No
fim de semana passado, a F-E disputou sua etapa no Principado de Mônaco, em um
traçado que aproveitou parte do circuito normalmente utilizado pelas outras
categorias que lá correm, como a GP2 e a F-1. E Mônaco não seria Mônaco sem
alguma confusão na pista, uma vez que o circuito de competição, montado nas
ruas monegascas, é bem estreito, e com os guard-rails logo ali do lado,
qualquer imprevisto ou erro do piloto costuma ficar caro, quando sempre
acabando com a corrida do competidor vítima do impropério ou o causador do
mesmo. O Principado já viu diversos acidentes nas décadas de competições
automobilísticas realizadas ali, algumas com consequências graves, outras nem
tanto. Comum a todos eles mesmo, só o fato de os carros saírem bem estragados
da confusão, para desespero das equipes e seus mecânicos, que quase sempre
ficam com a tarefa inglória de ter de reconstruir o veículo, isso quando não dá
perda total. Vejamos agora algumas das confusões que a pista de Monte Carlo já
presenciou...
Logo
de início, vamos para a prova da F-E, disputada sábado passado. A categoria dos
carros elétricos sentiu o peso da curva Saint Devote logo na primeira volta,
quando vários carros se enroscaram na descida para a rua paralela ao porto,
trecho usado exclusivamente para a categoria dos carros elétricos. Vários
carros se enroscaram, e o maior azarado, pelo menos em termos de acidente,
acabou sendo o brasileiro Bruno Senna, cujo carro quase capotou após tocar no
monoposto de Daniel ABT, que roçou o guard-rail e danificou seu carro. Como
todos acabam de largar, o engavetamento dos competidores acabou sendo quase
inevitável, com vários pilotos tendo suas corridas arruinadas logo ali.
Felizmente, como todos estavam em velocidade relativamente baixa, ninguém se
feriu. Confiram o vídeo, postado no You Tube pelo usuário Speed - Motors on Fox,
junto com um resumo da corrida da F-E no Principado, lembrando que o acidente
que envolveu vários carros ocorre logo no início, e com mais de um ângulo para
se observar o enrosco de todos os envolvidos:
No
vídeo seguinte, o ano é 1985, e vemos um dos mais pavorosos acidentes que a F-1
já viu no seu GP disputado nas ruas do Principado, envolvendo o italiano
Riccardo Patrese, da Alfa Romeo, e o brasileiro Nélson Piquet, da Brabham. O
acidente ocorreu na reta dos boxes, na 16ª volta, quando Piquet ia ultrapassar
o piloto da Alfa Romeo, que acabou fechando sem querer a Brabham do brasileiro.
Patrese bateu forte no guard-rail ainda na reta, enquanto Piquet acertou a
proteção de pneus na área de escape da curva Saint Devote em alta velocidade.
Felizmente, ambos saíram ilesos dos acidentes, que assustaram mais do que
machucaram. O vídeo, infelizmente, não tem som, e foi postado pelo usuário FrankypankyV8
no You Tube:
Dois
anos antes, em 1983, também durante o GP de F-1, ocorreu um acidente parecido
com o de Patrese e Piquet. Dessa vez, foi com o suíço Marc Surer, da Arrows,
com o inglês Derek Warwick, da Toleman. Na volta 49, na aproximação da freada
para a Saint Devote, Warwick acabou tocando na traseira de Surer, e ambos
acabaram indo parar nos guard-rails, numa cena menos assustadora do que o do
acidente que ocorreria naquele mesmo trecho dois anos depois, mas também
tirando ambos da corrida. Pouco depois da batida, curiosamente, é Nélson Piquet
quem passa pelo trecho, sem ter idéia de que futuramente ele seria protagonista
de um acidente parecido no circuito monegasco. E, felizmente, tanto Surer
quanto Warwick saíram ilesos de seus carros. O vídeo foi postado no You Tube
pelo usuário Corrado255:
Em
1991, seria a vez do piloto Alex Caffi, da Arrows, bater forte em Monte Carlo.
O italiano bateu forte nos treinos, ao acertar o guard-rail das curvas da
piscina, que naquela época não tinham as áreas de escape atuais, e eram bem
mais fechadas. Caffi subiu demais na zebra da curva de saída da piscina, e seu
carro acabou indo direto para o guard-rail do outro lado da pista. A pancada
foi tão forte que seu carro partiu ao meio, como mostram as imagens, com o eixo
traseiro indo parar vários metros adiante na pista, enquanto o monocoque ficou
firme e salvou Caffi de ferimentos graves, o que não impediu que o italiano
ficasse bem abalado com a pancada, sendo atendido pelo Dr. Sid Watkins, que era
o médico chefe da FISA na época. O vídeo foi postado pelo usuário /Formula1 no
You Tube:
O
último vídeo da postagem, lamento dizer, não teve um final feliz, e traz cenas
muito fortes, do acidente do piloto italiano Lorenzo Bandini, da Ferrari,
durante o Grande Prêmio de Mônaco de F-1 de 1967. Na 81ª volta (a corrida de
Mônaco, então, tinha 100 voltas de percurso) Bandini acertou a proteção da pista
logo após a chicane do porto a alta velocidade, e seu carro pegou fogo com o
impacto. Não houve o que pudesse ser feito para salvar o piloto, que morreu
queimado preso ao carro antes que os bombeiros conseguissem apagar as chamas
que envolviam o monoposto. O vídeo foi postado pelo usuário RacingAccidents3 no
You Tube, e antes de ser exibido, é mostrado um aviso de que as cenas são
fortes e impróprias, portanto, estejam cientes de que não verão algo agradável.
É a face perversa do automobilismo, que já ceifou várias vidas ao longo de sua
história, em épocas onde a tecnologia de construção dos carros não era tão
desenvolvida quanto agora, e os riscos eram imensamente maiores do que os de
hoje em dia:
E
assim finalizo mais uma sessão Havoc Series, lembrando sempre que o automobilismo
é um esporte de risco, onde os acidentes podem ocorrer sempre, por mais
providências que se tomem a respeito. E quando eles acontecem, só podemos
torcer para que não ocorra o pior, e que as medidas de segurança implantadas
consigam cumprir o papel para o qual foram concebidas...
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