quarta-feira, 11 de junho de 2025

HAVOC SERIES - A TEMPORADA DE 1987 – PARTE III

Ayrton Senna: segunda vitória no ano, em Detroit, parecia indicar que o brasileiro brigaria firme pelo título, mas a Lotus fraquejou na segunda metade do ano.

            E aqui vamos nós para a terceira parte das postagens de vídeo trazendo toda a temporada de 1987. Após Mônaco, a F-1 fez sua tradicional viagem à América do Norte, algo que era feito no meio do ano, e não no fim, como hoje. A corrida do Canadá, contudo, havia sido cancelada, de modo que naquele ano, os pilotos se deslocaram somente até os Estados Unidos, para a corrida no circuito de rua de Detroit, que era quase tão ruim de ultrapassagens quanto Monte Carlo, mas com zero charme e carisma. Nigel Mansell, mais uma vez, arrancava da pole-position, e mais uma vez, Ayrton Senna estava ao seu lado na primeira fila, comprovando as qualidades da suspensão ativa da Lotus, que ajudava bastante em um circuito ondulado como Detroit. Na largada, o inglês da Williams se mandou, com Senna garantindo posição, e Piquet, que largara em 3º, tendo logo um problema nas primeiras voltas ao ter um pneu furado, precisou ir ao box para uma troca prematura, e despencar para o fim do pelotão, de onde teria de fazer uma bela corrida de recuperação se quisesse ter um bom resultado.

            Mansell segurou a liderança até a troca de pneus, enquanto Ayrton assumia a ponta. Só que o inglês começou a perder rendimento com problemas de ter forçado demais seu carro e outros percalços, ficando de fora da briga pela vitória, e até mesmo pelo pódio, em mais uma corrida onde as coisas deram errado para Nigel. Assim, Senna foi até o fim sem trocar pneus, algo impensável para a F-1 dos dias de hoje, onde o regulamento obriga os pilotos a usarem pelo menos dois tipos de compostos, mas era uma opção para quem não tinha um carro tão rápido tentar dar o bote nos rivais, desde que o bólido pudesse conservar os pneus, e o piloto também soubesse efetuar uma pilotagem que permitisse este tipo de jogada. Piquet, depois de uma recuperação fenomenal em um circuito que não era do seu agrado (e não era também de vários outros pilotos) terminou em 2º lugar, iniciando uma constância de resultados impressionante que iria catapultá-lo para a liderança do campeonato mais à frente. Prost, depois dos problemas nas etapas anteriores, fechou o pódio com um importante 3º lugar. Gerhard Berger fez um bom 4º lugar com a Ferrari, enquanto Nigel Mansell era apenas o 5º colocado. Confiram o GP de Detroit de 1987 completo postado no You Tube pelo usuário MrViniciusF1 no link abaixo:

 

https://www.youtube.com/watch?v=ltdnNQR94Ds

 

A corrida seguinte seria em Paul Ricard, na França, e desde o início, a Williams se colocava mais uma vez como grande favorita para a prova, e em especial, Nigel Mansell. Mas o inglês até então não vinha conseguindo se impor na temporada. O inglês era definitivamente o mais rápido no grid, tanto que, contando com esta prova, Nigel já tinha cinco poles, mas apenas uma vitória, em San Marino, e justamente na única corrida em que não saiu na pole. No grid, Alain Prost dividiu a primeira fila com Mansell, enquanto Ayrton Senna e Nélson Piquet dividiam a segunda fila. No arranque da largada, Piquet já assumiu o 3º lugar, e pouco depois, deixava Prost para trás, assumindo a 2ª posição, enquanto Mansell disparava na frente. Piquet tentava conservar seu carro, enquanto Mansell, fiel a seu estilo “desembestado”, poderia ter problemas com a confiabilidade do carro, como já havia ocorrido em outras provas do ano. Mas desta vez, apesar até do inglês ter tido um percalço, quem deu mais azar foi Piquet, que cometeu alguns erros que o impediram de manter uma pressão mais efetiva sobre o companheiro de equipe, e pela primeira vez no ano, perdeu o duelo para o companheiro de equipe na bandeirada, com Mansell a vencer pela segunda vez no ano, com Nélson conquistando mais um segundo lugar. Alain Prost, mesmo correndo em casa, não foi páreo para o andamento das Williams, e precisou se conformar em fechar o pódio, em 3º. Senna, por sua vez, também ciente de que não tinha carro para batalhar pela vitória, se bastou em terminar a corrida na 4ª posição, tendo terminado a corrida uma volta atrás do vencedor Mansell. De fato, foi a primeira prova do ano onde a Williams mostrou sua grande forma, obtendo sua primeira dobradinha no ano, num resultado onde em nenhum momento foram de fato ameaçados, apesar da pressão de Prost no início da corrida. Confiram então o GP da França de 1987 completo postado no You Tube pelo usuário MrViniciusF1 no link abaixo:

 

https://www.youtube.com/watch?v=8wDrdOB9wvM

 

Com seis corridas no ano, Ayrton Senna mantinha a liderança do campeonato, graças às duas vitórias obtidas em Mônaco e Detroit, com 27 pontos. O 3º lugar de Prost em Paul Ricard mantinha o francês na vice-liderança, com 26 pontos. O triunfo de Mansell na França fazia o inglês voltar à briga pelo título, em 4º lugar, com 21 pontos, enquanto Piquet, com sua regularidade demonstrada deste Monte Carlo, era o 3º colocado, com 24 pontos. O brasileiro, contudo, ainda não havia vencido no ano, e Mansell, a partir da França, viria com tudo para cima, decidido a ser campeão naquele ano. Mas, querer é uma coisa, conseguir é outra, e vamos ver nas próximas postagens como se desenrolaram as corridas restantes do ano, com muita coisa ainda para acontecer na competição. Fiquem atentos nas postagens para conferir aqui as próximas corridas da temporada de 1987. Até breve

Precisando reagir com urgência, Nigel Mansell venceu a corrida em Paul Ricard, mas Nélson Piquet, mais uma vez no pódio, não iria entregar a temporada tão fácil.

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