação do Nélson no campeonato, retomando as rédeas da competição, como desejava, e impondo-se cada vez mais dentro do time, que ainda jogava tudo em Mansell. Àquela altura, já se especulava que a Honda poderia deixar a Williams, indo para outro time em 1988, caminho que também seria trilhado por Piquet. Os japoneses não gostavam nada da maneira como Mansell tratava seus motores, sendo que para eles, o ritmo alucinado com o qual o inglês vencera em Silverstone também foi às custas de uma brutal exploração do motor que poderia ter jogado tudo a perder nas voltas finais. Para eles, o modo de pilotagem de Nigel expunha o conjunto a quebras frequentes além do desejável, e o abandono na Alemanha, novamente e justamente por quebra de motor, jogava a favor deste raciocínio. Em contrapartida, os nipônicos apreciavam o estilo técnico, centrado, e metódico de Piquet, que sabia ser rápido sem desgastar o equipamento além da conta, além de fornecer excelente feedback a seus engenheiros, que nutriam grande respeito pela capacidade do piloto de entender a mecânica do carro e do motor. Confiram então o vídeo completo do GP da Inglaterra de 1987 postado no You Tube pelo usuário MrViniciusF1 no link abaixo:

 

https://www.youtube.com/watch?v=dFMePofBowo

 

Com o resultado destas duas provas, Nélson Piquet assumia a liderança, com 39 pontos. Ayrton Senna seria o vice-líder, com 35 pontos. Nigel Mansell, com o abandono, manteria os 30 pontos conquistados com o triunfo em Silverstone, mas levava um forte golpe em sua recuperação, onde imaginava pronto para assumir a dianteira do campeonato, e via justamente Piquet, seu rival dentro da Williams, sair com uma vitória dupla na Alemanha, na pista, e na classificação, abrindo 9 pontos para o inglês. Já Prost, com o abandono, caía para a 4ª posição, com 26 pontos, e começava a entregar os pontos em um momento onde a McLaren tentava reagir na competição. Mas estávamos ali apenas fechando a primeira metade da temporada de 1987, e ainda teríamos oito provas pela frente, onde tudo ainda poderia acontecer. E veremos estas provas da segunda metade da temporada muito em breve, em novas postagens de vídeos aqui. Então, até lá, e espero que estejam apreciando o resgate deste material.

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