quarta-feira, 8 de fevereiro de 2023

ARQUIVO PISTA & BOX – JANEIRO DE 2000 – 21.01.2000

            Trazendo novamente um de meus antigos textos, esta foi a segunda coluna publicada em 2000, mais precisamente no dia 21 de janeiro daquele ano, e o assunto principal foi um breve balanço dos primeiros testes da pré-temporada da F-1, com as primeiras impressões do que poderíamos esperar. Sim, é verdade: a F-1 já teve pré-temporadas muito mais interessantes antigamente, ao contrário da última década, onde tudo ficou reduzido a poucos dias de testes coletivos, que não são tão empolgantes quanto antigamente, ainda por cima com a regra esdrúxula de só testar com um piloto de cada vez. A única coisa que não mudou é que muitas vezes os resultados da pré-temporada nem sempre se confirmavam, valendo a máxima de que treino é treino, e corrida é corrida. De mais positivo, havia também maior variedade de pistas onde o pessoal treinava naqueles tempos, enquanto atualmente, todo mundo se enfia na pista de Barcelona, e por força do dinheiro, faz o mesmo na pista de Sakhir. Nesse ponto, a Indycar até que inovou esse ano fazendo um treino coletivo em um circuito completamente desconhecido, e que nunca fez parte do calendário da competição.

            De resto, alguns tópicos rápidos de alguns outros acontecimentos do mundo da velocidade, além de uma correção sobre uma informação dada na coluna anterior (publicada aqui no blog no dia 06 de janeiro deste ano) que apontava o piloto Darren Manning na disputa por um lugar na equipe Williams de F-1 para a temporada de 2000, junto com o brasileiro Bruno Junqueira, quando o piloto correto era Jenson Button, que acabou sendo o escolhido pelo time inglês, restando ao brasileiro desistir da categoria máxima do automobilismo, e ir tentar a sorte no automobilismo dos Estados Unidos, migrando para a antiga F-Indy, onde competiu por vários anos. Uma boa leitura a todos e em breve trago novos, ou melhor, velhos textos aqui no blog...

 

PRIMEIRAS IMPRESSÕES DE 2000

             Depois de algumas sessões e testes feitos pelas equipes de F-1, já dá para tirar algumas conclusões a respeito do que esperar da categoria este ano. Entretanto, sempre é bom frisar que estas são apenas as primeiras impressões deixadas por equipes e pilotos, e tudo pode mudar até a abertura do mundial, em março, na Austrália.

             Começando pelo mais óbvio: McLaren e Ferrari devem mesmo continuar sobrando na categoria. Fica a dúvida sobre qual time terá mais força este ano. Na McLaren nada mudou em termos de pilotos, ao contrário da Ferrari, onde se pode concluir pelos testes iniciais tanto de Rubens Barrichello como de Michael Schumacher que o time de Maranello estará mais forte do que nunca este ano. Os tempos alcançados pelo piloto alemão e pelo brasileiro na pista de Barcelona, muito próximos, dão a dica de que Rubinho deve andar quase tão forte quanto Schumacher e isso já deve dar sinais de alerta para a McLaren, onde o desempenho de Coulthard até agora ainda fica devendo ao de Hakkinen.

             Na Williams, as coisas devem ser mais difíceis do que se esperava para essa temporada. Os primeiros testes do novo conjunto com o motor BMW têm-se mostrado desastrosos no campo da fiabilidade. Isso para não falar na bagunça do time, que nem parece mais a equipe vitoriosa da década de 1990. Com a oficialização da demissão de Alessandro Zanardi, o time inglês está fazendo testes com o piloto brasileiro Bruno Junqueira e o inglês Jenson Button para ver quem será o companheiro de Ralf Schumacher no time. A semana foi marcada por problemas e mais problemas na Williams, com os dois pilotos em teste sem condições de demonstrarem realmente sua valia. O motor BMW vai dar mais trabalho do que se imaginava neste seu retorno à F-1, depois de ter sido o primeiro motor turbo campeão da categoria máxima do automobilismo, em 1983, com Nélson Piquet. Nada que seja exatamente muito preocupante, já que a versão turbo do propulsor, utilizada pela Brabham no início dos anos 1980, também teve vários problemas de fiabilidade, até mostrar a sua grande performance, que permitiu ao piloto brasileiro lutar pelo título em 1983. Este ano deve ser encarado como de testes para a nova associação Williams/BMW, com vistas a apresentar resultados somente para 2001.

