Hoje trago mais uma de minhas
antigas colunas, publicada no dia 19 de fevereiro de 1999. O assunto eram os
duelos esperados para a temporada da Fórmula 1 naquele ano, em especial a luta
McLaren X Ferrari, e Michael Schumacher X Mika Hakkinen. Pode-se dizer que a
temporada até que foi agitada, com o time de Woking a não demonstrar o mesmo
domínio de 1998, mas o duelo do piloto finlandês com o alemão acabou abreviado
pelo acidente de Schumacher em Silverstone, que tirou Michael da briga,
obrigando-o a ficar de fora várias corridas. Sem o alemão por perto, a McLaren
até relaxou um pouco, e com isso quase perdeu o título para Eddie Irvinne, que
surpreendeu, e só não levou o título porque não conseguiu mostrar o que dele se
esperava na reta final, mas que por outro lado também foi culpa da Ferrari, que
por ter olhos só para Schumacher, demorou a apoiar de fato o irlandês. Outra
grande expectativa era a estréia da BAR, que chegava prometendo mundos e
fundos, e não entregou nem uma coisa nem outra, sendo uma das decepções do ano,
que só não foi maior do que a desilusão com Alessandro Zanardi, bicampeão
egresso da F-CART, e ficar sem conseguir pontuar a temporada inteira pela
Williams. Curtam o texto, e boa leitura a todos...
OS DUELOS DE 99
A
temporada da Fórmula 1 está chegando, e com ela, aumentam os palpites sobre
quem serão os principais protagonistas da luta pelo título deste ano. No fim de
semana passado já tivemos pelo menos uma confirmação do que esperar em 99: o
duelo Mika Hakkinen X Michael Schumacher irá partir para o segundo round.
McLaren
e Ferrari tiveram um pequeno período de teste conjunto, na pista de Barcelona.
Hakkinen foi o mais veloz, mas a Ferrari chegou perto. Michael Schumacher, por
sua vez, não cansa de dizer que a Ferrari irá lutar de igual para igual com a
McLaren já na primeira corrida, em Melbourne. Blefe ou ameaça real? Só iremos saber
mesmo na Austrália. E, no que tange às duas escuderias, só fica uma dúvida:
David Coulthard. No ano passado o piloto escocês foi amplamente superado por
Mika Hakkinen. E até agora, nos testes pré-temporada, a sina continua igual. Se
Coulthard tiver pretensões de disputar o título, é melhor começar a se mexer ou
vai acabar ficando novamente na sombra de seu colega de time finlandês. E é bom
lembrar que o escocês não quer ser coadjuvante na McLaren mais uma vez. Já na
Ferrari, não há nada em dúvida: a equipe é toda voltada para Schumacher,
enquanto Eddie Irvinne só poderá almejar algo como uma vitória se o piloto alemão
estiver fora da corrida, e ainda por cima se isso for conveniente para os
interesses do time e de Schumacher no campeonato. Ao irlandês só resta ficar
quieto e buscar consolo no salário de cerca de US$ 5 milhões que recebe para
ser segundo piloto de Schumacher no time italiano.
Se
McLaren e Ferrari devem monopolizar as atenções da luta pelo título, logo
abaixo destas duas equipes a disputa promete ser interessante. Williams,
Benetton, Jordan, Stewart, Sauber e a novata BAR devem lutar por melhores colocações,
com destaque para a Williams, seguida de Benetton e a estreante BAR. Sauber e
Stewart correm por fora, com o objetivo de conseguir uma temporada melhor do
que a de 98, enquanto a Jordan quer que é a nova equipe de ponta da categoria.
E a BAR quer mostrar que não é apenas mais uma equipe nova e promissora, mas um
grande time. O carro de Jacques Villeneuve e Ricardo Zonta evolui a cada novo
teste, e já ganha confiabilidade. Velocidade o bólido já mostrou que tem. Todos
os testes prometem mostrar bons duelos caseiros entre os pilotos das equipes.
