sexta-feira, 23 de março de 2012

CALVÁRIO BRASILEIRO

            Em meu texto sobre o campeonato da Fórmula 1 deste ano eu afirmava que nossos representantes na categoria este ano estariam na corda bamba, precisando mostrar serviço para garantir sua permanência na categoria máxima do automobilismo em 2013. Confesso que tinha maus presságios sobre o que esperar de nossos pilotos nesta temporada. Infelizmente, a coisa já começou mal logo na primeira corrida. E Felipe Massa virou o alvo favorito da semana, sendo execrado de quase todos os lados. Haja início ruim assim.
            Logo no primeiro treino livre em Melbourne, ver Felipe rodando e atolando o carro na brita já não ficou bem. O brasileiro simplesmente inaugurou as caixas de brita da pista australiana, e num ano em que ele precisa mostrar o que vale, já começou ruim. Na classificação, a rodada de Fernando Alonso no mesmo ponto, colocando fim às expectativas do espanhol de conseguir um bom lugar no grid poderia ter redimido Massa. Infelizmente, Felipe, mesmo tendo suas chances, conseguiu ficar atrás de Alonso no grid, com uma diferença de praticamente 1s para o asturiano. Na corrida, o brasileiro até começou bem, pulando para a 10ª posição, mas ficou nisso. Assim como nas corridas do último ano, Felipe foi ficando para trás, e nem mesmo a tática de 3 paradas surtiu muito efeito. Acabou enroscado com Bruno Senna em disputa pela 13ª colocação, em um incidente que acabou por tirar ambos da corrida com danos aos respectivos carros.
            Foi o que bastou para a edição desta semana da Autosprint, a principal revista de automobilismo italiana, sair detonando o piloto brasileiro, que virou manchete de capa e sendo tachado de “piloto inútil” pela revista, tendo uma matéria especial e até editorial sobre o assunto. E como se trata da passional imprensa italiana, pegaram pesado com Massa. O mesmo valeu para a torcida brasileira, que entupiu as notícias sobre Felipe em fóruns, blogs e sites jornalísticos com uma avalanche de críticas e ofensas. Todos pedindo a cabeça de Massa. Engraçado que, nesta saraivada de críticas, esqueceram até que o carro da Ferrari este ano é um dos piores já produzidos pela escuderia nos últimos anos...
            Eu já havia afirmado mais de uma vez que, quando o carro é ruim, as chances de Massa conseguir boas performances diminuem. Desde sua estréia na F-1, em 2002, na Sauber, Felipe nunca me pareceu o tipo de piloto que consegue suplantar as deficiências do carro. Não que ele não seja capaz de boas corridas com carros pouco competitivos, mas até hoje ele nunca apresentou uma performance capaz de surpreender ao volante de um carro em condições ruins. E infelizmente, o F2012 é o tipo de carro que ao que tudo indica, não vai ajudá-lo a recuperar sua imagem na escuderia e na categoria. A discrepância de performance de Felipe para Alonso motivou até a troca de seu chassi para a corrida de domingo, na Malásia, cujos treinos começaram hoje, na madrugada brasileira. Por mais que seja um voto de confiança do time, também pode ser um tiro pela culatra: se Felipe continuar apresentando o mesmo desempenho visto em Melbourne, com outro chassi, suas desculpas perderão ainda mais credibilidade. No Albert Park, o brasileiro declarou que não conseguia encontrar estabilidade nas reações do monoposto, e que até os pneus, que haviam rendido relativamente bem nos testes da pré-temporada, de um instante para o outro passaram a não durar praticamente nada. Tecnicamente, a diferença de temperatura dos testes de inverno para o forte calor australiano poderia justificar isso, mas Fernando Alonso fez uma grande corrida, terminando em 5° lugar, atrás apenas dos pilotos da McLaren e Red Bull, e sempre andando na zona de pontuação, enquanto Felipe se debatia do pelotão intermediário para trás. E Alonso não teve uma corrida das mais fáceis.
            A situação do time italiano deve continuar complicada neste final de semana: o F2012 tem muito arrasto aerodinâmico, e Sepang tem duas enormes retas onde o carro italiano deve sofrer com esse problema. Se na Austrália nem chegaram ao Q3 na classificação, as perspectivas em Kuala Lumpur não são das melhores. Na pior das hipóteses, McLaren, Red Bull, Mercedes e Lótus estão mais velozes que a Ferrari, e existe a possibilidade até de Force Índia, Williams e Sauber azedarem o panorama italiano. A fritura detonada pela revista italiana parece jogar toda a culpa pela falta de resultado em cima de Felipe, pois quase não há menção sobre as condições de performance deficiente do F2012. E, numa enquete no site da revista, onde eles perguntam quem seria o piloto mais indicado para substituir Felipe, até o fechamento desta coluna, quem ganhava disparado de nomes como Sérgio Perez, Kamui Kobayashi e Jarno Trulli era Rubens Barrichello, com cerca de 35% das intenções de voto. Felizmente, Rubens inicia hoje os treinos da IRL em São Petesburgo, e não está disponível para entrar numa roubada destas; a que teve na época em que dividiu a Ferrari com Michael Schumacher já foi suficiente...
            Felipe ser demitido antes do fim do campeonato é ilusão, e tivemos apenas a primeira corrida, mas que ninguém se engane: se a coisa continuar nessa toada, o brasileiro estará com os dias contados não apenas na Ferrari, mas na própria F-1. Massa tem sua primeira chance de redenção neste final de semana, e ele precisa encarar a pressão extra que estão colocando sobre ele e fazer bem o seu trabalho. Ele pode fazer melhor, e precisa provar agora mais do que nunca. E a paciência da Ferrari tem seus limites...
            Quem também teve uma estréia abaixo do esperado foi Bruno Senna. Em sua primeira corrida pela última equipe defendida pelo seu tio, Bruno tomou 07s de Pastor Maldonado na classificação, e admitiu que foi conservador no treino para o grid. Na corrida, infelizmente, o toque que o fez decolar na largada certamente comprometeu suas chances de um bom desempenho, e ainda o fez perder um tempo extra repondo o bico do carro logo na primeira volta. O enrosco com Felipe Massa, em disputa pelo 13° lugar, foi encarado como um incidente de corrida por ambos, mas visualmente falando, pegou mal para a torcida brasileira, que ali viu seus dois representantes eliminarem-se da prova australiana, e ainda pior, em uma posição intermediária; antes lutassem pelos primeiros lugares... Pior ainda, Maldonado andou a prova inteira na zona de pontuação, e só não fez melhor porque em sua pressão para roubar o 5° lugar de Fernando Alonso, acabou errando o venezuelano, que bateu forte na volta final e jogou para o ar mais pontos do que a Williams conseguiu em toda a última temporada. Se Bruno começa a ganhar a simpatia do time nos boxes e na área técnica, por outro lado a direção da equipe prestou mais atenção na performance de Maldonado, mesmo com sua batida. Bruno também tem que reagir e não permitir que Maldonado ganhe todas as atenções. E olha que o jovem Senna em breve terá de perder um dos treinos livres para dar lugar a Valtteri Bottas, piloto-reserva do time, o que irá lhe roubar tempo precioso de treino com o carro, enquanto Maldonado terá todo o tempo disponível.
            O ano de 2012 vai ser mesmo crítico para os pilotos brasileiros na F-1. O ano mal começou e as coisas já começaram dando errado. Ainda tem muita corrida pela frente, e há todas as chances de se reverter a situação, mas que tanto Massa quanto Bruno fiquem mais ligados do que nunca, pois se há expectativa de melhorar, também existem as chances de tudo piorar ainda mais. Então, é hora de tocar a bola pra frente e tentar reverter o panorama.


Hoje começam os treinos oficiais para a primeira corrida da Indy Racing League 2012, em São Petesburgo, na Flórida. Para quem não agüenta mais as narrações de Luciano do Valle, uma boa notícia: a locução da prova ficará com Téo José, que junto com toda a equipe da Bandeirantes, já está na cidade do Estado da Flórida, onde farão todo o trabalho in-loco, com direito a transmissão da prova ao vivo neste domingo a partir das 13:30 Hrs. Mas não fiquem na expectativa: no ano passado a emissora fez a mesma coisa, para na segunda corrida já relegarem a IRL a segundo plano na transmissão. Esperam os fãs que este ano a coisa seja diferente...

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