quarta-feira, 13 de maio de 2015

HAVOC SERIES - CONFUSÕES EM MÔNACO



            No fim de semana passado, a F-E disputou sua etapa no Principado de Mônaco, em um traçado que aproveitou parte do circuito normalmente utilizado pelas outras categorias que lá correm, como a GP2 e a F-1. E Mônaco não seria Mônaco sem alguma confusão na pista, uma vez que o circuito de competição, montado nas ruas monegascas, é bem estreito, e com os guard-rails logo ali do lado, qualquer imprevisto ou erro do piloto costuma ficar caro, quando sempre acabando com a corrida do competidor vítima do impropério ou o causador do mesmo. O Principado já viu diversos acidentes nas décadas de competições automobilísticas realizadas ali, algumas com consequências graves, outras nem tanto. Comum a todos eles mesmo, só o fato de os carros saírem bem estragados da confusão, para desespero das equipes e seus mecânicos, que quase sempre ficam com a tarefa inglória de ter de reconstruir o veículo, isso quando não dá perda total. Vejamos agora algumas das confusões que a pista de Monte Carlo já presenciou...

            Logo de início, vamos para a prova da F-E, disputada sábado passado. A categoria dos carros elétricos sentiu o peso da curva Saint Devote logo na primeira volta, quando vários carros se enroscaram na descida para a rua paralela ao porto, trecho usado exclusivamente para a categoria dos carros elétricos. Vários carros se enroscaram, e o maior azarado, pelo menos em termos de acidente, acabou sendo o brasileiro Bruno Senna, cujo carro quase capotou após tocar no monoposto de Daniel ABT, que roçou o guard-rail e danificou seu carro. Como todos acabam de largar, o engavetamento dos competidores acabou sendo quase inevitável, com vários pilotos tendo suas corridas arruinadas logo ali. Felizmente, como todos estavam em velocidade relativamente baixa, ninguém se feriu. Confiram o vídeo, postado no You Tube pelo usuário Speed - Motors on Fox, junto com um resumo da corrida da F-E no Principado, lembrando que o acidente que envolveu vários carros ocorre logo no início, e com mais de um ângulo para se observar o enrosco de todos os envolvidos:



            No vídeo seguinte, o ano é 1985, e vemos um dos mais pavorosos acidentes que a F-1 já viu no seu GP disputado nas ruas do Principado, envolvendo o italiano Riccardo Patrese, da Alfa Romeo, e o brasileiro Nélson Piquet, da Brabham. O acidente ocorreu na reta dos boxes, na 16ª volta, quando Piquet ia ultrapassar o piloto da Alfa Romeo, que acabou fechando sem querer a Brabham do brasileiro. Patrese bateu forte no guard-rail ainda na reta, enquanto Piquet acertou a proteção de pneus na área de escape da curva Saint Devote em alta velocidade. Felizmente, ambos saíram ilesos dos acidentes, que assustaram mais do que machucaram. O vídeo, infelizmente, não tem som, e foi postado pelo usuário FrankypankyV8 no You Tube:



            Dois anos antes, em 1983, também durante o GP de F-1, ocorreu um acidente parecido com o de Patrese e Piquet. Dessa vez, foi com o suíço Marc Surer, da Arrows, com o inglês Derek Warwick, da Toleman. Na volta 49, na aproximação da freada para a Saint Devote, Warwick acabou tocando na traseira de Surer, e ambos acabaram indo parar nos guard-rails, numa cena menos assustadora do que o do acidente que ocorreria naquele mesmo trecho dois anos depois, mas também tirando ambos da corrida. Pouco depois da batida, curiosamente, é Nélson Piquet quem passa pelo trecho, sem ter idéia de que futuramente ele seria protagonista de um acidente parecido no circuito monegasco. E, felizmente, tanto Surer quanto Warwick saíram ilesos de seus carros. O vídeo foi postado no You Tube pelo usuário Corrado255:



            Em 1991, seria a vez do piloto Alex Caffi, da Arrows, bater forte em Monte Carlo. O italiano bateu forte nos treinos, ao acertar o guard-rail das curvas da piscina, que naquela época não tinham as áreas de escape atuais, e eram bem mais fechadas. Caffi subiu demais na zebra da curva de saída da piscina, e seu carro acabou indo direto para o guard-rail do outro lado da pista. A pancada foi tão forte que seu carro partiu ao meio, como mostram as imagens, com o eixo traseiro indo parar vários metros adiante na pista, enquanto o monocoque ficou firme e salvou Caffi de ferimentos graves, o que não impediu que o italiano ficasse bem abalado com a pancada, sendo atendido pelo Dr. Sid Watkins, que era o médico chefe da FISA na época. O vídeo foi postado pelo usuário /Formula1 no You Tube:



            O último vídeo da postagem, lamento dizer, não teve um final feliz, e traz cenas muito fortes, do acidente do piloto italiano Lorenzo Bandini, da Ferrari, durante o Grande Prêmio de Mônaco de F-1 de 1967. Na 81ª volta (a corrida de Mônaco, então, tinha 100 voltas de percurso) Bandini acertou a proteção da pista logo após a chicane do porto a alta velocidade, e seu carro pegou fogo com o impacto. Não houve o que pudesse ser feito para salvar o piloto, que morreu queimado preso ao carro antes que os bombeiros conseguissem apagar as chamas que envolviam o monoposto. O vídeo foi postado pelo usuário RacingAccidents3 no You Tube, e antes de ser exibido, é mostrado um aviso de que as cenas são fortes e impróprias, portanto, estejam cientes de que não verão algo agradável. É a face perversa do automobilismo, que já ceifou várias vidas ao longo de sua história, em épocas onde a tecnologia de construção dos carros não era tão desenvolvida quanto agora, e os riscos eram imensamente maiores do que os de hoje em dia:



            E assim finalizo mais uma sessão Havoc Series, lembrando sempre que o automobilismo é um esporte de risco, onde os acidentes podem ocorrer sempre, por mais providências que se tomem a respeito. E quando eles acontecem, só podemos torcer para que não ocorra o pior, e que as medidas de segurança implantadas consigam cumprir o papel para o qual foram concebidas...

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