Voltando com uma postagem de vídeos, a de hoje é especial, referente a um único vídeo, por se tratar de um material bem raro, produzido há mais de 50 anos atrás, cujo título é “O Fabuloso Fittipaldi”, um documentário produzido por Roberto Farias e escrito por ele mesmo juntamente com Héctor Babenco. Trata-se de uma produção realizada em 1973, e exibida nos cinemas brasileiros da época, e também em 1974. Como não poderia deixar de ser, é uma obra que detalha como é Émerson Fittipaldi, nosso primeiro piloto a vencer na Fórmula 1, não apenas corridas, mas também o campeonato mundial, feito obtido pela primeira vez em 1972, com a lendária Lotus negra e dourada.
Trata-se de um material interessante, que começa no meio da família Fittipaldi, mostrando os hábitos de Émerson e seu irmão Wilsinho, e de como começaram a participar de competições, a contragosto do pai, que até tentou fazer com que os filhos enveredassem por outros caminhos na vida, mas não conseguiu demovê-los da idéia de se tornarem pilotos de competição. Filmado também junto às corridas da temporada de 1972 e de 1973, podemos ver vários momentos de como eram as competições da época, com algumas cenas que seriam impensáveis nos dias de hoje. Quanto às corridas da temporada de 1972, o documentário faz um apanhado bem satisfatório, com maior detalhamento no momento dramático vivido não só pelo piloto brasileiro mas também pela equipe Lotus no GP da Itália de 1972, onde Émerson não só venceria a corrida, mas levaria o título também, em um momento de redenção lembrando que o time teve um momento trágico na mesma pista italiana dois anos antes, quando seu principal piloto, Jochen Rindt, morreria após se acidentar com seu carro na entrada da curva Parabólica.
Este momento trágico fez de Émerson o principal piloto do time, e ele se mostrou à altura, quando venceu o GP dos Estados Unidos em Watkins Glen, resultado que deu o título da temporada de 1970 a Rindt, até hoje o único campeão póstumo da história da F-1. Podemos ver também Émerson dando uma volta pela antiga pista de Interlagos, lembrando que em 1972, à época do início dos trabalhos do documentário, o Brasil ainda não fazia parte do calendário da competição. O único ponto negativo da produção foi não colocar legendas nas falas dos pilotos estrangeiros, e demais profissionais do meio, como Colin Chapman, o que prejudica o entendimento para quem não entende inglês, mas está valendo.
Exibido nos cinemas brasileiros em 1974, este documentário ganhou uma boa chance de ser conferido novamente quando foi lançado em VHS no fim dos anos 1980 pela distribuidora Transvídeo, na última aparição pública deste documentário, que felizmente, foi disponibilizado na internet, possibilitando que muitos fãs possam ter acesso a este material sobre o nosso primeiro grande campeão da F-1, lembrando que ele só trata mais dos assuntos de corridas até a temporada de 1973, com maior ênfase na temporada em que Émerson foi campeão, e em momentos mais íntimos do corredor. Abaixo, a ficha técnica deste documentário:
Direção: Roberto Farias
Produção: Roberto Farias e Héctor Babenco
Roteiro: Roberto Farias e Héctor Babenco
Elenco: Emerson Fittipaldi, Wilsinho Fittipaldi Jr., vários outros pilotos da época
Música: Marcos Valle e Paulo Sérgio Valle
Diretor de fotografia: Jorge Bodanzky
Companhias produtoras: Hector Babenco Filmes e Produções Cinematográficas R.F. Farias Ltda
Distribuição: Ipanema Filmes
Lançamento: 1973
Distribuição em vídeo (VHS): Transvídeo
E, claro, para quem quiser assistir, eis o link do documentário no You Tube, postado pelo usuário diegohill0. Aproveitem a oportunidade para assistir a esta raridade em se tratando de documentários a respeito do automobilismo nacional:
https://www.youtube.com/watch?v=xjPLrRQw0CQ
Espero que todos façam bom proveito desta chance, e curtam bastante o material, conhecendo um pouco de como a F-1 era na época.
Nenhum comentário:
Postar um comentário