quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

ARQUIVO PISTA & BOX – FEVEREIRO DE 1995

            De volta ao meu velho acervo de colunas antigas, trago esta escrita em fevereiro de 1995, com algumas das perspectivas que eram esperadas para o campeonato daquele ano. E vamos ao texto...
 
PERSPECTIVAS PARA 1995

Adriano de Avance Moreno
            A temporada 95 do automobilismo está para começar. A F-Indy dá a largada inicial, no próximo dia 5 de março, e as perspectivas para os pilotos brasileiros são muito animadoras. Émerson Fittipaldi e Raul Boesel vão lutar pelo título, sem nenhuma sombra de dúvida, enquanto os demais brasileiros na categoria tentarão se firmar no cenário. Gil de Ferran, Maurício Gugelmim, André Ribeiro, Marco Greco, e agora também Christian Fittipaldi vão dar trabalho, sem dúvida. A luta por vitórias, entretanto, só se poderá saber na prática depois de começado o campeonato.
            Na Fórmula 1, o trabalho dos testes pré-temporada prossegue, agora em ritmo comparável ao de um Grande Prêmio. O circuito do Estoril esteve muito cheio durante todo o mês de fevereiro, com várias escuderias testando seus novos carros sem descanso. O mau tempo, entretanto, prejudicou boa parte dos dias de testes.
            No âmbito das equipes, muitas novidades rolaram. Os novos carros da Williams e McLaren mostraram várias novidades agradáveis e outras discutíveis. O novo chassi FW17 mostrou rapidez e confiabilidade, enquanto a McLaren enfrentou alguns problemas com o motor Mercedes-Benz. Paralelamente a isso, a Ferrari deu uma surra na Benetton em Paul Ricard, onde até a Tyrrel de Ukyo Katayama (sempre surpreendendo) andou mais rápido que a Benetton de Michael Schumacher.
            A Forti Corse enfrenta vários e pequenos contratempos, algo normal para uma equipe estreante na categoria e que esperam solucionar até a abertura do campeonato, que mais uma vez, se dará em Interlagos. O terremoto no Japão complicou a realização do Grande Prêmio do Pacífico, a Sr disputado no circuito de Ainda, no sul da ilha principal do arquipélago, zona onde os efeitos foram mais sentidos. A se confirmar a realização do GP do Pacífico para outubro, será muito útil às equipes, pois economizarão uma viagem, aproveitando o itinerário que é feito anualmente para a disputa do Grande Prêmio do Japão, que seria feito então algo em torno de duas semanas depois da prova de Ainda. O público japonês iria adorar: duas corridas de F-1 em apenas um mês. Como a venda de ingressos para os GPs do Japão são feitos por sorteio (devido à muita procura, de cerca de 1 milhão de pessoas), quem não conseguir assistir à prova em Ainda terá a chance de tentar a sorte em Suzuka.
            No lado brasileiro, Interlagos deverá estar pronto para o Grande Prêmio do Brasil com cerca de 15 dias de antecedência, o que seria um recorde m relação aos anos anteriores. O circuito também foi recapeado, eliminando boa parte das ondulações do asfalto e melhorando a aderência. O melhor é saber que, em termos de segurança, Interlagos nada fica a dever a nenhum outro circuito do mundo. Apesar de ter perdido o seu principal atrativo, que era o velho circuito de quase 7 Km, Interlagos ainda é um circuito seletivo e que exige perícia dos pilotos e um bom acerto dos carros.
            E, por falar em carros, ninguém mais duvida que o grupo de equipes de ponta da F-1 já tem um novo candidato a participar das disputas das primeiras posições: a Jordan mostrou em todos os testes até agora que parece ter carro para disputar as primeiras colocações. Vitória ainda é cedo para dizer, mas não será de todo impossível. Rubens Barrichello e Eddie Irvinne tem acelerado fundo o novo carro EJ195, equipado com o motor A-10 Peugeot de 10 cilindros, e confirmam que este poderá ser o melhor ano da escuderia na F-1. Todas as demais equipes de ponta, inclusive, já concordam que podem ter de tomar cuidado com os carros de Eddie Jordan nesta temporada.
            Vamos esperar para ver. Nem sempre os resultados da pré-temporada costumam se confirmar no campeonato. Mas será bom se tivermos mais um time lutando pelas vitórias no certame...

Nenhum comentário: