quarta-feira, 17 de junho de 2020

ARQUIVO PISTA & BOX – FEVEREIRO DE 1999 – 19.02.1999


            Hoje trago mais uma de minhas antigas colunas, publicada no dia 19 de fevereiro de 1999. O assunto eram os duelos esperados para a temporada da Fórmula 1 naquele ano, em especial a luta McLaren X Ferrari, e Michael Schumacher X Mika Hakkinen. Pode-se dizer que a temporada até que foi agitada, com o time de Woking a não demonstrar o mesmo domínio de 1998, mas o duelo do piloto finlandês com o alemão acabou abreviado pelo acidente de Schumacher em Silverstone, que tirou Michael da briga, obrigando-o a ficar de fora várias corridas. Sem o alemão por perto, a McLaren até relaxou um pouco, e com isso quase perdeu o título para Eddie Irvinne, que surpreendeu, e só não levou o título porque não conseguiu mostrar o que dele se esperava na reta final, mas que por outro lado também foi culpa da Ferrari, que por ter olhos só para Schumacher, demorou a apoiar de fato o irlandês. Outra grande expectativa era a estréia da BAR, que chegava prometendo mundos e fundos, e não entregou nem uma coisa nem outra, sendo uma das decepções do ano, que só não foi maior do que a desilusão com Alessandro Zanardi, bicampeão egresso da F-CART, e ficar sem conseguir pontuar a temporada inteira pela Williams. Curtam o texto, e boa leitura a todos...



OS DUELOS DE 99

            A temporada da Fórmula 1 está chegando, e com ela, aumentam os palpites sobre quem serão os principais protagonistas da luta pelo título deste ano. No fim de semana passado já tivemos pelo menos uma confirmação do que esperar em 99: o duelo Mika Hakkinen X Michael Schumacher irá partir para o segundo round.
            McLaren e Ferrari tiveram um pequeno período de teste conjunto, na pista de Barcelona. Hakkinen foi o mais veloz, mas a Ferrari chegou perto. Michael Schumacher, por sua vez, não cansa de dizer que a Ferrari irá lutar de igual para igual com a McLaren já na primeira corrida, em Melbourne. Blefe ou ameaça real? Só iremos saber mesmo na Austrália. E, no que tange às duas escuderias, só fica uma dúvida: David Coulthard. No ano passado o piloto escocês foi amplamente superado por Mika Hakkinen. E até agora, nos testes pré-temporada, a sina continua igual. Se Coulthard tiver pretensões de disputar o título, é melhor começar a se mexer ou vai acabar ficando novamente na sombra de seu colega de time finlandês. E é bom lembrar que o escocês não quer ser coadjuvante na McLaren mais uma vez. Já na Ferrari, não há nada em dúvida: a equipe é toda voltada para Schumacher, enquanto Eddie Irvinne só poderá almejar algo como uma vitória se o piloto alemão estiver fora da corrida, e ainda por cima se isso for conveniente para os interesses do time e de Schumacher no campeonato. Ao irlandês só resta ficar quieto e buscar consolo no salário de cerca de US$ 5 milhões que recebe para ser segundo piloto de Schumacher no time italiano.
            Se McLaren e Ferrari devem monopolizar as atenções da luta pelo título, logo abaixo destas duas equipes a disputa promete ser interessante. Williams, Benetton, Jordan, Stewart, Sauber e a novata BAR devem lutar por melhores colocações, com destaque para a Williams, seguida de Benetton e a estreante BAR. Sauber e Stewart correm por fora, com o objetivo de conseguir uma temporada melhor do que a de 98, enquanto a Jordan quer que é a nova equipe de ponta da categoria. E a BAR quer mostrar que não é apenas mais uma equipe nova e promissora, mas um grande time. O carro de Jacques Villeneuve e Ricardo Zonta evolui a cada novo teste, e já ganha confiabilidade. Velocidade o bólido já mostrou que tem. Todos os testes prometem mostrar bons duelos caseiros entre os pilotos das equipes. Na Williams, Ralf Schumacher vai ter como colega o italiano Alessandro Zanardi, que chega com o status de bicampeão da F-CART. Ralf é um piloto rápido, mas costuma bater muito. Já Zanardi é puro arrojo e determinação, mas temperado com experiência e maturidade. Na Benetton, o duelo Giancarlo Fisichella X Alexander Wurz terá direito a um segundo round. O piloto italiano ganhou a briga em 98, e fica a dúvida se o austríaco vai conseguir dar o troco este ano. Na Sauber, Pedro Paulo Diniz vai encarar Jean Alesi, que há anos era a mais nova promessa da F-1 e no time suíço voltou a mostrar todo o vigor de sua pilotagem. Rubens Barrichello vai encarar um forte concorrente na própria equipe na figura de Johnny Herbert. Rubinho sempre conseguiu vencer seus companheiros de equipe, e está pronto para superar mais um. Na BAR e na Jordan, os confrontos são mais interessantes: Jacques Villeneuve vai encarar um piloto novato, Ricardo Zonta, mas que já começou a dar uma tremenda canseira no canadense nos testes da pré-temporada, e até andando na frente dele; enquanto isso, na Jordan, Heinz-Harald Frentzen vai poder mostrar enfim se é realmente melhor do que Damon Hill, como acreditava Frank Williams quando contratou o alemão para o lugar do piloto inglês, pois pelo histórico que Frentzen acumulou na Williams nos dois anos que ficou por lá, os resultados foram desanimadores.
            Os demais times, Arrows, Minardi e Prost ainda não mostraram nada interessante no que tange a disputas internas entre seus pilotos. O péssimo ano destes times em 98 só traz certezas na afirmação de que pretendem disputar um ano bem melhor em 99. Mais do que isso, até o momento, não dá para saber ainda, e para dizer a verdade, não dá nem para garantir que conseguirão fazer algo melhor este ano.
            Na próxima semana os times encerrarão seus testes de pré-temporada e embarcarão rumo ao outro lado do mundo. Até lá, as melhores expectativas preenchem os pensamentos de todo mundo. E que venha a bandeira verde!


BAR e Williams fizeram bons testes na pista de Kyalami, na África do Sul, no início desta semana. Aproveitaram o calor da pista africana para testar a fundo seus carros para o campeonato. Pelos resultados, algumas conclusões podem ser apontadas. Para começar, Alessandro Zanardi parece estar reencontrando o ritmo da F-1, ao marcar tempos bem próximos de Ralf Schumacher. Já a BAR, por sua vez, está melhorando no quesito confiabilidade, conseguindo ter feito boas simulações de corrida e de pit stops. Ambos os times prometem muita briga e a expectativa é das melhores. Se puderem se meter no meio do duelo McLaren X Ferrari, melhor ainda...


Todos os times de F-1 já apresentaram seus modelos 99 para o mundial deste ano, com exceção da equipe Arrows. A escuderia promete apresentar seu novo modelo só no início da fase européia da competição, em abril, e até lá, irá correr com o carro de 98 adaptado. O time ainda busca patrocínio para correr a temporada em melhores bases.


A Ferrari entrou numa fria, literalmente, quando a neve cobriu os seus circuitos particulares em Fiorano e Mugello, na Itália. Isso obrigou a escuderia a ir para Barcelona dar seguimento a seus testes. Na pista catalã, pode-se afirmar, pelos resultados obtidos até agora, que a McLaren deve ser mesmo o carro a ser batido novamente, e que a Ferrari, tal qual o ano passado, vai ser uma adversária a ser temida, simplesmente por ter Michael Schumacher ao volante. E os tempos obtidos pelo bicampeão alemão nos testes já dá um indício de que este ano o perigo para a McLaren deve vir ainda mais cedo do que no ano passado...


Marc Gené vai capitanear a escuderia Minardi este ano, trazendo novamente um piloto espanhol à F-1. Marc chegou a impressionar durante alguns dos testes do novo chassi M199 da pequena escuderia italiana, andando bastante forte. A Minardi, que é atualmente a menor equipe da F-1, tem esperanças de voltar a frequentar a zona de pontuação em 99...

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