Na Williams, Ralf Schumacher vai ter como colega o italiano Alessandro Zanardi,
que chega com o status de bicampeão da F-CART. Ralf é um piloto rápido, mas
costuma bater muito. Já Zanardi é puro arrojo e determinação, mas temperado com
experiência e maturidade. Na Benetton, o duelo Giancarlo Fisichella X Alexander
Wurz terá direito a um segundo round. O piloto italiano ganhou a briga em 98, e
fica a dúvida se o austríaco vai conseguir dar o troco este ano. Na Sauber,
Pedro Paulo Diniz vai encarar Jean Alesi, que há anos era a mais nova promessa
da F-1 e no time suíço voltou a mostrar todo o vigor de sua pilotagem. Rubens
Barrichello vai encarar um forte concorrente na própria equipe na figura de
Johnny Herbert. Rubinho sempre conseguiu vencer seus companheiros de equipe, e
está pronto para superar mais um. Na BAR e na Jordan, os confrontos são mais
interessantes: Jacques Villeneuve vai encarar um piloto novato, Ricardo Zonta,
mas que já começou a dar uma tremenda canseira no canadense nos testes da
pré-temporada, e até andando na frente dele; enquanto isso, na Jordan,
Heinz-Harald Frentzen vai poder mostrar enfim se é realmente melhor do que
Damon Hill, como acreditava Frank Williams quando contratou o alemão para o
lugar do piloto inglês, pois pelo histórico que Frentzen acumulou na Williams
nos dois anos que ficou por lá, os resultados foram desanimadores.
Os
demais times, Arrows, Minardi e Prost ainda não mostraram nada interessante no
que tange a disputas internas entre seus pilotos. O péssimo ano destes times em
98 só traz certezas na afirmação de que pretendem disputar um ano bem melhor em
99. Mais do que isso, até o momento, não dá para saber ainda, e para dizer a
verdade, não dá nem para garantir que conseguirão fazer algo melhor este ano.
Na
próxima semana os times encerrarão seus testes de pré-temporada e embarcarão
rumo ao outro lado do mundo. Até lá, as melhores expectativas preenchem os
pensamentos de todo mundo. E que venha a bandeira verde!
BAR e Williams fizeram bons testes na pista de Kyalami, na África do
Sul, no início desta semana. Aproveitaram o calor da pista africana para testar
a fundo seus carros para o campeonato. Pelos resultados, algumas conclusões
podem ser apontadas. Para começar, Alessandro Zanardi parece estar
reencontrando o ritmo da F-1, ao marcar tempos bem próximos de Ralf Schumacher.
Já a BAR, por sua vez, está melhorando no quesito confiabilidade, conseguindo
ter feito boas simulações de corrida e de pit stops. Ambos os times prometem
muita briga e a expectativa é das melhores. Se puderem se meter no meio do
duelo McLaren X Ferrari, melhor ainda...
Todos os times de F-1 já apresentaram seus modelos 99 para o mundial
deste ano, com exceção da equipe Arrows. A escuderia promete apresentar seu
novo modelo só no início da fase européia da competição, em abril, e até lá,
irá correr com o carro de 98 adaptado. O time ainda busca patrocínio para
correr a temporada em melhores bases.
A Ferrari entrou numa fria, literalmente, quando a neve cobriu os seus
circuitos particulares em Fiorano e Mugello, na Itália. Isso obrigou a
escuderia a ir para Barcelona dar seguimento a seus testes. Na pista catalã,
pode-se afirmar, pelos resultados obtidos até agora, que a McLaren deve ser
mesmo o carro a ser batido novamente, e que a Ferrari, tal qual o ano passado,
vai ser uma adversária a ser temida, simplesmente por ter Michael Schumacher ao
volante. E os tempos obtidos pelo bicampeão alemão nos testes já dá um indício
de que este ano o perigo para a McLaren deve vir ainda mais cedo do que no ano
passado...
Marc Gené vai capitanear a escuderia Minardi este ano, trazendo
novamente um piloto espanhol à F-1. Marc chegou a impressionar durante alguns
dos testes do novo chassi M199 da pequena escuderia italiana, andando bastante
forte. A Minardi, que é atualmente a menor equipe da F-1, tem esperanças de
voltar a frequentar a zona de pontuação em 99...
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