             Nos outros times, o trabalho continua. A BAR, primeira equipe a concluir o seu modelo 2000, já conseguiu alguma fiabilidade com seu novo carro, mas até agora ele não se mostrou muito veloz. A BAR tem de mostrar serviço, pois é o time oficial da Honda na categoria. Na mesma situação encontram-se a Benetton, que desde que perdeu Michael Schumacher parece não ter se reencontrado nas pistas. A péssima temporada de 1999 provocou a demissão do diretor-técnico e projetista Nick Wirth. Agora sob a batuta de técnicos contratados do extinto projeto da equipe Honda de F-1, a Benetton tenta dar a sua volta por cima. Mas pelo que se viu nos testes até agora, o novo B200 já demonstrou confiabilidade, mas não velocidade.

             Na Jaguar, ex-Stewart, as coisas estão em funcionamento. O novo chassi R01 já está em testes com ambos os pilotos do time. Apesar dos bons resultados, o novo chassi ainda carece de maior desenvolvimento, pois ainda não atingiu os resultados de performance do velho SF-03. Outro dado comparativo é a performance de sua nova dupla de pilotos. O inglês Johnny Herbert vem dando um banho em cima de seu novo companheiro de equipe, o irlandês Eddie Irvinne, vice-campeão de 99. Curiosamente, Herbert vivia levando verdadeiros banhos de Barrichello quando corriam juntos. A se persistir este panorama, a Jaguar terá regredido no quesito piloto em relação a 1999.

             Nos demais times o trabalho de preparação prossegue firme. As escuderias têm o seu cronograma de lançamentos até para o fim do mês, com seus novos modelos 2000. Ferrari e McLaren deverão ser as últimas equipes a apresentarem seus carros de 2000. Alguns times, como a Arrows e a Minardi, entretanto, ainda nem completaram seu staff de pilotos para a temporada. Na Arrows, o japonês Toranosuke Takagi resolveu abandonar a F-1, enquanto na Minardi ainda está indefinida a situação do segundo piloto do time. Isso sem contar que a Minardi deve definir ainda sua situação de motor para este ano. Até o momento, não oficializou o seu pacote técnico para a temporada.

             Como se pode notar, ainda há muita indefinição no ar. Alguns resultados aqui, outros ali, porém nada de muito conclusivo. E assim deverá ser até o início de março, quando a temporada começa oficialmente e chegará a hora de mostrar realmente quais as cartas do jogo que cada um dispõe. O “GP de Inverno”, como são chamados os testes de janeiro e fevereiro, não são realmente muito levados a sério. Se bem que eles podem dar uma boa indicação do que esperar por aí...

 

 

No próximo dia 24 a Williams anuncia oficialmente o seu novo carro FW22 para a temporada, juntamente com o seu principal patrocinador. Fala-se que a Compaq deve ser a nova patrocinadora da Williams para 2000. E o time espera também poder anunciar a sua dupla de pilotos para o mundial, se não surgirem mais problemas...

 

 

A Ferrari já encerrou os testes de seus pilotos com o modelo 99. Agora só voltará às pistas no início de fevereiro, quando fizer a apresentação do novo F1-2000, o que deve ocorrer de 7 a 10 de fevereiro. O time de Maranello já tem boa base de confiabilidade. É hora de buscar mais performance.

 

 

Termina neste domingo a versão 2000 d0 Dakar, o mais famoso rali do mundo. Depois de alguns dias de interrupção, os pilotos voltaram à carga nas areias do deserto do Saara. Tivemos vários acidentados no meio da semana e, como de costume, o rali fez mais vítimas. Felizmente, ninguém morreu, embora alguns competidores tenham se machucado mais seriamente.

 

 

ERRATA: Na coluna da semana passada saiu errado o nome do piloto inglês que disputa com o brasileiro Bruno Junqueira um lugar na Williams para a temporada deste ano. O nome correto é Jenson Button, e não Darren Manning, como acabou citado.

 

 

O locutor Téo José, que fazia a narração das corridas da F-CART nas transmissões da Manchete e TVS/SBT desde 1993, foi contratado pelo novo canal por assinatura Panamerican Sports, que deve cobrir toda a América Latina, com transmissões em espanhol e em português, totalmente dedicado à cobertura dos esportes. Com isso, deveremos ter um novo narrador nas corridas da categoria na TVS/SBT, e isso se eles resolverem transmitir o campeonato deste ano, o que parece cada vez menos provável, depois do desmantelamento promovido por Silvio Santos na divisão de esportes da emissora...

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