Chegamos a dezembro, último mês do ano. E aqui vão alguns toques do que aconteceu no mês passado no mundo do esporte a motor...
Confirmado o primeiro piloto novato da F-1 para 2012: o francês Charles Pic, que este ano disputou o campeonato da GP2, foi anunciado pela equipe Virgin, que no próximo campeonato passará a se chamar Marussia. Pic será o novo companheiro de Timo Glock na escuderia, que em suas 3 temporadas (incluída 2012) já trocou 3 vezes de piloto. O francês assume a vaga que este ano foi de Jerome D’Ambrosio. O belga, por sua vez, tinha garantido lugar que era de Lucas Di Grassi devido ao maior aporte de patrocínio que trazia em relação ao brasileiro. Agora, Charles Pic assume o seu lugar, trazendo também um volume de patrocínio satisfatório. A Virgin conseguiu novamente a proeza de ficar atrás da Hispania na classificação da F-1, mesmo sem marcar pontos, pelos critérios de chegada ao final dos GPs durante a temporada, algo que não é exatamente para se elogiar...
E falando de surpresas, a Hispania anunciou a contratação de Pedro De La Rosa para ser um de seus pilotos em 2012. A nova direção da escuderia, que quer fazer do time uma espécie de escuderia oficial da Espanha na categoria, considera De La Rosa o nome ideal para conduzir o time nas pistas, apostando em sua experiência e conhecimento técnico de quando foi piloto de testes da McLaren. A escuderia também estaria trocando de motores, trocando os Cosworths pelos Renault, mas isso ainda não foi oficializado. A segunda vaga do time está em aberto, e patrocínios fortes serão mais do que necessários para o preenchimento da vaga...
Nélson Piquet deixou o público emocionado em Interlagos durante suas voltas com o Brabham BT49, com o qual conquistou seu primeiro título na F-1, há 30 anos atrás. Mais do que uma homenagem, foi uma verdadeira volta ao passado para o tricampeão, que reencontrou velhos companheiros da equipe Brabham, como Herbie Blash, na época chefe da equipe; Charles Whitting, chefe dos mecânicos, e que hoje integram a direção de corridas e vistoria técnica da FIA nas corridas. Fiel a seu espírito irreverente e franco, Nélson surpreendeu a torcida ao desfilar, na última volta que deu pelo circuito, segurando a bandeira do Vasco, seu time de coração, que disputava o título do campeonato brasileiro com o Corinthians. Horas mais tarde, naquele mesmo dia, um gol no fim do jogo feito pelo time carioca impediu que o time paulista conquistasse o título por antecipação, como muitos esperavam...
Na IRL, a direção da categoria confirmou no fim de novembro a saída de Brian Banhart do cargo de direção de provas do campeonato, depois de todos os rolos envolvidos em punições a pilotos durante os últimos dois anos, com critérios pouco definidos. Banhart, contudo, ainda permanece no corpo dirigente da categoria, onde ficará responsável pelo setor de logística da organização, mas não terá mais relação com as condutas dos pilotos. Desnecessário dizer que os pilotos ficaram mais satisfeitos ao saber que Banhart não vai mais dar palpite nas condutas de pista. Oficialmente, é claro, a direção da IRL nega que as polêmicas decisões do dirigente tenham sido a causa, mas depois do acidente que envolveu meio grid em Las Vegas, a direção da categoria parece ter ficado mais sensível às queixas dos pilotos, e se tocado de que precisava mudar algumas coisas...
Outra mudança no campeonato da Indy Racing League para 2012 é a diminuição do número de corridas do campeonato: até o momento, foram confirmadas apenas 14 corridas, contra as 17 deste ano. As maiores baixas serão dos circuitos ovais, que serão ao todo apenas 3 na temporada: Indianápolis, Iowa, e a volta de Fontana. Las Vegas, Kentyucky e Texas caíram fora, e não se sabe se voltarão a sediar corridas da categoria. E a surpresa é a estréia da China na categoria, com uma corrida marcada para o dia 19 de agosto nas ruas da cidade de Qingdao. Com isso, a categoria terá corridas em 4 países em 2012: Estados Unidos, Canadá, Brasil, e China.
A Lótus, que este ano foi parceira da equipe KV Racing, e ano que vem estreará no fornecimento de motores para a IRL, anunciou em novembro que já tem acordo para fornecer motores para as escuderias Dreyer & Reinbold, HVM, e Herta. Os motores da Lótus serão feitos em uma parceria com John Judd, que já produziu motores turbo para a antiga F-Indy, no fim da década de 1980 e início de 1990. A KV, por sua vez, firmou acordo com a Chevrolet para correr com seus novos motores em 2012.
A Prefeitura de São Paulo anunciou em Interlagos, durante o GP do Brasil, que tem planos de transformar o autódromo em uma “arena multiuso”, um local que não seja apenas utilizado para as corridas, mas que possa ter outras funções a fim de evitar possíveis ociosidades. No mesmo comunicado, foi dito que há planos de se construir uma nova área de paddock junto à reta oposta, com muito mais espaço e estrutura do que a atual usada hoje em dia, a qual continuará sendo utilizada, sendo afirmado que ela não será demolida. Que Interlagos precisa de uma ampla reforma ninguém discute, mas é temerário ver que ninguém toca no assunto de recuperar o traçado original, de quase 8 Km, que poderia servir para a disputa de várias corridas, como as de endurance, ou se criar opções de mais um traçado que pudesse ser utilizado pelas categorias que hoje em dia correm no autódromo paulistano. Em Silverstone, fizeram isso: criaram uma nova área de boxes, paddock e instalações completas, ao mesmo tempo em que preservaram o circuito original e suas variáveis, além de terem criado um novo traçado para a prova de F-1. Mas, na Inglaterra, eles levam as coisas a sério, o que não pode ser dito das autoridades aqui do Brasil...
Felipe Massa completou em Interlagos seu 100° GP como piloto da Ferrari. Terminou em 5° lugar, que foi a melhor posição que o piloto brasileiro conseguiu este ano nas corridas, sendo o primeiro piloto da Ferrari a passar um campeonato sem conseguir um único pódio desde Ivan Capelli, que em 1992 também passou o ano em branco, com um carro pouco competitivo que a escuderia teve naquele ano.
Émerson Fittipaldi e Reginaldo Leme também tiveram seus bons momentos na homenagem dos 30 anos do primeiro título de Nélson Piquet em Interlagos. Assim como aconteceu no ano passado, quando teve a oportunidade de sentar-se no lendário Lótus 72 de Émerson, Reginaldo também pode experimentar o Brabham BT49 de Piquet no hall onde estava exposto o carro no autódromo. Émerson também acompanhou de perto a homenagem a Nélson, lembrando das emoções sentidas em 2010 quando pode voltar a pilotar, por breves momentos, o carro que lhe deu seu primeiro título.
Felipe Nasr ficou em 2° lugar na tradicional corrida de F-3 em Macau. A vitória foi de Daniel Juncadella, da Espanha, correndo pela equipe Prema. Ainda não foi dessa vez que a Carlin encerrou o seu jejum de vitórias no tradicional circuito do sudeste asiático, que não vence desde 2001, quando triunfou pela última vez, com Takuma Sato. Lucas Foresti foi o 7° colocado, e Pietro Fantin, o 11º.
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